Ford planeia um Fiesta Elétrico

A Ford vai eletrificar toda a sua gama de veículos na Europa, inclusivé o Ford Fiesta. Num total de 40 propostas, todas as novidades chegarão até 2020.

A Ford revelou em comunicado que dos 40 novos modelos, 22 serão híbridos e 16 totalmente elétricos dos quais um novo SUV desportivo que será irá competir com os Jaguar I-Pace, Tesla Model X e o Mercedes EQC recentemente apresentado.

Desde o Ford Fiesta até à Ford Transit os novos modelos Ford contarão com versões híbridas, plug-in híbridas ou 100% elétricas.

Ford Fiesta MK7 eWheelDrive

Em 2013 a Ford em conjunto com empresa alemã Schaeffler Technologies, desenvolveu um Ford Fiesta MK7 totalmente elétrico e bastante versátil, em que no eixo traseiro, cada roda possuía um motor elétrico independente integrado e sem ligação mecânica (o eixo traseiro é apenas interligado pela respetiva barra de torção). No lugar do motor os engenheiros aproveitaram o espaço para colocar as baterias do Fiesta eWheelDrive. Este Fiesta de tração traseira desenvolve uma potência de cerca de 110 CV no total dos seus dois motores em cada roda traseira.

Será esta a base dos novos modelos elétricos e híbridos da gama Ford?