O novo Fiesta Active, para estrada ou fora de estrada?

[YouTube] Default Thumbnails (1)

Recebemos desta vez a primeira versão aventureira do Fiesta, o Active! Foi, a par com o Vignale, uma das novidades da gama Fiesta MK8. 

Comparado às outras versões esta tem cerca de mais 18mm de altura ao solo, faz-se acompanhar dos pára-choques com plásticos, jantes exclusivas e possibilidade de ter barras no tejadilho de fábrica. No interior pouco há a apontar… Não temos estofos em pele como o Vignale ou o volante desportivo como no ST-Line, mas em geral pouco muda. Uma nota negativa para a manete das mudanças que difere das outras versões.

A nossa versão tinha o bem antigo Moondust Silver (cor que podemos encontrar nos Fiestas anteriores, pelo menos a partir do MK3), sendo que faz um contraste muito giro com os plásticos. Mais uma vez uma versão de 5 portas, pois, e tal como o Vignale, é a única disponível nesta versão.  A motorização deste exemplar era a Ecoboost de 100cv, e aqui podemos dizer que foi talvez o ponto que mais deixou a desejar… Se calhar por já termos experimentado a versão de 125cv do Ecoboost e a versão de 120cv a Diesel, achámos que o carro poderia ser mais “ágil”… Mas afinal de contas, este carro até tem outro objectivo!

Não é um jipe, não é um 4×4 e não é para fazer “Offroad”… Mas dá para brincar um pouco! Não existe a preocupação daquela estrada de gravilha… Daquele bocado de lama no caminho para a quinta da nossa terrinha… A nosso ver, cumpre bem para aquilo que foi feito.

Tendo disponível um modo exclusivo a esta variante, o Escorregadio (para além do Normal e do Eco) este modo ajusta electronicamente o Controlo de Estabilidade e o Controlo de Tracção de forma a reduzir que as rodas derrapem e nota-se bem que faz efeito.

Quanto a nós, resta-nos dizer que, em suma… Foi o que mais nos divertiu e deu gosto e prazer de filmar, fotografar e conduzir! Em viagens a altura extra pouco se faz sentir, no entanto em fora de estrada, se não abusarmos, temos um pequeno brinquedo nas nossas mãos!

Fica assim a faltar-nos experimentar a última variante do novo Fiesta MK8, o ST! 🙂

Mais Artigos