Garagem do Clube

Autor Tópico: Acidente  (Lida 8980 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Deelite

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 65
  • Feedback: +0/-0
Acidente
« em: 09 de Agosto, 2017, 17:36:23 »
Tive um acidente em que a culpa foi do outro condutor. Esteve lá a polícia que tirou medidas e procedeu ao teste de alcoolemia sendo que este acusou 0.00 para ambos os condutores.
Entretanto foi feita uma peritagem e o mestre da oficina disse que a reparação ficaria em volta de 1.500(!!!!!!) euros e que provavelmente iam dar perda total do carro por ser "velhinho" Ora o acidente foi ligeiro como se vê nas fotos e por dentro apenas arcou ligeiramente o radiador. O carro funciona como dantes. Mais, 1.500 com material pirata porque se for original é muito mais.
PS - O farelo que se vê no chão era do carro. O Fiesta não pinga nada, nem água nem óleo.

Eu acho isto uma afronta. Então se eu tivesse 80 anos já não "compensava" ser operado? O carro por ter quase 20 é para abater? E eu ando de transportes públicos?

Gostava de ouvir as vossas opiniões.



« Última modificação: 09 de Agosto, 2017, 17:42:09 por Deelite »

Offline tddif2000
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2364
  • Feedback: +0/-0
Re: Acidente
« Responder #1 em: 09 de Agosto, 2017, 19:22:44 »
Vais a sucata e compras tudo o que precisas, se tiveres jeito montas é só precisas de pagar a pintura.

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk


Offline André Mira

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5803
  • Feedback: +8/-0
Re: Acidente
« Responder #2 em: 10 de Agosto, 2017, 09:47:26 »
Sim é fazer o que o tddif2000 disse. Embora no entanto peças o valor de reparação que eles têm de dar. Já compensa para ires buscar peças e ainda sobra.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re: Acidente
« Responder #3 em: 13 de Agosto, 2017, 19:45:33 »
A minha batida foi menos grave que essa e a reparação foi bem acima dos 1000€, por isso, esse valor orçamentado não escandaliza.

Se te considerarem o carro Perda Total, recebes indemnização, ficas com ele e com o dinheiro que recebes arranjas material na sucata, como já referiram.

Sim é fazer o que o tddif2000 disse. Embora no entanto peças o valor de reparação que eles têm de dar. Já compensa para ires buscar peças e ainda sobra.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk



Presi, as seguradoras não dão o valor de reparação. As seguradoras indemnizam pelo valor venal do carro à data do acidente.

Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re: Acidente
« Responder #4 em: 13 de Agosto, 2017, 19:58:05 »
Ainda assim, podes e deves junto do gajo da oficina tentar que arranjem material da concorrência para evitar a Perda Total. Infelizmente o teu carro não deve valer mais do que 700 paus...

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Acidente
« Responder #5 em: 13 de Agosto, 2017, 21:14:28 »
Capot e guarda-lamas de uma sucata são baratos. Mesmo que antes com o carro tipo papagaio por uns tempos.
O resto não sei.

Sent from my A1-810 using Tapatalk


Offline Deelite

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 65
  • Feedback: +0/-0
Re: Acidente
« Responder #6 em: 14 de Agosto, 2017, 18:25:58 »
Ainda assim, podes e deves junto do gajo da oficina tentar que arranjem material da concorrência para evitar a Perda Total. Infelizmente o teu carro não deve valer mais do que 700 paus...

Eu dei 900 há um mês  :'(
Ninguém merece...

Offline André Mira

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5803
  • Feedback: +8/-0
Re: Acidente
« Responder #7 em: 15 de Agosto, 2017, 13:31:17 »
A minha batida foi menos grave que essa e a reparação foi bem acima dos 1000€, por isso, esse valor orçamentado não escandaliza.

Se te considerarem o carro Perda Total, recebes indemnização, ficas com ele e com o dinheiro que recebes arranjas material na sucata, como já referiram.

Sim é fazer o que o tddif2000 disse. Embora no entanto peças o valor de reparação que eles têm de dar. Já compensa para ires buscar peças e ainda sobra.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk



Presi, as seguradoras não dão o valor de reparação. As seguradoras indemnizam pelo valor venal do carro à data do acidente.
Certo! É isso! Valor venal da viatura. Pois se fosse o valor da reparação estávamos bem. :)

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re: Acidente
« Responder #8 em: 15 de Agosto, 2017, 13:34:03 »
Nem mais.

Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re: Acidente
« Responder #9 em: 15 de Agosto, 2017, 13:37:44 »
Ainda assim, podes e deves junto do gajo da oficina tentar que arranjem material da concorrência para evitar a Perda Total. Infelizmente o teu carro não deve valer mais do que 700 paus...

Eu dei 900 há um mês  :'(
Ninguém merece...
Opa, que treta mesmo...
Mas fica com o carro (que é teu) e esclarece à seguradora isso mesmo, o valor que deste por ele e tenta forçar que te paguem perto dos 900€.

Offline Deelite

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 65
  • Feedback: +0/-0
Re: Acidente
« Responder #10 em: 18 de Agosto, 2017, 21:37:51 »
Então é assim, passado quase mês e meio do acidente e depois de vários emails, recebi hoje a resposta da seguradora que considera a reparação inviável sendo que os valores são os seguintes:

Valor venal: 730.00
Valor do salvado (sucata/abate): 151.00
Valor da indemnização: 579.00

Eu não percebo nada disto e em conversa com um pintor auto ele disse que eu posso "exigir" que a seguradora me compre ouro carro, igual, do mesmo ano e nas mesmas condições que o meu. Não sei mas isso parece-me um bocado estranho.
O que me aconselham a fazer?

Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re: Acidente
« Responder #11 em: 24 de Agosto, 2017, 13:42:24 »
O valor da indemnização de 579€ é para o caso de ficares com o salvado e assim teriam de deduzir o respectivo valor (151€). Esta será a melhor opção. Com os 579€ vais à procura de material. Se eventualmente entregasses o salvado à seguradora, eles pagavam-te a totalidade da indemnização (730€).

Aconselho-te a veres se há anúncios da internet em que um Fiesta semelhante ao teu valha mais do que o valor que te estão a propôr. Assim pressionas a seguradora a subir um pouco a indemnização.

Sobre o que te disse o pintor... A seguradora não compra carros para os lesados que viram o seu carro ser considerado Perda Total.

Lê este artigo retirado do Decreto-Lei que regulamenta a resolução de acidentes nos casos de perda total para te inteirares do que estamos a falar:

Artigo 41.º
Perda total
1 — Entende -se que um veículo interveniente num acidente
se considera em situação de perda total, na qual a
obrigação de indemnização é cumprida em dinheiro e não
através da reparação do veículo, quando se verifique uma
das seguintes hipóteses:
a) Tenha ocorrido o seu desaparecimento ou a sua destruição
total;
b) Se constate que a reparação é materialmente impossível
ou tecnicamente não aconselhável, por terem sido
gravemente afectadas as suas condições de segurança;
c) Se constate que o valor estimado para a reparação dos
danos sofridos, adicionado do valor do salvado, ultrapassa
100 % ou 120 % do valor venal do veículo consoante se
trate respectivamente de um veículo com menos ou mais
de dois anos.

2 — O valor venal do veículo antes do sinistro corresponde
ao seu valor de substituição no momento anterior
ao acidente.
3 — O valor da indemnização por perda total corresponde
ao valor venal do veículo antes do sinistro calculado
nos termos do número anterior, deduzido do valor
do respectivo salvado caso este permaneça na posse do
seu proprietário, de forma a reconstituir a situação que
existiria se não se tivesse verificado o evento que obriga
à indemnização.

4 — Ao propor o pagamento de uma indemnização com
base no conceito de perda total, a empresa de seguros está
obrigada a prestar, cumulativamente, as seguintes informações
ao lesado:
a) A identificação da entidade que efectuou a quantificação
do valor estimado da reparação e a apreciação da
sua exequibilidade;
b) O valor venal do veículo no momento anterior ao
acidente;
c) A estimativa do valor do respectivo salvado e a identificação
de quem se compromete a adquiri -lo com base
nessa avaliação.
5 — Nos casos de perda total do veículo a matrícula
é cancelada nos termos do artigo 119.º do Código da Estrada.


Boa sorte na resolução disso. O0
« Última modificação: 24 de Agosto, 2017, 13:44:11 por Pedro7 »

Offline Deelite

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 65
  • Feedback: +0/-0
Re: Acidente
« Responder #12 em: 07 de Setembro, 2017, 18:50:17 »
Entreguei uma carta com o pedido de reavaliação atribuído no dia 29 de Agosto. Juntei um orçamento de uma oficina que em principio será mais vantajoso que o da peritagem. Disseram-me que em 2 ou 3 dias me respondiam. Hoje já estamos a 7 de Setembro e nada.
Continuo a circular com o carro como se vê nas fotos, a arriscar-me a levar um selo da PSP.

Tenho os valores das peças de uma casa. Por um lado arrependo-me de não ter aceite os tais 579.00. Nesta altura já tinha o carro como deve ser. Enfim, vamos ver como se desenrola esta novela...

PS - Grato por todas as opiniões  O0