Boas,
não quero ser arrogante, mas do conhecimento que tenho, não é assim que a wastegate funciona, e quanto à torneira, a explicação não é exactamente essa.
Vou começar por dar o exemplo do que se passa no meu pontente boss (agora turbo)
Às 2000rpm, o turbo começa a fazer 0.2bar de pressão, as 2500 faz 0.4, as 3000 faz 0.6, as 3500 faz 0.8. Seria de esperar que às 4000 fizesse 1.0, nao é?
Pois é, aqui é que entra a wastegate.
Como já perceberam, a rotação do turbo aumenta com a rotação do motor, pois o motor larga cada vez mais gases de escape com o aumento de rotação, e quanto mais gases passam pela turbina do turbo, mais depressa ele gira.
A partir de uma certa rotação, não queremos que a pressão do turbo suba mais, então a wastegate começa a abrir e em vez de todos os gases que saem do motor passarem pela turbina, parte deles vão directamente para a linha de escape, afim de estabilizar a rotação do turbo mesmo que se aumente a rotação do motor.
Deixo-vos aqui o link de uma imagem que ajuda a perceber o que acabei de explicar
http://s2central.net/images/boost_control.jpgQuanto à torneira...
Bem, então isto é assim: Como é que a wastegate sabe quando abrir?
É simples. O que faz actuar a wastegate é um diafragma que tem uma tomada de pressão vinda do turbo. Quando a pressão do turbo atinge um certo valor, faz actuar o diafragma que por sua vez faz abrir a wastegate.
O que a torneira faz é limitar a pressão que chega ao dito diafragma. Ela é ligada entre o turbo e o diafragma. Resumidamente, se a torneira tiver completamente aberta, o turbo faz a sua pressão normal. Se a torneira tiver totalmente fechada, a wastegate nunca abre e a pressão do turbo aumenta desmesuradamente (risco de rebentar com o turbo e/ou motor).
Exemplificando: Quando o turbo tiver a fazer 0.8 (no meu caso), é suposto chegar ao diafragma esse 0.8 que vão fazer actuar a wastegate. Mas se eu tiver uma torneira parcialmente fechada, quando o turbo tiver a fazer os 0.8, so chegam ao diafragma 0.6 (valor inventado), logo ele não vai fazer actuar a wastegate aos 0.8, mas sim a 1.0 (valor inventado).
Moral da história: a torneira não faz com que o turbo entre em carga mais cedo.
Espero ter sido esclarecedor
Qualquer dúvida, estejam à vontade pa perguntar