Vejo que já foi praticamente tudo dito, mas mesmo assim ainda tenho um detalhe a acrescentar:
O óleo (marca e tipo) que se utiliza pode determinar um comportamento ligeiramente diferente da temperatura do motor... pelo menos é essa a experiência que tenho feito... acontece que tenho andado a experimentar diferentes marcas de óleos nas últimas três ou quatro mudas, e notei isso... sobretudo no que diz respeito á temperatura em pâra-arranca e esforço maior. Agora, se disso podemos tirar a conclusão de que um óleo que faça aquecer um pouco menos seja necessariamente melhor, isso já não sei... há mais pontos a ter em conta... é como já disseram, desde que tiver no "normal" tá tudo ok...
quanto á ventoinha, no meu tb acontece isso de só ligar quase no fim da escala (ou seja, pouco antes do vermelho), e no mk3 que tinha antes era igual... lembro-me duma altura em que mudaram o liquido do refrigeração do meu mk4, e para aquilo circular como deve de ser, era suposto deixar em ralentim até a ventoinha ligar... ora, qual não era o espanto do mecânico quando depois de 15 minutos aquilo ainda andava entre o M e o A, da ventoinha nem sinais ahaha
Fiesta é máquina... :cool:
Ele lá teve que proceder a um tratamento "brute force" (aceleradelas aos 4 mil e ligar a sofagem no máximo, luzes, e tudo...) e lá conseguiu finalmente fazer ligar a ventoinha ehehe