Isso é um assunto interessante
Há uns anos, era mt lixado, pq as taxas de importação eram sempre relativas á cilindrada e ano do carro e eram altissimas...
Sei disso, pq na altura os meus pais importaram um jipe (Nissan Terrano 2.7TD... no total pagámos mais de 3 mil euros, e teria sido mais se na altura não tivesse havido um regime especial para carros desse género (off-road)...).
Depois PT foi obrigado pela UÉ a alterar esse regime ilegal para umas taxas mais moderadas.
Julgo que agora apenas pagas um valor mais reduzido, e claro, não pode ser cobrado o IVA duas vezes.
O que pesa mais, é os custos de legalização.
Teoricamente podes fazer tu mesmo, mas é complicado, portanto quase toda gente dá isso a alguém para fazer. Ai os preços vão, no minimo, de 500 euros, até 1500 euros ou mais, dependendo da pessoa...
Mas lá está, como é novo, penso q não se trata mesmo de importação, ou seja, não deves pagar taxa, apenas mesmo os custos de legalização...
Portanto, penso que por, vá, uns 1500 euros fazes a Fiesta :cool:
Mas isso sou eu a dizer com limitada sabedoria acerca do assunto, atenção... convém fazerem umas pesquisas ou pedir conselhos a alguém q sabe mesmo...
A pergunta 4 tb te posso responder: acho q há um prazo de prai 3 meses ininterruptos ou coisa asism, q podes circular legalmente com um carro com matricula de outro país da UÉ.
Depois tens de sair do país pelo menos por x tempo (nao me lembro de quanto) ou então importar o carro...