Uma aventura, em off-road, ao volante do novo Ford Puma MHEV

Podia ser uma aventura dos livros de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães mas não. Aqui só há um protagonista: o novo Ford Puma MHEV 1.0 EcoBoost num trilho off-road.
Uma aventura off-road com o Ford Puma MHEV

O novo Ford Puma ST-Line X 1.0 EcoBoost 125cv que fez parte do nosso comparativo entre a antiga geração e que ganhou recentemente o prémio Golden Steering Wheel 2020 na categoria Pequeno SUV, tem um modo de condução que nos intrigou bastante: o Modo de Trilho. 

Quem opta por ter um SUV tem grandes vantagens no que toca a versatilidade. A proposta da Ford torna-se a mais equilibrada deste segmento: um SUV híbrido com motor EcoBoost 1.0 de três cilindros, com variantes de 125CV e 155CV, apoiados pela tecnologia EcoBoost Hybrid de 48 Volts. Permitindo ter um crossover familiar económico e por outro lado ter um SUV com uma garra arrojada.

Os modos de condução do Ford Puma

Estando ao volante do novo Ford Puma, as sensações de prazer de condução vêem-se ainda melhoradas pelos Modos de Condução selecionáveis, ajustando-se ao estado de espírito do condutor ou mesmo às adversidades do caminho.

Esta tecnologia da Ford permite aos condutores ajustar a resposta do acelerador, do ESC (Controlo de Estabilidade), do controlo de tracção e, nas variantes automáticas, dos próprios timings das relações de caixa, de modo a corresponder às respostas e à performance nos diferentes cenários de condução.

Os Modos de Condução – “Normal”, “Eco”, “Sport”, “Escorregadio” e “Trilho” – permitem que os condutores adaptem a sua experiência de condução às condições de estrada, ao clima e ao tipo de terreno, tendo cada um deles uma exibição gráfica específica no cluster de instrumentos.

Cedemos à tentação e partimos à aventura de testar o Ford Puma num verdadeiro troço off-road. Escolhemos o Troço Off-Road do Autódromo Internacional do Algarve, enquanto decorriam os preparativos para o F1 Grande Prémio de Portugal.

Modo “Trilho” seleccionado e começa a nossa aventura.

Em aventura off-road com o novo Ford Puma MHEV 1.0 EcoBoost 125 cv

Entrar num trilho off-road com o Ford Puma ST-Line X MHEV é tarefa fácil, dado a sua elevada altura ao solo complementada com uma distância entre eixos e vias optimizadas que lhe permitem a exibir as proporções SUV com linhas atléticas e aerodinâmicas que lhe compõem o seu design.

O modo de condução em trilho fornece uma tração adicional, evitando que as rodas fiquem atoladas em areia ou pedra, possuindo uma resposta do acelerador mais passiva

O modo de condução trilho confere-nos uma confiança acrescida para brincadeiras mais agressivas off-road, mas atenção devemos ter sempre a consciência que não estamos perante um modelo com características de Ford Raptor. 

Situações em que encontremos desníveis acentuados, buracos demasiado fundos, águas mais profundas ou mesmo gravilha mais solta, podem tornar a brincadeira mais séria e danificar algo no Ford Puma. Há que ter ponderação no trilho que escolhemos e na sua dificuldade de acesso.

No final sabemos que para além de um veículo com um design moderno e um leque de avançadas tecnologias, temos um multifacetado Ford Puma que também nos servirá não só para umas brincadeiras off-road como também para poder fugir ao trânsito por aqueles atalhos que poucos conhecem e que poucos lá possam passar.