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Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Gasolina => Tópico iniciado por: electrico28 em 15 de Julho, 2007, 18:08:58

Título: Manómetro da Temperatura
Enviado por: electrico28 em 15 de Julho, 2007, 18:08:58
Boas pessoal
È o seguinte quando circulo com o meu mk4 o ponteiro da temperatura tá sempre a meio da escala , isto é normal?
Tambem acontece com voçes? :)
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: H_VioLa em 15 de Julho, 2007, 19:03:32
Se nca ultrapassa o meio é normalíssimo e o adequado O0
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: ruitome em 15 de Julho, 2007, 19:07:32
Se nca ultrapassa o meio é normalíssimo e o adequado O0

Normalissimo, não é bem assim. Nos MK4, ele anda logo no inicio do NORMAL, mas ainda antes do "N". Só quando está quente fica a pisar o R, mas baixa logo, porque é aí que liga a ventoinha, mas em utulização normal, repito, não chega ao N. O meu é assim e o MK3 tb era assim.
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: pjpereira em 15 de Julho, 2007, 19:56:13
a meio NÃO É normal , o meu chega a meio no para arranca e quando a ventoinha dispara desce uma beca ... de inverno por exemplo em auto estrada quase não sai do risco do frio incio ...

... amigo cuidado com isso vai ver o que se passa...aquecimento é uma beca mau
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: ruitome em 15 de Julho, 2007, 20:21:50
Já viste se a ventoinha dispara?

Isso tb acontece quando está ao relanti ou só em andamento? (Pode ser a valvula que faz circular a agua no motor que não abre e a agua fica no motor sem passar pelo radiador)

Fizeste alguma intervenção no carro para isso começar a acontecer?
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: H_VioLa em 15 de Julho, 2007, 20:54:15
epah, a meio não é normal! ??? nos 2 carros ke tive foi sempre assim, e noutros que ando tb!! aqui a questão é se é "normal" ficar no meio...portanto axo ke tá correcto, na tou a ver kuais as dúvidas ::) já andam voçês a falar em disparos de ventoínhas e tudo,,, :D
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: INcognitus MK4 1.8TD em 15 de Julho, 2007, 21:41:55
claro ke é normal, no meio é ke ta a virtude  :D  :D tao basta pensar uma beca, se o ponteiro ta a meio é pk nao ta frio nem ta quente, a temperatura ideal para os veiculos é entre 85º e 95º no max... logo se ta no meio (90º) ta no ponto...
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: ruitome em 15 de Julho, 2007, 22:49:46
Ora vamos cá esclarecer as coisas. O que o electrico28 diz é que está sempre no meio, ora com a experiencia que tenho de Fiesta (MK3 e MK4) eles só vão ao meio no para-arranca e nem em alturas de calor extremo eles lá andam.

Ora se ele diz que ele anda sempre no meio é porque tem um problema qq.

Nos a gasoleo, não faço a minima onde anda o ponteiro (os 2 diesel cá de cada, andam no meio, mas isso já é outra historia), mas sendo o dele a gota, isso não é normal, mas esperemos que ele se pronuncie e diga se é mm sempre ou às vezes, porque se for às vezes, aí concordo convosco, que é normal.

O meu, por exemplo, com o tempo normal (25 a 30º) ele precisa de 10 minutos ao relanti para chegar ao meio, posição onde dispara a ventoinha..., mas aguardemos +elo electrico28...
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: Ruben_MK4 em 15 de Julho, 2007, 23:18:23
No meu MK4 não é normal o ponteiro estar como o electrico28 diz...

O meu ponteiro anda sempre no N ou entre o N e o O, e quando começo a andar com ele nem ao N chega... E ruitome, como já te disse noutro topic, a ventoinha não dispara como tu dizes... Nos MK4 a ventoinha dispara muito em cima do vermelho, que é um dos grandes defeitos deste carro, podes perguntar a qualquer mecânico que ele confirma-te isto...

Electrico28, para o teu carro se calhar é normal, dado o andamento/km's que o carro já leva...

Abraço
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: ruitome em 16 de Julho, 2007, 00:49:56
...
Nos MK4 a ventoinha dispara muito em cima do vermelho, que é um dos grandes defeitos deste carro, podes perguntar a qualquer mecânico que ele confirma-te isto
...

O meu dispara quando pisa o R. Já no MK3 era a mma coisa. Se o teu é assim, tem cuidado, senão qq dia tens uma surpresa. (espero q não)
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: claudio4 em 16 de Julho, 2007, 18:14:37
o meu anda entre o N e o R..e a ventuinha so dispara dps d meio..ou seja la para o M ou o A..a meio n dispara..
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: electrico28 em 16 de Julho, 2007, 18:44:29
Não o que acontece é o seguinte:
Quando circulo com ele o manometro tá um pouco antes do meio , no pára arranca fica um pouco depois do meio , dispara a ventoinha e ele volta ao meio.Tou aperguntar porque , isto varia de marca parea marca o carro do meu velho é um mk6 e tá sempre no meio,Já o lancia que tive não passava de um quarto da escala.
Mas pelo que não há aqui um consenso uns a meio outros no meio outros de lado :D :D :D :D
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: electrico28 em 16 de Julho, 2007, 18:53:50
Como vi aqui referido a meio da escala a temperatura é entre os 82 e 90 ºc o que a meu ver tá correcto porque a temperatura normal de funcionamento de um motor é essa.No entanto como já tive experiencias anteriores em que o ponteiro não passava de um quarto da escala( mas com outros carros )é por isso que estou a perguntar.Tenho esqueçido de dizer comprei este ford em segunda mão é um tecnno de 98.Abraços O0
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: electrico28 em 16 de Julho, 2007, 18:59:22
O disparo da ventoinha pode.se alterar alterando o termostato que está no radiador e dá o comando para disparar,assim como , a vávula (térmostato)que está á saida do motor em que faz a passagem da água do motor para o radiador.
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: electrico28 em 16 de Julho, 2007, 19:01:35
Já agora alguem tem um manual em explique a substituição do témostato
Abraços O0
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: rmps em 16 de Julho, 2007, 19:01:56
para criar inda mais confusao :D
o meu desde q o comprei ate 1ano+/-tb andava sp a meio, dps era sp no principio do N
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: claudio4 em 16 de Julho, 2007, 19:07:32
electrico28
escreve tudo no mesmo comentário..n faças tantos post's..

abraço
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: ruitome em 16 de Julho, 2007, 20:57:44
Isso de ter temperaturas diferentes pode ser normal. O meu ex-MK3 com a valvula da ventoinha original, ele ligava a ventoinha aos 103º e isso era a temperatuda que a marca estipula. Eu não acreditava, mas o electricista mostrou-me o livro e era mm verdade.

Afinal estava um pouco enganado. O meu normalmente, trabalha em cima do "N" e a ventoinha liga um pouco depois do que disse, liga em cima do "M". Falhei por pouco :D
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: Ruben_MK4 em 17 de Julho, 2007, 00:09:13
o meu anda entre o N e o R..e a ventuinha so dispara dps d meio..ou seja la para o M ou o A..a meio n dispara..

Exactamente... É o normal para estes carros... a ventoinha dispara mesmo muito em cima... Já vários mecânicos me disseram o mesmo...
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: putoeskesito em 17 de Julho, 2007, 09:51:37
povo quanto aos mk4 naõ sei pk não tenho nenhum e naõ costumo andar com kem tenha algum, mas pelo menos no meu mk3 desde k o tenho nunca ouvi a ventoinha a funcionar, pk o carro se tiver o circuito de refrigeração em bom estado o ponteiro naõ xega seker às letras! secalhar electrico28 devias dar uma vista d olhos À parte da refrigeração, o meu ha uns tempos foi a bomba da agua co caraças ficava sem agua felizmente eu reparei antes de fazer viagens mais longas com ele! senão la ia o motor co caraças!
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: ruitome em 17 de Julho, 2007, 10:28:33
povo quanto aos mk4 naõ sei pk não tenho nenhum e naõ costumo andar com kem tenha algum, mas pelo menos no meu mk3 desde k o tenho nunca ouvi a ventoinha a funcionar, pk o carro se tiver o circuito de refrigeração em bom estado o ponteiro naõ xega seker às letras! secalhar electrico28 devias dar uma vista d olhos À parte da refrigeração, o meu ha uns tempos foi a bomba da agua co caraças ficava sem agua felizmente eu reparei antes de fazer viagens mais longas com ele! senão la ia o motor co caraças!

Se calhar não aquece pq tens a valvula que impede a agua de circular por todo o circuito (radiador/motor) aberta e está sempre a ir buscar agua fresca ao radiador. O meu MK3 estava assim e akilo era um espéctáculo. No para arranca, akilo nunca sobe, enquanto que via os carros ao lado a ginchar por todos os lados. Eu para conseguir fazer disparar a ventoinha tinha que estar 20 minutos ao relanti, pq se acelerasse qq coisa, a agua circulava mais e baixava logo. Putoesquisito, se calhar o teu tb tá assim. Para o verão é do melhor, mas no inverno nem tanto, mas nunca me quixei disso (sempre trabalhei com ele sem puchar o ar, mm nos dias mais frios...)
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: Marcio Silva em 17 de Julho, 2007, 11:16:00
isso de nao puxar o ar e coisa de maricas :-\ ha e tal nao me toques que me desafinas :-\ Pah, se as coisas existem sao pra se usar :D :D Isso sim e de homem :D :D :D
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: ruitome em 17 de Julho, 2007, 12:55:14
isso de nao puxar o ar e coisa de maricas :-\ ha e tal nao me toques que me desafinas :-\ Pah, se as coisas existem sao pra se usar :D :D Isso sim e de homem :D :D :D

Tás redondamente enganado. Ai, quero mais um arzinho, agora quero menos, agora não quero. Isso lá é de homem. Se ele quer mais ou menos que se desenrasque. O melhor tratamento é o pedal do lado direito. O meu nem para por a trabalhar utilizava o ar.

Isso é como os pais com os filhos, andam sempre a por mais uma camisola, mais um caxecol, umas botinhas de pelo e depois apanham um arzito e constipam-se, claro, o corpo não está habituado a trabalhar para gerar calor e criar defesas, zaz, constipam-se.
Eu desde que deixei de dar ouvidos à minha mãe, que não me constipo, às vezes um dia ou 2 a doer a garganta, mas passa. Tudo vai do hábito.
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: putoeskesito em 17 de Julho, 2007, 22:17:01
eh pah ainda ha bocado tavamos a falar de carros agora ja tamos a falar de constipar e de marikices... isso é no outro topic suas mariconças!  >:D
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: tiago blanquet em 19 de Julho, 2007, 09:21:36
O meu trabalha sempre ao meio da escala.

Sobe ligeiramente quando aquece ate disparar o ventilador, isto se estiver parado senao o ponteiro não mexe sequer.
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: ffst em 19 de Julho, 2007, 10:53:23
o normal do meu trabalhar e a meio...
 a ventoinha nao me recorda de ela ter disparado.
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: warriorbeast em 19 de Julho, 2007, 13:23:31
Já tenho o meu desde março de 1998 e nunca me lembro da ventoinha ter disparado, o ponteiro anda sempre no O, R, M.

fiquem bem
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: rmsaloio em 19 de Julho, 2007, 13:43:16
Já tenho o meu desde março de 1998 e nunca me lembro da ventoinha ter disparado, o ponteiro anda sempre no O, R, M.

fiquem bem

o meu tb anda sempre por ai.. o,r,m.
por exemplo, no fim de semana passado fui ate ao algarve (+/- 300km) sempre no "prego" e nunca saio desses valores.
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: fiesta_94 em 19 de Julho, 2007, 13:57:16
puema tb.. o,r,m... na autoestrada c o aumento da velocidade a temperatura baixa mais um bocadinho... fica logo no inicio do O.. mas em cidade e voltinhas anda smp ai.. O.R,M.
a minha dispara no final do M... as vezes ainda pisa a perninha do A e mantem durante 1 bocado mas dps baixa logo.... e fica bue tempo a bulir a minha ventoinha....
qt a GPL, as vezes fica em cima do A ao relantim c a ventoinha a trabalhar e acaba por baixar.. isto deve-se ao GPL... e gas, um combustivel k exige temperaturas d funcionamento mais altas e por isso e mais dificil baixar a temperatura... mm assim, nunca passou do A.. e a escala e bem grande ate ao vermelho... ja li k no UK mm c o frio d rachar os pumas xegam a andar em cima do L... tou descansado c o meu e c os vossos tb penso k devem estar descansados...

ja o meu fiesta no inverno em AE andava em cima do N e em transito tb n passava do A... no verao endava no o geralmente...
o importante n e ter a temperatura mt baixa ou mt alta, o importante e ter uma temperatura mais ou menso constante sem grandes oscilaçoes pk isso e k da escafia, devido a dilataçao d componentes.... desde k ela teja minimamente estavel... tejam descansados.. ate ao M A no max tao na boa.. e normal...
tipo, ta la escrito NORMAL ou NORM(mk3) logo, esta normal.. nao ha motivos pa preocupaçoes... desde k ele n akeça ate ao vermelho.... tao na boa! abx
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: Bruno Nogueira em 19 de Julho, 2007, 15:16:18
o meu anda sempre no O R M também, mas quando apanho dias de calor e transito manda-se para o A, L... ou quando andoa esticar um bocadinho em cidade.. também vai partao o A.. não é sempre mas tem diias que sim. Outra coisa que já comentei com o tiago é que ha uns tempos atras ele anda a largar muita agua pelo escape.. estava sempre a pingar
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: ruitome em 19 de Julho, 2007, 16:19:02
...ele anda a largar muita agua pelo escape.. estava sempre a pingar

Isso é normal em carros que dormem na rua e nos dias mais frios, em que a humidade entra para a última panela e quando começa a levar com o calor, foge pelo escape. É normalissimo em carros que só dão umas voltinhas e carros de cidade, principalmente. Por isso é que os carros de cidade, as panelas de escape vão à vida com pouco tempo.
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: electrico28 em 19 de Julho, 2007, 18:40:14
Obrigado pessoal pelas vossas informações O0
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: eletricpenguin em 20 de Julho, 2007, 00:14:00
Vejo que já foi praticamente tudo dito, mas mesmo assim ainda tenho um detalhe a acrescentar:  :P

O óleo (marca e tipo) que se utiliza pode determinar um comportamento ligeiramente diferente da temperatura do motor... pelo menos é essa a experiência que tenho feito... acontece que tenho andado a experimentar diferentes marcas de óleos nas últimas três ou quatro mudas, e notei isso... sobretudo no que diz respeito á temperatura em pâra-arranca e esforço maior. Agora, se disso podemos tirar a conclusão de que um óleo que faça aquecer um pouco menos seja necessariamente melhor, isso já não sei... há mais pontos a ter em conta... é como já disseram, desde que tiver no "normal" tá tudo ok... :D quanto á ventoinha, no meu tb acontece isso de só ligar quase no fim da escala (ou seja, pouco antes do vermelho), e no mk3 que tinha antes era igual... lembro-me duma altura em que mudaram o liquido do refrigeração do meu mk4, e para aquilo circular como deve de ser, era suposto deixar em ralentim até a ventoinha ligar... ora, qual não era o espanto do mecânico quando depois de 15 minutos aquilo ainda andava entre o M e o A, da ventoinha nem sinais ahaha  :D :D
Fiesta é máquina...  :cool:
Ele lá teve que proceder a um tratamento "brute force" (aceleradelas aos 4 mil e ligar a sofagem no máximo, luzes, e tudo...) e lá conseguiu finalmente fazer ligar a ventoinha ehehe ;)
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: Amarras em 24 de Julho, 2007, 20:14:52
Pessoal hoje o carro da minha prima (um fiesta 1.25) aqueceu demais, chegando quase ao vermelho. A minha questão é a seguinte que poderá ter sido, visto o carro ter vindo ontem da oficina...os niveis estao todos bons, e o que o carro foi fazer a oficina, foi meramente mudar o Oleo, levou Bp visco semi-sintetico 10w 40, acho eu!:S

obrigado
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: tiago blanquet em 25 de Julho, 2007, 02:39:40
Uma coisa que ajuda é o uso de um liquido de refrigeraçao.

Não vale a pena tar com aguas destiladas pra poupar guito quando um garrafao de etilenoglicol custa menos de 5 eur.

E vale bem a pena o dinheiro acreditem, senao vejamos:

A agua corroi... Destilada ou não H2O tem atomos de oxigenio e estes reagem com os metais...

A agua destilada é practicamente agua pura por isso a temp de ebulição é 100º Ora 90º costuma ser a temp normal do motor por isso os 100 sao facilmente superados em varias zonas do motor isto a temp normal.

E agua a 100º já se sabe. > vapor de agua... > pressão no circuito > poff as unioes.


O etilenoglicol tem uma temp de ebulição superior dando uma margem de segurança.

É melhor condutor termico. Transporta mais calor por volume o que torna mais facil o arrefecimento do motor.

Tem aditivos que impedem que o fluido ataque os metais e juntas do motor...


Acreditem tenho tido carros velhos e tem sido uma das coisas que troco logo. Não vou cá com águinhas da merdinha...
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: ruitome em 25 de Julho, 2007, 11:04:14
Nem mais. Disseste tudo.

O oleo tb é sempre do bom, agora ando com BP Visco 7000Sport. É caro, mas é optimo e gasto os €€ no oleo e poupo no mecanico, daki por uns tempos. É que quando eles lá vão a 1a vez, parece que ganham amor a eles :D.

Há outras coisas que eu tb não poupo, pneus
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: Amarras em 25 de Julho, 2007, 21:28:56
Afinal foi a peca que liga a suflagem um dos tubos cedeu...e agua saiu toda por ali!:S paciencia...ja ta tudo tratado
Título: Re: Manómetro da Temperatura
Enviado por: covenant em 31 de Julho, 2007, 00:50:10
Amarras, rebentou a torneira da saufagem? Isso também aconteceu com o meu MK4 depois de andar mais ou menos 1 ano com a saufagem avariada (nao dava ar quente). No meu caso, o termostato foi também à vida, porque quanto comecou a deitar fumo e sair agua, o ponteiro da temp estava no normal.
Quanto a aquecimentos, o meu MK4 em andamento moderado / rapido costuma andar estavel entre o R e o M. Mas este Sabado, em Guadalupe - Espanha (ruas sobe e desce) e com 48º à sombra, a certa altura, tinha o ponteiro no L quase a chegar à zona vermelha. Em poucos segundos regressou ao normal.
Acho que este caso da temperatura difere muito de carro para carro.