Autor Tópico: Luz de aviso do motor acendeu...  (Lida 43531 vezes)

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Offline bytoke

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Luz de aviso do motor acendeu...
« em: 09 de Janeiro, 2008, 14:52:50 »
... e ainda não apagou!

Meus caros,

No passado sábado, a luz laranja do painel de instrumentos referente ao motor, que normalmente só acende enquanto não pomos o motor a trabalhar, acendeu em plena Ponte 25 de Abril.

Pensei que fosse algo temporário, mas hoje é quarta e aquilo continua sempre aceso.

Não noto diferença nenhuma ao nível do motor, ou das suas prestações, e não sei o que fazer, uma vez que não me apetece gastar um balúrdio na Ford para me virem dizer que é preciso trocar tudo e mais alguma coisa.

Também não quero andar muito tempo com aquilo assim, porque posso estar a danificar alguma coisa...

O que me dizem? Já alguma vez vos aconteceu?

A propósito, o meu bicho é um MK5 1.25i de 2001, com perto de 150.000km...

Um abraço ao fórum e muito obrigado!  O0


Offline ruitome

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #1 em: 09 de Janeiro, 2008, 15:01:40 »
Um sintoma comum para essa luz acender é o catalizador danificado.

Mas primeiro faz um reset à centralina, porque ela pode estar a medir mal, em algum sensor e que possa gerar esse erro. Depois disso, reprogramas com akilo dos 8 km em condução moderada e desligas e voltas a ligar. Depois diz se ela continua acesa ou não. Depois do reset ela deve permanecer apagada, pelo menos durante os primeiros km. Se não se apagar na mesma, liga o carro à maquina e vê os códigos de erro. Só depois é que passas para outras aventuras.

Verifica a sonda lambda (não faço a mínima como se faz) e verifica se não tens partido aquele fio de massa, que liga o bloco do motor à chapa, que fica por cima da sonda lambda. É uma espécie de esteira metálica. Pode não ter nada a ver, mas também pode ser falta de massa, devido ao fio estar a partir. O meu à tempos tava mesmo nas últimas. Não acendeu a luz, mas Às tantas, quem sabe se não é uma coisa tão básica como isso! Não perdes nada.

Pode ser a MAP (o equivalente à MAF dos MK4), mas isso não sei dizer se também dá para limpar como nos MK4, mas o ppl dos MK5 que se chegue à frente.

Descobri isto (o "pesquisar" tem umas coisas engraçadas). Dá uma vista de olhos no 1.5.

http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=6789.0
« Última modificação: 09 de Janeiro, 2008, 15:30:50 por ruitome »

Offline Andyk2

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #2 em: 11 de Janeiro, 2008, 01:02:57 »
O mais provavel é ser a sonda lambda avariada

Offline bytoke

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #3 em: 11 de Janeiro, 2008, 11:51:13 »

Antes de mais, obrigado a todos pela ajuda!

Este fim-de-semana vou fazer o reset à centralina e ver se aquilo melhora.
Depois digo como correu.

Abraço e, mais uma vez, obrigado!

Offline bytoke

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #4 em: 14 de Janeiro, 2008, 11:26:34 »

Meus caros,

Lá se passou o fim-de-semana, e eu lá andei de volta do Fiesta!...

Fiz-lhe o reset à centralina, mas não resultou: a luz continuou acesa.

Então aproveitei já que estava no carro e fui até à StationMarché (era a única coisa aberta ao domingo). Ligaram o carro à máquina e a resposta foi certinha: catalizador danificado!

De acordo com o mecânico, são pelo menos €500 para voltar a pôr o bicho em condições...

Bem diz um amigo meu: ter um carro é pior do que ter uma amante!...  :(

Abraços à comunidade e muito obrigado por todo o apoio!


Offline FiestaByNé

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #5 em: 14 de Janeiro, 2008, 12:55:47 »
500€???mas k catalizador??? :o
[c

Offline dvdMk5

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #6 em: 14 de Janeiro, 2008, 13:25:54 »
Boas,

Isso de ligar a máquina fora da ford tem muito que se lhe diga.... acede tu a área de diagnostico da centralina e vê tu o erro que dá, em baixo tens um testamento que contem a explicação de como aceder aos testes da centralina, e os repectivos codigos de erro...

Instruções para aceder ao modo de testes da centralina:

To enter the HEC Dealer Test Mode, depress and hold the instrument cluster SELECT/RESET button, turn the ignition switch to the RUN position, and then continue pressing the SELECT/RESET button (5 seconds) until tESt is displayed in the odometer.   The SELECT/RESET button must be released within three seconds of the odometer tESt display to begin the dealer test mode.   Depress the SELECT/RESET button to advance through the following steps until dtc is displayed.   Depressing the SELECT/RESET button will display any stored continuous DTCs before proceeding to the next step.

Odometer Display Description
GAGE  Activates gauge sweep of all gauges, then displays present gauge values. Also carries out the checksum tests on ROM and EE. If the gauge sweep is inoperative, INSTALL a new instrument cluster. 

All segments illuminated  Illuminates all odometer segments. If any odometer segment is inoperative INSTALL a new instrument cluster. 
bulb  Illuminates all micro-controlled indicators and LEDs. Install a new indicator or LED as necessary. 

r  Returns to normal operation of all micro-controlled indicators and LEDs and displays hexadecimal value for ROM level. (used when requesting assistance from the hotline). If alternating flashes for FAIL and ROM level are displayed, INSTALL a new instrument cluster. 
EE  Displays the hexadecimal value for EE level (used when requesting assistance from hotline). If alternating flashes of FAIL and EE level are displayed replace instrument cluster. 
dt  Displays hexadecimal coding of final manufacturing test date (used when requesting assistance from hotline). 

dtc  Displays continuous DTC's in hexadecimal format. Pressing the SELECT/RESET button will display any DTCs stored before proceeding to the next step. See index below for description of trouble codes.

enG  Displays the English speed in MPH. Speedometer will indicate present speed within tolerances. Display will show 0 if input in not received. If input is invalid for one second or more, or if speed is 0.
 
m  Displays the metric speed data in kph. Speedometer will indicate present speed within tolerances. Display will show 0 if input in not received. If input is invalid for one second or more, or if speed is 0. 

tAc  Displays the tachometer data received from the PCM via the SCP network within tolerances. Tachometer will indicate present RPM. Display will show 0 if input is no received, if input received is invalid for one second or more, or if engine RPM is 0. 

FUEL  Displays the code (0-255) for the fuel sender input to the HEC. The fuel gauge will display a filtered fuel level value. This filter will keep the pointer from moving suddenly or erratically.

255  open send +/- 0 
232  full stop +/- 0 
215  Full mark +/- 10 
178  3/4 mark +/- 8 
138  1/2 mark +/- 7 
93  1/4 mark +/- 5 
41  E mark +/- 4 
54  Low Fuel (0-59) 
0-18  short (0-20 max) 
 
OIL  Displays the code (0-250) for the oil pressure switch input to the HEC. Oil pressure gauge will indicate present oil pressure. Normal oil pressure (greater than 6psi) will display a value between 000 and 176. A low oil pressure or an inoperative engine oil pressure switch (less than 6 psi) will display a value greater than 176. 

dEGC  Display of engine temperature in Degrees C input from cylinder head temperature sensor.
49 C  "C" mark 
60 C  Normal band start 
120 C  Normal band end 
-40 C  No SCP message for 5 seconds 
 
bAtt  Displays the code (0-255) for the battery voltage input to the HEC. Battery voltage gauge will indicate present battery voltage. 93-102  6.2-9.1 volts, low voltage 
115-124  8.5-10.7 volts, Normal band start 
215-225  15.8-18 volts, Norm band end 
230-241  16.9-19.1 volts, high voltage 
 
rhEo  Displays the present decimal rheostat dimming input, 0-255 (used when requesting assistance from the hotline) 
rhi
rhS
rho  Not used.
 
Cr  Displays the current RUN/START sense input. Display will show -h for high input with the ignition switch in the START position and -L for low input with the ignition switch in the RUN position. 
PA-PE7  not used. 
GAGE  Repeats the display cycle 
 
To exit the HEC Dealer Test Mode, turn the ignition switch to the OFF position

------------------------------------------------------------------------------
                                    LISTA DE ERROS
------------------------------------------------------------------------------

Short list of common Diagnostic Trouble Codes
NOTE: DTC Codes are not to be used for diagnosing problems. If you believe there is a problem with your car, you should have it scanned with an OBD-II code reader. DTC Errors are typically no cause for alarm.
 OBD-II
 HEC Dealer
                           
 
 Scan Tool
 Test Mode
                           
 
 DTC
 DTC
 Description
 
 B1202 9202 Fuel Sender Open Circuit
 B1204 9204 Fuel Sender Short to Ground
 B1213 9213 Anti-Theft Number of Programmed Keys is Below Minimum
 B2103 9232 Antenna Not Connected - Defective Transceiver
 B1232 A103 Antenna Not Connected - Defective Transceiver
 B1317 9317 Battery Voltage High
 B1318 9318 Battery Voltage Low
 B1342 9342 ECU Is Defective
 B1356 9356 Ignition Run Circuit Open
 B1364 9364 Ignition Start Circuit Open
 B1600 9600 PATS Ignition Key Transponder Signal is Not Received - Damaged Key or Non -PATS Key
 B1601 9601 PATS Received Incorrect Key-Code from Ignition Key Transponder (Unprogrammed Key)
 B1602 9602 PATS Received Invalid Format of Key-Code From Ignition Key Transponder (Partial Key Read)
 B1681 9681 PATS Transceiver Signal is Not Received (Not Connected, Damaged, or Wiring)
 B2139 A139 PCM ID Does Not Match Between Instrument Cluster and PCM
 B2141 A141 NVM Configuration Failure (No PCM ID Exchange Between Instrument Cluster and PCM)
 B2143 A143 NVM Memory Failure
 C1284 5284 Oil Pressure Switch Failure
 U1027 D027 SCP Invalid or Missing Data for Engine RPM
 U1043 D043 SCP Invalid or Missing Data for Traction Control
 U1073 D073 SCP Invalid or Missing Data for Engine Coolant
 U1123 D123 SCP Invalid or Missing Data for Odometer
 U1147 D147 SCP Invalid or Missing Data for Vehicle Security
 U1262 D262 Missing SCP Message


Ford OBD-II Trouble Codes

P1000 OBD-II Monitor Testing Incomplete
P1001 KOER Test Cannot Be Completed
P1039 Vehicle Speed Signal Missing or Improper
P1051 Brake Switch Signal Missing or Improper
P1100 Mass Air Flow Sensor Intermittent
P1101 Mass Air Flow Sensor out of Self-Test Range
P1112 Intake Air Temperature Sensor Intermittent
P1116 Engine Coolant Temperature Sensor is out of Self-Test Range
P1117 Engine Coolant Temperature Sensor Intermittent
P1120 Throttle Position Sensor out of range
P1121 Throttle Position Sensor Inconsistent with Mass Air Flow Sensor
P1124 Throttle Position Sensor out of Self-Test Range
P1125 Throttle Position Sensor Intermittent
P1127 Heated Oxygen Sensor Heater not on During KOER Test
P1128 Heated Oxygen Sensor Signals reversed
P1129 Heated Oxygen Sensor Signals reversed
P1130 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Adaptive Fuel Limit - Bank No. 1
P1131 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Lean - Bank No. 1
P1132 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Rich - Bank No. 1
P1135 Ignition Switch Signal Missing or Improper
P1137 Lack of Downstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Lean - Bank No. 1
P1138 Lack of Downstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Rich - Bank No. 1
P1150 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Adaptive Fuel Limit - Bank No. 2
P1151 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Lean - Bank No. 2
P1152 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Rich - Bank No. 2
P1157 Lack of Downstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Lean - Bank No. 2
P1158 Lack of Downstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Rich - Bank No. 2
P1220 Series Throttle Control fault
P1224 Throttle Position Sensor B out of Self-Test Range
P1230 Open Power to Fuel Pump circuit
P1231 High Speed Fuel Pump Relay activated
P1232 Low Speed Fuel Pump Primary circuit failure
P1233 Fuel Pump Driver Module off-line
P1234 Fuel Pump Driver Module off-line
P1235 Fuel Pump Control out of range
P1236 Fuel Pump Control out of range
P1237 Fuel Pump Secondary circuit fault
P1238 Fuel Pump Secondary circuit fault
P1250 Lack of Power to FPRC Solenoid
P1260 Theft Detected - Engine Disabled
P1270 Engine RPM or Vehicle Speed Limiter Reached
P1288 Cylinder Head Temperature Sensor out of Self-Test Range
P1289 Cylinder Head Temperature Sensor Signal Greater Than Self-Test Range
P1290 Cylinder Head Temperature Sensor Signal Less Than Self-Test Range
P1299 Cylinder Head Temperature Sensor Detected Engine Overheating Condition
P1309 Misfire Detection Monitor not enabled
P1351 Ignition Diagnostic Monitor circuit Input fault
P1352 Ignition Coil A - Primary circuit fault
P1353 Ignition Coil B - Primary circuit fault
P1354 Ignition Coil C - Primary circuit fault
P1355 Ignition Coil D - Primary circuit fault
P1356 Loss of Ignition Diagnostic Module Input to PCM
P1358 Ignition Diagnostic Monitor Signal out of Self-Test Range
P1359 Spark Output circuit fault
P1364 Ignition Coil Primary circuit fault
P1380 VCT Solenoid Valve circuit Short or Open
P1381 Cam Timing Advance is excessive
P1383 Cam Timing Advance is excessive
P1390 Octane Adjust out of Self-Test Range
P1400 Differential Pressure Feedback Electronic Sensor circuit Low Voltage
P1401 Differential Pressure Feedback Electronic Sensor circuit High Voltage
P1403 Differential Pressure Feedback Electronic Sensor Hoses Reversed
P1405 Differential Pressure Feedback Electronic Sensor circuit Upstream Hose
P1406 Differential Pressure Feedback Electronic Sensor circuit Downstream Hose
P1407 EGR No Flow Detected
P1408 EGR Flow out of Self-Test Range
P1409? EGR Vacuum Regulator circuit malfunction
P1409? Electronic Vacuum Regulator Control circuit fault
P1410 EGR Barometric Pressure Sensor VREF Voltage
P1411 Secondary Air is not being diverted
P1413 Secondary Air Injection System Monitor circuit Low Voltage
P1414 Secondary Air Injection System Monitor circuit High Voltage
P1442 Secondary Air Injection System Monitor circuit High Voltage
P1443 Evaporative Emission Control System - Vacuum System - Purge Control Solenoid or Purge Control Valve fault
P1444 Purge Flow Sensor circuit Input Low
P1445 Purge Flow Sensor circuit Input High
P1450 Inability of Evaporative Emission Control System to Bleed Fuel Tank
P1451 EVAP Control System Canister Vent Solenoid Circuit Malfunction
P1452 Inability of Evaporative Emission Control System to Bleed Fuel Tank
P1455 Substantial Leak or Blockage in Evaporative Emission Control System
P1460 Wide Open Throttle Air Conditioning Cutoff circuit malfunction
P1461 Air Conditioning Pressure Sensor circuit Low Input
P1462 Air Conditioning Pressure Sensor circuit high Input
P1463 Air Conditioning Pressure Sensor Insufficient Pressure change
P1464 ACCS to PCM High During Self-Test
P1469 Low Air Conditioning Cycling Period
P1473 Fan Secondary High with Fans Off
P1474 Low Fan Control Primary circuit
P1479 High Fan Control Primary circuit
P1480 Fan Secondary Low with Low Fans On
P1481 Fan Secondary Low with High Fans On
P1483 Power to Cooling Fan Exceeded Normal Draw
P1484 Variable Load Control Module Pin 1 Open
P1500 Vehicle Speed Sensor Intermittent
P1501 Programmable Speedometer & Odometer Module/Vehicle Speed Sensor Intermittent circuit-failure
P1502 Invalid or Missing Vehicle Speed Message or Brake Data
P1504 Intake Air Control circuit malfunction
P1505 Idle Air Control System at Adaptive Clip
P1506 Idle Air Control Over Speed Error
P1507 Idle Air Control Under Speed Error
P1512 Intake Manifold Runner Control Stuck Closed
P1513 Intake Manifold Runner Control Stuck Closed
P1516 Intake Manifold Runner Control Input Error
P1517 Intake Manifold Runner Control Input Error
P1518 Intake Manifold Runner Control fault - Stuck Open
P1519? Intake Manifold Runner Control Stuck Open
P1520? Intake Manifold Runner Control circuit fault
P1519? Intake Manifold Runner Control fault - Stuck Closed
P1520? Intake Manifold Runner Control fault
P1530 Open or Short to A/C Compressor Clutch circuit
P1537 Intake Manifold Runner Control Stuck Open
P1538 Intake Manifold Runner Control Stuck Open
P1539 Power to A/C Compressor Clutch circuit Exceeded Normal Current Draw
P1549 Intake Manifold Temperature Valve Vacuum Actuator Connection
P1550 Power Steering Pressure Sensor out of Self-Test Range
P1605 PCM Keep Alive Memory Test Error
P1625 Voltage to Vehicle Load Control Module Fan circuit not detected
P1626 Voltage to Vehicle Load Control Module circuit not detected
P1650 Power Steering Pressure Switch out of Self-Test Range
P1651 Power Steering Pressure Switch Input fault
P1700 Transmission system problems
P1701 Reverse Engagement Error
P1702 Transmission system problems
P1703 Brake On/Off Switch out of Self-Test Range
P1704 Transmission system problems
P1705 Manual Lever Position Sensor out of Self-Test Range
P1709 Park or Neutral Position Switch out of Self-Test Range
P1710 Transmission system problems
P1711 Transmission Fluid Temperature Sensor out of Self-Test Range
P1713 thru P172 Transmission system problems
P1729 4x4 Low Switch Error
P1740 Transmission system problems
P1741 Torque Converter Clutch Control Error
P1742 Torque Converter Clutch Solenoid Faulty
P1743 Torque Converter Clutch Solenoid Faulty
P1744 Torque Converter Clutch System Stuck in Off Position
P1745 Transmission system problems
P1746 Electronic Pressure Control Solenoid - Open circuit
P1747 Electronic Pressure Control Solenoid - Short circuit
P1749 Electronic Pressure Control Solenoid Failed Low
P1751 Shift Solenoid No. 1 Performance
P1754 Coast Clutch Solenoid circuit malfunction
P1756 Shift Solenoid No. 2 Performance
P1760 Transmission system problems
P1761 Shift Solenoid No. 3 Performance
P1762 Transmission system problems
P1767 Transmission system problems
P1780 Transmission Control Switch circuit is out of Self-Test Range
P1781 4x4 Low Switch is out of Self-Test Range
P1783 Transmission Over-Temperature Condition
P1784 Transmission system problems
P1785 Transmission system problems
P1786 Transmission system problems
P1787 Transmission system problems
P1788 Transmission system problems
P1789 Transmission system problems
P1900 Transmission system problems


Boa Sorte com isso,
« Última modificação: 14 de Janeiro, 2008, 16:53:35 por ruitome »

Offline fiesta_94

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #7 em: 14 de Janeiro, 2008, 14:20:40 »
ha muito tempo k n via um post tao util... mt bom mesmo! era d ir para os inamoviveis srs moderadores...
URL=http://imageshack.us][/URL]

Offline ruitome

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #8 em: 14 de Janeiro, 2008, 15:06:08 »
... Ligaram o carro à máquina e a resposta foi certinha: catalizador danificado! ...

Foi logo por once eu comecei, mas dei as outras ideias, porque o catalizador é uma coisa cara. E as outras são fáceis de ver e se fosse uma delas, não gastavas dinheiro...

ha muito tempo k n via um post tao util... mt bom mesmo! era d ir para os inamoviveis srs moderadores...

Realmente está mesmo muito bom. 5* essa resposta do dvdMk5.

Já agora, não há forma de ver erros no MK4, ou melhor, nos MK4 de contador de km analógico? Com indicações de piscar de luzes, como os alarmes ou coisa que o valha?
« Última modificação: 14 de Janeiro, 2008, 15:27:00 por ruitome »

Offline dvdMk5

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #9 em: 14 de Janeiro, 2008, 16:30:24 »
Boas tardes novamente,

 Tinha aqui mais uma lista com mais codigos de erro, se entranto virem algum erro que não esteja listado acho que procurando na net conseguem saber o significado:

Copiei para a resposta anterior para ficar tudo junto
ruitome


 Em relação ao MK4 sem display digital desconheço, só mesmo ligando a máquina.

 Espero que ajude e seja util.

Cumprimentos a todos,
« Última modificação: 14 de Janeiro, 2008, 16:55:29 por ruitome »

Offline ruitome

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #10 em: 14 de Janeiro, 2008, 16:57:19 »
Eu já vi num lado qualquer (na net) a verem codigos de erro, ligando a uns pinos (não sei quais) da ficha de diagnostico e conseguiam saber, pela tensão e pela frequencia, ou qualquer coisa assim...

Offline H_VioLa

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #11 em: 14 de Janeiro, 2008, 21:29:00 »
São posts destes que são úteis de facto e dão real valor ao fórum O0
«««««« Drive in Ford Focus SW 2009 »»»»»»

Offline njay

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #12 em: 28 de Janeiro, 2008, 11:40:30 »
Parecem ser os códigos para os carros americanos. Será que tamém se aplica aos europeus?

Offline SandStorm

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #13 em: 24 de Março, 2008, 17:25:30 »
ora bem, hoje fui eu o eleito com a luz do motor, mas convém salientar que a mesma não permaneceu sempre acesa, esteve foi a piscar.

&h da manhã, numa subida, a puxar pelo carro em 5ª, ia a uns 100\110, e ela começou a piscar. (senti o carro a falhar, mas como a mt tempo k ele falha...)
De imediato larguei o acelerador, e ela apagou-se.

Hoje de regresso, fiz o mesmo teste, e vim sempre com o ar condicionado ligado, ou seja, força mais o motor, e não acendeu nem piscou.

Após a consulta do manual, estava lá: se ela piscar, reduzir imediatamente a velocidade do carro.

(no caso de estar sempre acesa, ir ao concessionário)

Yah, realmente quem é o idiota que continua a acelerar com ela a piscar?  :idiot2:

Após mais outra leitura no manual, reparei num campo, que ele com catalizador danificado também falha. (mas se guio muitos kms de seguida, deixa de falhar)

Enfim, será o catalizador do mk6 igual ao dos anteriores? como ela n tornou a piscarm faço um pequeno reset e cargo no assunto? :P
Estará ele mesmo a ficar danificado, ou a culpa foi de outra coisa? Só o carro o saberá. :D
« Última modificação: 24 de Março, 2008, 19:59:02 por SandStorm »
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Offline dvdMk5

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #14 em: 25 de Março, 2008, 08:43:07 »
Boas,

Tentaste aceder a área de diagnostico e ver qual é o erro que ele acusa ?

Cumprimentos.

Offline SandStorm

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #15 em: 25 de Outubro, 2008, 00:30:48 »
ora bem, dar uso a isto. :D

a minha experiência:

à 2 ou 3 dias atrás, ao por o carro a trabalhar de noite, a luz acendeu com o rodar da chave como é normal, e após o motor ficar em marcha, não apagou.
Andei em baixa velocidade e ao de leve, entre os 70 80km\h para casa. (20km)

No dia seguinte, a mesma coisa. Fui bulir, ela acesa, e eu devagar.
Depois no trabalho, reduzi a pressão da FSE para os 2.0bar (andava com ela a 3.3)
Andei mais um dia com essa pressão e tal.
Hoje, quando fui bulir, a mesma rotina, andar devagar, e a luz acesa.

Agora ao sair, meti a chave, carreguei no botão do conta-kilometros para activar o modo de teste.
Meti o motor em marcha e percorri todos os modos de teste. (de notar que com o modo led, ela depois desligou!)

Vim para casa, alternando mais modos de teste. Não encontrei nada que fosse de erro. Usei o tacómetro, e testei a cena da velocidade em milhas, tal como brinquei com a de km\h.

A luz sempre apagada, acelerei até aos 110 de ponteiro, desacelerei até aos 90, e segui o resto do caminho a 90\100.
Cheguei a casa, esperei e desliguei o carro.

Esperei uns 10 segundos, e liguei o carro. Primeira posição, acendem normalmente. Meti o motor em marcha, e ela desligou como se nada fosse.


O que penso, é que algum sendor, aliado á humidade nocturna da outra vez, com a pressão, batalhou o sistema e mantinha-a sempre acesa. Acho que a activação do modo de teste fez reler todos os valores, e voltar com os 'leds' à normalidade. Tal como recalculou os defaults com a pressão normal de gasolina, nos 2.0

Amanhã, vou ver o estado dos cabos e cenas dessas...
Pretty weird stuff.  :idiot2:
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Offline SandStorm

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #16 em: 28 de Outubro, 2008, 10:14:19 »
Resolvido e 100 euros mais pobre!
Diagnóstico: Falha  no 4º cilindro, bobine FDD.
Foi mudada, fiz um test-drive e está como à muito não o sentia. :)
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Offline PeterCross

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #17 em: 28 de Outubro, 2008, 17:11:07 »
Agora ao sair, meti a chave, carreguei no botão do conta-kilometros para activar o modo de teste.
Meti o motor em marcha e percorri todos os modos de teste. (de notar que com o modo led, ela depois desligou!)

Activar o modo de teste??? Que história é esta, Sand?  ??? ??? ???
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Offline Brunofig

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #18 em: 28 de Outubro, 2008, 20:26:45 »
Agora ao sair, meti a chave, carreguei no botão do conta-kilometros para activar o modo de teste.
Meti o motor em marcha e percorri todos os modos de teste. (de notar que com o modo led, ela depois desligou!)

Activar o modo de teste??? Que história é esta, Sand?  ??? ??? ???

É quando se vai ligar a ignição carregas-se no botão de por os km a zero e ligar a ignição. Corrigam.me se estiver enganado
« Última modificação: 28 de Outubro, 2008, 20:28:11 por Bruno_studio »
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Offline mluz

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #19 em: 22 de Fevereiro, 2009, 00:49:25 »
Boas,
Desta vez calhou-me a mim: luz do motor do tablier acesa permanentemente  :tickedoff:
Motor a falhar a baixa rotação quase a ir abaixo, e a não desenvolver. Como se um dos clindros se tivesse "apagado", e por vezes quase que a dar "rateres" pelo escape :-[
Só não verifquei as velas pq não consigo encontrar/comprar uma chave de velas de 16mm no fds.
Ainda passei pelo tipos da Midas, mas estes disseram-me logo que o melhor é ir à Ford. Honestos !
Pelo que 2ª de manhâ já tenho aonde ir largar euros... :tickedoff:
NOTA: O códigos de erro da centralina nenhum correspondia aos que aqui foram publicados. Se calhar esses códigos são para os Ford made in USA.

Offline kekebeba

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #20 em: 22 de Fevereiro, 2009, 09:51:01 »
Boas,
Desta vez calhou-me a mim: luz do motor do tablier acesa permanentemente  :tickedoff:
Motor a falhar a baixa rotação quase a ir abaixo, e a não desenvolver. Como se um dos clindros se tivesse "apagado", e por vezes quase que a dar "rateres" pelo escape :-[
Só não verifquei as velas pq não consigo encontrar/comprar uma chave de velas de 16mm no fds.
Ainda passei pelo tipos da Midas, mas estes disseram-me logo que o melhor é ir à Ford. Honestos !
Pelo que 2ª de manhâ já tenho aonde ir largar euros... :tickedoff:
NOTA: O códigos de erro da centralina nenhum correspondia aos que aqui foram publicados. Se calhar esses códigos são para os Ford made in USA.

Ora Bom Dia!

Amigo, isso "cheira-me" a bobine que entregou a sua alma ao criador.... estás com os mesmos sintomas que eu já tive no meu fiesta mk6... solução Bobine na ford nova e carro ficou novo!

Nota: o meu pai tem um focus e a certa altura o carro fez assim algo de género... foi a um electricista e tb bobine nova!! A verdadeira diferença entre a minha solução e a do meu pai... O PREÇO!!!! Na ford levaram-me perto de 300€ e ao meu pai não chegou a 150€! Convem referir, se não estou em erro, a bobine era da Bosch e foi colocada uma da mesma marca... mas em locais diferentes!!!! Há lá coisas do CAR#/"((/"&(/&....
« Última modificação: 22 de Fevereiro, 2009, 09:52:45 por kekebeba »

Offline SandStorm

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #21 em: 22 de Fevereiro, 2009, 12:09:01 »
a bobine para o meu mk6 foi 100 euros.
conselho de amigo, muda também as velas.
tinha mudado a bobine, e manti as velas velhas, e mandei a outra bobine para o galheiro
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Offline mluz

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #22 em: 23 de Fevereiro, 2009, 20:23:15 »
Confirmou-se na plenitude as vossas impressões:  O0
Na Ford substituiram-me: Bobine de ignição+4cabos+4velas = 314 aérios.
Mas agora, é outro carro... >:D que dá para disfarçar o vácuo que entrou na carteira.. :'(




Offline SandStorm

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #23 em: 23 de Fevereiro, 2009, 20:32:10 »
fóóóóónix, balúrdio  :o
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Offline FilipeP

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Re: Luz de aviso do motor acendeu...
« Responder #24 em: 10 de Junho, 2009, 18:55:28 »
boas,

venho desenterrar este tópico para esclarecer uma dúvida relativa a este assunto: ha uns meses tive um prob no meu carro ia eu na estrada a uma velocidade normal (aí uns 60kmh) e o carro começa a morrer, de tal modo que so saiu do sitio de reboque direito a ford(segundo me disseram estava a trabalhar so em 3 cilindros). Já na Ford, o diagnóstico é dado: bobine c'os porcos, venha uma nova+cabos de velas+velas.
Agora a minha dúvida: a peça que distribui a corrente (bobine, certo?) para os cabos de velas pode queimar assim do nada? é que não fiquei muito convencido com a explicação dada na marca e estou tentado a lá ir reclamar pois a luz do motor acendeu ha pouco tempo e ou eu mt me engano ou o problema do carro está novamente na mesma peça ou relacionado com... :o