O mais poderoso Ford da história: Shelby GT500

O carro mais potente da história, desenvolvido pela Ford Performance, com mais de 700 cavalos de potência e a mais rápida aceleração de um carro “street-legal” com a mais alta tecnologia nunca antes vista em qualquer Ford Mustang.
GT5006

“Carroll estava sempre a trabalhar no próximo Shelby mais rápido, acho que ele adoraria este Mustang mais do que qualquer outro”

Jim Farley, Presidente da Ford nos Mercados Globais.

O novo GT500 chega às ruas no outono de 2020 para se juntar ao seu irmão Shelby GT350, Este GT500 foi projetado para atacar em todas as frentes. Está programado para nas ruas produzir uma potência de mais de 700 cavalos através de sua primeira transmissão de dupla embreagem. Em pista, o desempenho melhora ainda mais graças ao seu chassi preparado para competição, aos pneus Michelin personalizados e aos maiores discos de travão dianteiro. Na rua, seu design aerodinâmico, ameaçador e as tecnologias de controlo de estabilidade e tracção da Ford Performance tornam cada momento ao volante uma aventura.

O carro de produção Ford mais potente de todos os tempos

Durante o processo de tornar o novo Shelby GT500 o Mustang de produção mais rápido de todos os tempos, o departamento Ford Performance criou uma transmissão exclusiva para oferecer novos níveis de potência e binário.

O Shelby GT500 começa com um motor supercharged de 5,2 litros em alumínio construído à mão. Para manter o ar de admissão mais frio e fornecer um centro de gravidade mais baixo, os engenheiros colocaram um compressor de 2,65 litros com intercooler ar-líquido colocado especialmente no cofre do motor junto do V8.

Para distribuir a potência e o binário para o exclusivo veio de transmissão de fibra de carbono, a Ford Performance aproveitou a aprendizagem da afinação da transmissão de dupla embraiagem do seu Ford GT. A equipa de engenheiros seleccionaram uma transmissão de embreagem dupla com cerca de  7 velocidades (TREMEC ®), que é capaz de efetuar a transição de mudanças em menos de 100 milissegundos – mais rápida do que qualquer caixa manual. Esta transmissão de dupla embreagem é projetada para vários modos de condução

Desempenho de um Mustang fora de série

A nova geração do Shelby GT500 foi criada a partir do Ford GT e Mustang GT4. Para aproveitar a potência e o binário do Mustang mais potente já fabricado nas ruas, é necessária tecnologia de ponta ao nível do chassis, pneus Michelin e travões Brembo ®

O Shelby GT500 aproveita a revista geometria da suspensão, uma nova direção hidráulica e molas helicoidais mais leves no eixo dianteiro e traseiro. O GT500 conta também com suspensão MagneRide ™ de última geração, junto com as mais recentes tecnologias avançadas de modo de direção da Ford Performance.

Os pneus Michelin Pilot Sport 4S personalizados pela Ford Performance e os pneus Pilot Sport Cup 2 mais agressivos apresentam compostos e pisos únicos. Para fornecer o poder de travagem suficiente, são adicionados travões de 420mm – o maior de qualquer Mustang normal – além de pinças de seis pistões Brembo maiores e mais rígidas.

Um design funcional e ameaçador sintonizado com o know-how da Ford Performance

São oferecidos para o novo Shelby GT500 dois pacotes especiais. Um pacote inclui um spoiler com aba da Gurney. Outro dos pacotes disponívels apresenta jantes de fibra de carbono de 20 polegadas equipadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 personalizados, spoiler GT4 de fibra de carbono ajustável e difusor. Nestas configurações, os bancos traseiros são removidos para reduzir o peso.

Graças a uma equipa multidisciplinar de designers, engenheiros da Ford Performance e colaboradores do mundo do desporto automóvel, novo GT500 tem um aspecto funcional quer para pista quer para andar nas ruas.

As grandes aberturas de na sua grelha e capô musculado combinam para um design ameaçador e aerodinâmico inspirado em aviões de caça modernos. Os guarda-lamas dianteiros mais largos do carro e as jantes específicas para este Shelby GT500 alinham-se proporcionalmente aos guarda-lamas traseiros.

Um novo spoiler traseiro e materiais compostos no difusor traseiro resultam numa gestão térmica adicional para aumentar o fluxo de ar em mais de 50%.

Mais tecnologia e conforto para o condutor

O cockpit construído propositadamente para Shelby GT500 possui materiais premium inspirados nas corridas e acabamentos. Estes acabamentos incluem painel de instrumentos de fibra de carbono e novas inserções em camurça Dark Slate Miko ® com costura acentuada nas portas. Os bancos de competição Recaro estão disponíveis com apoio lateral firme.

O novo Shelby GT500 possui um painel de instrumentos LCD a cores de 12 polegadas, juntamente um sistema de áudio premium B & O ® Play tal e qual como nas novas gamas Fordl. Tudo isso é controlado através de uma ecrã touch de 8 polegadas com o SYNC ® 3 SiriusXM e FordPass Connect ™ .

As novas cores para 2020 incluem Red Hot, Twister Orange e Iconic Silver para além das típicas listas na pintura.


Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Mais Artigos

Fiesta ST vs. Mini Cooper S

O Mini Cooper S desafiou o novo Fiesta ST para um arranque em pista. Qual deles o mais rápido? Veja tudo no video da Top Gear no nosso Blog

Ler Artigo