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Autor Tópico: Manómetro da Temperatura  (Lida 11603 vezes)

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Offline ffst
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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #25 em: 19 de Julho, 2007, 10:53:23 »
o normal do meu trabalhar e a meio...
 a ventoinha nao me recorda de ela ter disparado.

Offline warriorbeast

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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #26 em: 19 de Julho, 2007, 13:23:31 »
Já tenho o meu desde março de 1998 e nunca me lembro da ventoinha ter disparado, o ponteiro anda sempre no O, R, M.

fiquem bem

Offline rmsaloio

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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #27 em: 19 de Julho, 2007, 13:43:16 »
Já tenho o meu desde março de 1998 e nunca me lembro da ventoinha ter disparado, o ponteiro anda sempre no O, R, M.

fiquem bem

o meu tb anda sempre por ai.. o,r,m.
por exemplo, no fim de semana passado fui ate ao algarve (+/- 300km) sempre no "prego" e nunca saio desses valores.

Offline fiesta_94

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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #28 em: 19 de Julho, 2007, 13:57:16 »
puema tb.. o,r,m... na autoestrada c o aumento da velocidade a temperatura baixa mais um bocadinho... fica logo no inicio do O.. mas em cidade e voltinhas anda smp ai.. O.R,M.
a minha dispara no final do M... as vezes ainda pisa a perninha do A e mantem durante 1 bocado mas dps baixa logo.... e fica bue tempo a bulir a minha ventoinha....
qt a GPL, as vezes fica em cima do A ao relantim c a ventoinha a trabalhar e acaba por baixar.. isto deve-se ao GPL... e gas, um combustivel k exige temperaturas d funcionamento mais altas e por isso e mais dificil baixar a temperatura... mm assim, nunca passou do A.. e a escala e bem grande ate ao vermelho... ja li k no UK mm c o frio d rachar os pumas xegam a andar em cima do L... tou descansado c o meu e c os vossos tb penso k devem estar descansados...

ja o meu fiesta no inverno em AE andava em cima do N e em transito tb n passava do A... no verao endava no o geralmente...
o importante n e ter a temperatura mt baixa ou mt alta, o importante e ter uma temperatura mais ou menso constante sem grandes oscilaçoes pk isso e k da escafia, devido a dilataçao d componentes.... desde k ela teja minimamente estavel... tejam descansados.. ate ao M A no max tao na boa.. e normal...
tipo, ta la escrito NORMAL ou NORM(mk3) logo, esta normal.. nao ha motivos pa preocupaçoes... desde k ele n akeça ate ao vermelho.... tao na boa! abx

Offline Bruno Nogueira
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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #29 em: 19 de Julho, 2007, 15:16:18 »
o meu anda sempre no O R M também, mas quando apanho dias de calor e transito manda-se para o A, L... ou quando andoa esticar um bocadinho em cidade.. também vai partao o A.. não é sempre mas tem diias que sim. Outra coisa que já comentei com o tiago é que ha uns tempos atras ele anda a largar muita agua pelo escape.. estava sempre a pingar

Offline ruitome

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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #30 em: 19 de Julho, 2007, 16:19:02 »
...ele anda a largar muita agua pelo escape.. estava sempre a pingar

Isso é normal em carros que dormem na rua e nos dias mais frios, em que a humidade entra para a última panela e quando começa a levar com o calor, foge pelo escape. É normalissimo em carros que só dão umas voltinhas e carros de cidade, principalmente. Por isso é que os carros de cidade, as panelas de escape vão à vida com pouco tempo.

Offline electrico28
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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #31 em: 19 de Julho, 2007, 18:40:14 »
Obrigado pessoal pelas vossas informações O0

Offline eletricpenguin

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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #32 em: 20 de Julho, 2007, 00:14:00 »
Vejo que já foi praticamente tudo dito, mas mesmo assim ainda tenho um detalhe a acrescentar:  :P

O óleo (marca e tipo) que se utiliza pode determinar um comportamento ligeiramente diferente da temperatura do motor... pelo menos é essa a experiência que tenho feito... acontece que tenho andado a experimentar diferentes marcas de óleos nas últimas três ou quatro mudas, e notei isso... sobretudo no que diz respeito á temperatura em pâra-arranca e esforço maior. Agora, se disso podemos tirar a conclusão de que um óleo que faça aquecer um pouco menos seja necessariamente melhor, isso já não sei... há mais pontos a ter em conta... é como já disseram, desde que tiver no "normal" tá tudo ok... :D quanto á ventoinha, no meu tb acontece isso de só ligar quase no fim da escala (ou seja, pouco antes do vermelho), e no mk3 que tinha antes era igual... lembro-me duma altura em que mudaram o liquido do refrigeração do meu mk4, e para aquilo circular como deve de ser, era suposto deixar em ralentim até a ventoinha ligar... ora, qual não era o espanto do mecânico quando depois de 15 minutos aquilo ainda andava entre o M e o A, da ventoinha nem sinais ahaha  :D :D
Fiesta é máquina...  :cool:
Ele lá teve que proceder a um tratamento "brute force" (aceleradelas aos 4 mil e ligar a sofagem no máximo, luzes, e tudo...) e lá conseguiu finalmente fazer ligar a ventoinha ehehe ;)

Offline Amarras
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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #33 em: 24 de Julho, 2007, 20:14:52 »
Pessoal hoje o carro da minha prima (um fiesta 1.25) aqueceu demais, chegando quase ao vermelho. A minha questão é a seguinte que poderá ter sido, visto o carro ter vindo ontem da oficina...os niveis estao todos bons, e o que o carro foi fazer a oficina, foi meramente mudar o Oleo, levou Bp visco semi-sintetico 10w 40, acho eu!:S

obrigado

Offline tiago blanquet
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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #34 em: 25 de Julho, 2007, 02:39:40 »
Uma coisa que ajuda é o uso de um liquido de refrigeraçao.

Não vale a pena tar com aguas destiladas pra poupar guito quando um garrafao de etilenoglicol custa menos de 5 eur.

E vale bem a pena o dinheiro acreditem, senao vejamos:

A agua corroi... Destilada ou não H2O tem atomos de oxigenio e estes reagem com os metais...

A agua destilada é practicamente agua pura por isso a temp de ebulição é 100º Ora 90º costuma ser a temp normal do motor por isso os 100 sao facilmente superados em varias zonas do motor isto a temp normal.

E agua a 100º já se sabe. > vapor de agua... > pressão no circuito > poff as unioes.


O etilenoglicol tem uma temp de ebulição superior dando uma margem de segurança.

É melhor condutor termico. Transporta mais calor por volume o que torna mais facil o arrefecimento do motor.

Tem aditivos que impedem que o fluido ataque os metais e juntas do motor...


Acreditem tenho tido carros velhos e tem sido uma das coisas que troco logo. Não vou cá com águinhas da merdinha...

Offline ruitome

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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #35 em: 25 de Julho, 2007, 11:04:14 »
Nem mais. Disseste tudo.

O oleo tb é sempre do bom, agora ando com BP Visco 7000Sport. É caro, mas é optimo e gasto os €€ no oleo e poupo no mecanico, daki por uns tempos. É que quando eles lá vão a 1a vez, parece que ganham amor a eles :D.

Há outras coisas que eu tb não poupo, pneus

Offline Amarras
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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #36 em: 25 de Julho, 2007, 21:28:56 »
Afinal foi a peca que liga a suflagem um dos tubos cedeu...e agua saiu toda por ali!:S paciencia...ja ta tudo tratado

Offline covenant

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Re: Manómetro da Temperatura
« Responder #37 em: 31 de Julho, 2007, 00:50:10 »
Amarras, rebentou a torneira da saufagem? Isso também aconteceu com o meu MK4 depois de andar mais ou menos 1 ano com a saufagem avariada (nao dava ar quente). No meu caso, o termostato foi também à vida, porque quanto comecou a deitar fumo e sair agua, o ponteiro da temp estava no normal.
Quanto a aquecimentos, o meu MK4 em andamento moderado / rapido costuma andar estavel entre o R e o M. Mas este Sabado, em Guadalupe - Espanha (ruas sobe e desce) e com 48º à sombra, a certa altura, tinha o ponteiro no L quase a chegar à zona vermelha. Em poucos segundos regressou ao normal.
Acho que este caso da temperatura difere muito de carro para carro.