O Futuro está a chegar! Ford Fiesta EcoBoost Hybrid já em 2020

É já no próximo dia 2 de Abril que a Ford irá divulgar as novidades sobre a sua estratégia de electrificação, veículos comerciais e SUV, como parte da visão da companhia para a nova era de mobilidade.

Esta nova geração de veículos inteligentes para um mundo inteligente irá contribuir para um futuro mais limpo e mais silencioso, ao mesmo tempo que aporta os valores de marca Ford, em termos de confiança, acessibilidade e diversão de condução, aos novos veículos eléctricos.

A Ford dá hoje a conhecer a introdução, já no próximo ano, dos novos modelos Fiesta mild-hybrid de 48 volts e Focus EcoBoost Hybrid, processo que ajudará a Ford a disponibilizar, ao maior número de consumidores, uma das gamas mais abrangentes e completas dotadas dos benefícios da electrificação.

“Os nossos novos Fiesta e Focus EcoBoost Hybrid são exemplos do empenho da Ford para com a oferta, aos nossos clientes, de novos veículos, mais amigos do ambiente e sustentáveis, dotados de sofisticadas tecnologias e com valiosos serviços associados, sendo que para a semana, em Amesterdão, e também mais tarde teremos muitos mais exemplos a anunciar. Fomos muito longe no desenvolvimento de motorizações mild-hybrid para dois dos nossos modelos mais populares, soluções que irão ajudar os clientes a poupar dinheiro das suas carteiras, ao mesmo tempo que nos mantemos fieis à filosofia ‘fun to drive’ da Ford.”

Steven Armstrong, Vice-Presidente do Grupo e Presidente da Europa, Médio Oriente e África, Ford Motor Company

Fiesta e Focus electrificados

Os derivativos Fiesta EcoBoost Hybrid e Focus EcoBoost Hybrid irão integrar uma sofisticada arquitectura mild-hybrid, preparada para aumentar e eficiência no consumo de combustível, complementando a experiência fun to drive da Ford com performances mais potentes e melhor resposta do motor.

Um sistema integrado de arranque/gerador por correia (BISG) substitui o tradicional alternador, permitindo a recuperação e o armazenamento da energia que, geralmente, se perde durante a travagem e as descidas inclinadas, carregando uma bateria de iões de lítio, de 48 volts, refrigerada a ar.

O BISG também opera como motor, interagindo na perfeição com o bloco de três cilindros 1.0 EcoBoost, motor de combustão de baixa fricção*, usando a energia armazenada para fornecer assistência ao binário em condução normal e em aceleração, bem como no abastecimento dos sistemas eléctricos auxiliares do veículo.

A assistência eléctrica ao binário ajuda a garantir uma performance mais robusta e ágil, particularmente nas baixas rotações do motor, garantindo uma experiência de condução mais flexível e conectada. O BISG também permitiu aos engenheiros da Ford aumentar a potência do motor EcoBoost, de 1,0 litros, com um turbo maior, atenuando o denominado turbo-lag.

“O nosso motor 1.0 EcoBoost já provou que eficiência de consumos e performance podem coexistir. A nossa tecnologia EcoBoost Hybrid eleva o processo a um novo patamar. Acreditamos que os clientes irão apreciar a suavidade imediata da entrega de potência dos nossos motores EcoBoost Hybrid, bem como o menor número de vezes que terão de se deslocar a um posto de abastecimento.”

Roelant de Waard, Vice-Presidente, Marketing, Vendas & Serviço, da Ford Europa

Recorde-se que, no início do ano e em complemento a estes novos Fiesta e Focus EcoBoost Hybrid, foi desvendado o novo Mondeo Hybrid, na variante de carroçaria wagon, integrando uma arquitectura full-hybrid que proporciona uma requintada experiência de condução gasolina/eléctrico, numa atraente alternativa às motorizações diesel. A Mondeo Hybrid wagon é a única carrinha full-hybrid disponível no segmento dos grandes familiares.

A Ford também está a introduzir soluções mild-hybrid para melhorar a eficiência de combustível dos furgões Transit de 2 toneladas e Transit Custom, bem como do Tourneo Custom de transporte de passageiros (com 8 ou 9 lugares), propostas que irão estar à venda mais tarde este ano.

No início do presente ano a Ford anunciou que cada uma das suas gamas de modelos, lançadas a partir do novo Focus, passaria a incluir uma ou mais variantes eletrificadas. Nesse grupo incluem-se novos modelos e novas versões de veículos existentes. Do Fiesta à Transit, a gama de modelos estará disponível em variantes mild-hybrid, full-hybrid, plug-in hybrid ou em versões 100% eléctricas.