Garagem do Clube

Autor Tópico: Ajuda urgente - problema com solfagem...  (Lida 7655 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

G Void
  • Visitante
Ajuda urgente - problema com solfagem...
« em: 09 de Dezembro, 2006, 23:12:56 »
Boas....


Tenho um Fiesta Diesel MK4 Boss e a minha solfagem esta sempre no quente mesmo sem a ventoinha trabalhar e com o botão de temperatura no frio... como posso desligar é que viajo amanha e é insuportavel o calor dentro do carro ainda por cima se chove tenho de fechar as janelas e é do pior...

Obrigado...

Offline claudio4

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2081
  • Feedback: +3/-0
  • I love my fiesta..
Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #1 em: 10 de Dezembro, 2006, 14:19:10 »
eu tb ja tive uma cena dessas parecido no meu mk4...tipo, tinha a cena no azul(frio) e ele dava sempre quente...fui a ver e tinha a cena q muda d frio para quente muida...ou seja...rodava aquilo, mas a cena por ddentro q muda a temperaura n saia do sitio...
da uma volta pelas sucatas e arranjas os comandos novos...pode ser q seja isso...eu dei 13€ pelos meus comandos numa sucata...

jrosado
  • Visitante
Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #2 em: 10 de Dezembro, 2006, 20:01:37 »
É o eterno problema e defeito de fabrico da válvula que regula a passagem de água quente para o aquecimento, que já referi noutros tópicos. Tens mesmo de ir lá substituir isso para daqui a 2 anos voltar a avariar  :evil:

Offline rmsaloio

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3966
  • Feedback: +8/-0
Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #3 em: 12 de Dezembro, 2006, 09:05:35 »
tambem tive esse problema a uns tempos e era da válvula que regula a passagem de água quente. É possivel que o trabalho não tenha ficado bem feito :roll:

Offline Zefiesta
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3542
  • Feedback: +7/-0
  • RED MACHINE:)
Re: Solfagem
« Responder #4 em: 12 de Dezembro, 2006, 12:58:46 »
Citação de: "G Void"
Obrigado pela ajuda antes demais


A valvula foi substituida `3 semanas e ja esta de novo na mesma não entendo será que nao existe maneira de resolver o problema de vez....


Eu tive esse problema e na altura foi apenas o fusivel k tinha keimado e tava smp um calor abafante dentro do carro!
p.s:as minhas valvulas ainda sao de origem :P

Offline Mrboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5103
  • Feedback: +9/-0
  • Não t rias do meu carro,a tua namorada pode lá tar
Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #5 em: 12 de Dezembro, 2006, 21:48:20 »
o meu durou 7 anos sem problemas :wink:

jrosado
  • Visitante
Re: Solfagem
« Responder #6 em: 13 de Dezembro, 2006, 20:15:50 »
Citação de: "G Void"
Obrigado pela ajuda antes demais


A valvula foi substituida `3 semanas e ja esta de novo na mesma não entendo será que nao existe maneira de resolver o problema de vez....


Então ainda está na garantia e se o problema for mesmo daí, tem de te fazer a substituição sem custos  :evil:

G Void
  • Visitante
Re: Solfagem
« Responder #7 em: 13 de Dezembro, 2006, 20:37:16 »
Citação de: "jrosado"
Citação de: "G Void"
Obrigado pela ajuda antes demais


A valvula foi substituida `3 semanas e ja esta de novo na mesma não entendo será que nao existe maneira de resolver o problema de vez....


Então ainda está na garantia e se o problema for mesmo daí, tem de te fazer a substituição sem custos  :evil:



A valvula eles colocam o meu medo é o que eles podem inventar para conpensar esse serviço estas aver né.... pode doer e se calhar é coisa simples.... dizem logo `existe isto ou aquilo a avariar as valvulas... é complicado e não tenho um mecanico de confiança este ja é o 4º que eu tento e nao encontro ninguem serio...

Wild_thing
  • Visitante
Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #8 em: 15 de Dezembro, 2006, 08:27:28 »
eu no meu tenho o problema contrario

com o regulador a quente ou a frio so sai ar frio q neste tempo é gelado

e como o meu anda com problemas de humidade quando os vidos embaciam ainda pior pq para desembaciar é um caso serio

o q me disseram foi q era a valvula da agua e não os comandos

Offline Zefiesta
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3542
  • Feedback: +7/-0
  • RED MACHINE:)
Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #9 em: 15 de Dezembro, 2006, 11:53:12 »
Citação de: "Wild_thing"
eu no meu tenho o problema contrario

com o regulador a quente ou a frio so sai ar frio q neste tempo é gelado

e como o meu anda com problemas de humidade quando os vidos embaciam ainda pior pq para desembaciar é um caso serio

o q me disseram foi q era a valvula da agua e não os comandos


nesta situaçao e a valvula agua kentek te marou...novo das cerca de 50-60€..
g_void ja viste os fusiveis todos?no meu foi isso,kdo alterei a consola da sofagem um fusivel marou e ate o mudar era um calor k n se podia

G Void
  • Visitante
fusiveis
« Responder #10 em: 15 de Dezembro, 2006, 21:43:28 »
Citação de: "Zefiesta"
Citação de: "Wild_thing"
eu no meu tenho o problema contrario

com o regulador a quente ou a frio so sai ar frio q neste tempo é gelado

e como o meu anda com problemas de humidade quando os vidos embaciam ainda pior pq para desembaciar é um caso serio

o q me disseram foi q era a valvula da agua e não os comandos


nesta situaçao e a valvula agua kentek te marou...novo das cerca de 50-60€..
g_void ja viste os fusiveis todos?no meu foi isso,kdo alterei a consola da sofagem um fusivel marou e ate o mudar era um calor k n se podia




Sim ja vi os fisiveis ate os na caixa preta perto do motor ...

Offline Duffyzito
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 119
  • Feedback: +0/-0
Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #11 em: 16 de Dezembro, 2006, 03:30:51 »
Bem pelo menos avariou no quente, a minha quando avariou foi no frio e no inverno, andei ali uns dias a rapar frio até ter tempo para tratar daquilo, 45€ uma válvula nova, e aquilo até tu fazes  :wink: Já agora se for stress da válvula e a substiruires limpa o circuito todo, fica sempre um serviço melhor   :)

Offline artkug
  • 45cv
  • Mensagens: 28
  • Feedback: +0/-0
Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #12 em: 08 de Janeiro, 2007, 22:29:11 »
saudações
é a 1ª vez que "respondo" a uma situação aqui no forum.
não querendo dizer com esta solução que realmente seja a solução mas exprimente desmontar o comando de regulação da cofagem, vai ver que por trás do regulador de ar frio / ar quente tem-se uma peça electronica redonda com 3 patas +- com 1,5 cm de diametro; arranje um spray limpa contactos eléctricos, pulverize um pouco pelas aberturas que encontrar nessa peça, ro de em ambos os sentidos e volte a pulverizar.
a torneira é electrica e quem regula a sua abertura ou fecho é esse dito potenciometro; quem sabe se lixo ou má condução eléctrica não estarão na base do problema????
espero ter sido de alguma ajuda
 :o

Offline silvabossturbo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 221
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #13 em: 12 de Janeiro, 2007, 13:45:58 »
Boas,

Tive o mesmo problema durante algum tempo e depois de levar ao meu mecânico, ele disse-me que o problema estava na torneira que regula a temperatura da água nas tubagens.
Depois disso arranjado ficou tudo ok.

Cumps,

Offline souzexxx
  • 45cv
  • Mensagens: 20
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #14 em: 25 de Janeiro, 2007, 21:25:48 »
dizias tu chaufagge???
na boa, aprender nao ocupa lugar.. abraço

kongas
  • Visitante
Re: Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #15 em: 12 de Fevereiro, 2007, 01:21:14 »
pois, valvulas ou comandos, ao menos o meu mecânico nao faz a coisa por menos! mudou os dois!... e eu paguei...  :-[

mas pronto, eram os comandos, so., dp pedi os velhos e aquilo tava moido e ficou sempre no maximo, sabendo que tive este problema em maio e so acabei por resolver o problema em finais de julho... tive um inicio de verão... no minimo, "hot"
:)
Abraço

Offline prgs

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 58
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #16 em: 12 de Fevereiro, 2007, 09:59:42 »
o problema pode ser da torneira ou do potenciometro.... é habitual darem esse problema ;)

se for do potenciometro eles às vezes atè fazem curto-circuito pelo que ficam queimados e dà logo para se ver quando se desmonta o painel dos botoes de regulaçao da sofagem ;)

se ele estiver a fazer so quente significa que a torneira no compartimento do motor esta aberta e se nao estiver avariada da para fecha-la com um encosto de um fio directo da bateria ao terminal da torneira... foi assim que o meu mecanico me desenrascou ate se mudar o painel :))

max
  • Visitante
Re: Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #17 em: 06 de Março, 2007, 22:13:26 »
tenho o mesmo problema  ja vai na 2 torneira mas hoje reparei que tava outra vez quente mas lembrei-me que a pouco tempo fechei o debito de gasoleo e ficou boa e quando aumento o debito volta a ficar quente sera que a soluçao para isso  :-[ :-[

Offline bytoke
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 55
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda urgente - problema com solfagem...
« Responder #18 em: 06 de Março, 2007, 22:40:00 »

É a santa da torneira...
Eu diria que em 95% dos casos de problemas com a solfagem em Fords é por causa da torneira!

Quando o Fiesta da minha namorada começou a debitar ar frio a meio do Inverno como se estivessemos no pico do Verão fui a um stand da Ford e deram-me logo uma coisa dessas, nem sequer olharam para o carro.
Até me disseram que têm isso sempre em stock porque não serve só para os Fiestas, e está sempre a dar o berro.

Troquei, e ficou perfeito. Agora é ver quanto tempo dura.  ???

Abraço!