O primeiro carro de rally elétrico é um Ford Fiesta

Totalmente elétrico e mais rápido do que qualquer Tesla, o Ford Fiesta ELECTRX, desenvolvido pela STARD é baseado no Ford Fiesta ST e irá entrar em competição já em 2020.
Ford Fiesta ELECTRX desenvolvido pela STARD

Com 612cv e 1.100 Nm com uma velocidade máxima de 240 km/h, o Ford Fiesta ELECTRX é desenvolvido pela STARD (Stohl Advanced Research and Development que faz parte do Stohl Group GmbH).

A STARD

A STARD é uma empresa especialista em pesquisa e desenvolvimento em desportos avançados de automobilismo, corrida e tecnologias de alto desempenho.

O Stohl Group GmbH foi fundado e pertence ao ex-campeão mundial do rali Manfred Stohl e é composto por três grandes departamentos de negócios que operam independentemente.

FORD FIESTA ELECTRX

O interior do Ford Fiesta ELECTRX
O interior do Ford Fiesta ELECTRX

O Ford Fiesta ELECTRX utiliza o novo kit EV da STARD com dois motores (Frente e Traseiro) com um LSD (diferencial de deslizamento limitado) integrado e uma distribuição de binário controlada eletronicamente. Os motores do Kit EV presente no Ford Fiesta ELECTRX é totalmente flexível e projetado para caber em qualquer tipo de carroçaria de carro de estrada do segmento B para cima, especialmente incluindo os cruzamentos de EV atuais e futuros .

A STARD prevê que o desempenho esteja acima do nível atual de carros de rally, apesar da utilização de um sistema muito económico e fácil de usar.

O Ford Fiesta ELECTRX é a interpretação da STARD de um futuro Supercarro EV para Rallycross, sendo mais limpo, mais rápido e especialmente mais barato do que as máquinas de hoje.

Este Ford Fiesta, é um dos vários carros que irão competir no “projekt E”, que, como o carro da STARD, deve ser o primeiro passo para mostrar e demonstrar o futuro totalmente elétrico do Rallycross e do desporto automóvel.