Ford Fiesta
O FORD FIESTA
O nascimento de um dos modelos mais carismáticos do mundo automóvel foi em 1976
O Ford Fiesta começou a suscitar a curiosidade de todos ainda nem sequer se encontrava na linha de montagem. Toda a especulação sobre o novo modelo só terminou quando Henry Ford II anunciou a verdadeira designação do modelo, numa conferência de Imprensa em Detroit, em Dezembro de 1975.
Ford Fiesta MK1
(1976 - 1983)
Ford Fiesta MK2
(1983 - 1989)
Ford Fiesta MK3
(1989 - 1996)
Ford Fiesta MK4
(1995 - 1999)
A maior alteração ocorreu na mecânica, recebendo novos motores Zetec a gasolina, tendo estado disponíveis no nosso mercado o bem sucedido 1.25, sempre com boas críticas por parte das revistas da especialidade e pelos próprios proprietários graças à sua elasticidade e força.
O Fiesta MK4 contou também com o motor 1.4 de 90cv tendo este motor tido muito pouca saída no mercado português.
O motor Diesel 1.8 foi ligeiramente verificado recebendo então a designação Endura DE, e posteriormente houve versões dotadas com turbo, equipando a bem sucedida gama de comerciais Boss Turbo e TDDi.
Estava disponível no mercado português com os equipamentos Studio, Techno e Ghia. Nas camadas mais jovens, o Techno foi sempre o mais apetecido, estando equipado com bancos com apoio lombar melhorado, jantes de liga leve de 4 braços com pneus 185-55-14, faróis de nevoeiro, painel de instrumentos com fundo branco entre outros. O Ghia era a versão mais luxuosa, possuindo bancos em veludo, uma grelha frontal com acabamentos estilo vidro, entre outros.
Ford Fiesta MK5
(1999 - 2002)
Ford Fiesta MK6 & 6.5
(2003 - 2008)
Os níveis de equipamento no nosso mercado eram o Ambiente, Trend, Ghia e ST. Em meados de 2005, o nível Trend foi substituído pelo X-Trend, que incluía a grelha cromada do Ghia, uma consola central com acabamentos cinza e piscas laterais brancos, entre outros. O MK6 distingue-se dos seus antecessores na segurança, dispondo de série de ABS, Airbags laterais para o condutor e passageiros. A célula de sobrevivência deste carro garantiu-lhe as 5 estrelas nos testes de colisão da Euro NCAP, sendo uma positiva evolução.
As capacidades dinâmicas do novo chassis deste carro, aliado a exclusivas suspensões frontais com braços em L garantem-lhe uma soberba eficácia dinâmica, tendo sido o melhor do segmento. O Ford Fiesta ST é a versão mais desportiva desta geração, dotado com um motor sobrealimentado de 2.0L, com 150cv capaz de o levar a velocidades de 210km\h (anunciada). De visual detinha pára-choques desportivos, jantes de 17”, saias laterais, bancos desportivos com acabamentos em pele, o logótipo ST no volante e em opção faixa dupla estilo GT no exterior do carro.
Ao longo da sua produção, o interior do MK6 também sofreu algumas alterações. Os primeiros MK6 tinham um quadrante escuro, com ponteiros laranja, e indicador digital para a temperatura e gasolina. A ligeira remodelação trouxe um quadrante com aros cinza, ponteiros vermelhos e o indicador digital de gasolina e temperatura foi revisto, sendo mais preciso.
Em Novembro de 2005, foi introduzida a versão facelift do MK6, conhecida como MK6.5. O Fiesta manteve a mesma mecânica, mas a nível de visual, contou com novos pára-choques mais arredondados, faróis com desenho diferente, tal como os farolins posteriores, estes contando com duas luzes de retro-nevoeiro e duas de marcha-atrás, ao contrário da versão pré-facelift que dispunha uma de cada. O interior dispunha agora de plásticos mais macios ao toque, e o painel de instrumentos foi alterado, tendo agora indicadores de temperatura e gasolina analógicos, numa disposição semelhante à encontrada no Focus MK2.
Novos extras incluem espelhos com recolhimento eléctrico, computador de bordo, comandos de voz, Bluetooth, leitor de MP3, ESP e uma nova escolha de pinturas metalizadas.
Mais tarde, em meados de 2006, apareceu a gama “Connection”, utilizando os mesmos pára-choques do ST, que apesar de dotarem os carros com um bom visual, retirou alguma exclusividade ao design do ST.
A gama “Connection”, devido ao seu alargado sucesso, deu lugar à gama Zetec, mantendo o carro com aparência desportiva, cativando os compradores mais jovens
Ford Fiesta MK7 & 7.5
(2009 - 2017)
Ford Fiesta MK8
(2017 - 20??)

Business

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Active & Active+

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ST
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