A Ford sempre desempenhou um papel fundamental nos vídeojogos, garantindo que os veículos do mundo real são reproduzidos o mais fielmente possível nos diferentes jogos.

Agora, a Ford está a aplicar nos seus processos internos tudo o que aprendeu coma crescente área do Gaming. Estas técnicas ajudam a eliminar os obstáculos que podem surgir no trabalho remoto permitindo uma colaboração eficaz, independentemente da distância física.

Os engenheiros constroem simulações que lhes permitem aferir o nível de utilidade que os clientes encontram nas novas tecnologias, enquanto os designers utilizam animações para criar protótipos virtuais. Nesse sentido, a Ford, inclusivamente, concebeu um veículo em colaboração com a comunidade gaming.

Virtual Customer Clinic

Ecrãs gigantes e trabalho em equipa

Trabalhar em diferentes locais pode ser um desafio para a colaboração entre os designers, especialmente se não conseguirem aceder aos veículos ou aos componentes em que estão a colaborar. A Ford instalou ecrãs gigantes LED nos seus estúdios de design em Dunton, no Reino Unido, e em Colónia, na Alemanha.

Com quase dois metros de altura e cinco metros de largura, os ecrãs gigantes (Powerwalls) apresentam desenhos de veículos à escala de 1:1. As equipas de design podem analisar linhas, formas, sombras e reflexos em sessões colaborativas, semelhantes à forma como uma equipa de esports joga em conjunto, trabalhando para um objetivo comum.

Recorrendo à videoconferência e à realidade virtual, a equipa é apresentada numa secção do Powerwall, sendo que todos podem dar feedback e fazer alterações ao veículo em tempo real.

A forma como estamos a transformar a forma como concebemos os nossos produtos e serviços é realmente excitante, com o gaming a desempenhar um papel integral na progressão da nossa criatividade e pensamento, tentando chegar a novos patamares. Isto integra também os nossos Experience Labs in Design (Laboratórios de Experiência em Design), recentemente implementados, onde a integração dos conceitos associados ao gaming é um fator-chave para a criação, no futuro, de experiências excecionais para os nossos clientes

Amko Leenarts, Diretor de Design, Ford Europa