Garagem do Clube

Autor Tópico: Apresentação ao Fórum  (Lida 275 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline HugoGuilherme

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 45
  • Feedback: +0/-0
Apresentação ao Fórum
« em: 14 de Dezembro, 2015, 10:17:15 »
Olá malta. Sou o Hugo Guilherme, tenho 34 anos, resido em Santa Iria de Azóia (Arredores de Lisboa) e cá estou eu no fórum!

Já tinha dado algumas espreitas por diversas vezes mas só agora decidi registar-me pois encontro-me agora possuidor de um Ford Fiesta e penso que esta é uma boa forma de trocar ideias ou até obter algumas ajudas no que toca a DIY.
Pois bem, tenho um velhinho Fiesta 1.1 Ghia de 5velocidades, de 1987. O carro tem agora cerca de 108 mil km.

Posto isto, aqui vai um resumo da brincadeira em que me meti!  :)

Era um carro que estava parado há cerca de 2 anos e meio na garagem, sendo que segundo o papel das revisões, fez apenas 3800 km nos últimos 7 anos. (Entretanto já fiz mais perto de 2 mil).
O carro pertencia ao meu avô que faleceu no início deste ano. Sei que ele foi o segundo dono mas pelo que sei o anterior dono era uma senhora que também possuía garagem!

Tem alguns toques aqui e ali, feitos pelo meu avô a entrar ou sair da garagem, coisa que não é fácil devido ao acesso!

Os cerca de 106 mil km que ele tinha foram feitos na zona centro do país, entre aldeias e vilas, e muito raramente fazia quaisquer viagens.
Quando as fazia era para ir a Coimbra e isso ficava a apenas 60 km de distância. Concluo portanto que este carro nunca soube sequer o que é um "Para / Arranca" de trânsito de cidade!

O carro tinha problemas de arranque e funcionamento há vários anos, mas como era já raro ser utilizado, foi sempre aquela coisa do "deixa andar" até agora!

Passou na inspecção quase "limpinho" (não a tinha feita).
O funcionário do centro de inspecções assegurou-me que o carro estava em excelente estado e que muito raramente via um carro com aquela idade naquelas condições.
Disse-me que as emissões de CO2 estavam perto dos valores anunciados pela marca aquando do fabrico, que isso era até estranho para um carro com 28 anos, e disse que não havia quaisquer folgas ou problemas com amortecedores: Tendo referido que os amortecedores teriam sido trocados pois lhe pareciam novos, e que os foles tamb~em não eram de origem!
Tudo ok até aqui! Mas uma das rodas de trás travava mal (travão de pé) e o travão de mão também travava mal numa das rodas (a roda contrária à que travava mal com o travão de pé).

1º passo > Pneus!
O carro tinha uns pneus quase "podres"! Atrás tinha uns Fedima (risos) que metiam medo!
Ao 2º dia apanhei chuva e perdi o controle da traseira do carro por QUATRO vezes no mesmo dia quando circulava a cerca de 45/50 km/h!

Decidi calçar o Fiesta para já com uns semi-novos que foram uma bagatela, sendo que os de trás até são mesmo novos apesar de estarem no meio dos outros!
Pneus de Inverno, Polacos atrás e Holandeses à frente!
Decidi também reduzir o tamanho dos pneus, coisa que até diferia do livrete, ainda que fosse apenas numa medida, o que permite sempre passar na inspecção mas com a anotação "ligeira"!

O carro tinha uns 165, creio que 60 na altura, em jantes 13. Reduzi para 155 que é a medida de origem (com a mesma altura) pois não só não se justifica ter 165 para um carro de apenas 780 kilos (a aderência é mil vezes melhor agora do que com aqueles pneus velhos que já eram plástico e não borracha), como os 165 me iam aumentar o consumo de combustível!

Meter o carro a trabalhar era um castigo! E com frio e humidade então era mentira! Simplesmente não pegava!
Ele também falhava imenso a frio, e quando estava quente desligava-se do nada!
Tendo ido buscar o carro há pouco tempo e ainda com bastante calor, estes problemas começaram a agravar-se recentemente!

Como tenho o bichinho DIY em tudo (tudo mesmo), decidi meter mãos à obra e poupar umas centenas de euros em oficinas!
Decidi então comprar uma série de peças numa loja que felizmente faz o preço a cerca de metade de todas as que conheço e meter mãos à obra!

Mudança de óleo > um filme indiano!
O óleo e Filtro estavam no carro há anos! O parafuso levou-me uns bons 20 minutos a tirar e só saiu comigo aos murros ao roquete!
Fiquei com a mão inchada e bem dorida só para realizar esta tão simples tarefa!
O filtro de óleo estava quase que soldado! recusava-se a sair! Nem com a velha técnica de o furar de um lado ao outro pois não havia espaço para o fazer em condições!
Foi necessário desmontar a bomba de óleo, coloca-la num torno, e só aí com o filtro furado de um lado ao outro como um ferro grande é que ele descolou da bomba de óleo e nem assim foi fácil!

Coom referi, o carro falhava mas não era um falhar que fosse de explosão mal feita! Da mesma forma que a tentar mete-lo a trabalhar não dava ideia de problemas de velas ou distribuidor pois não havia quaisquer ameaças de pegar!
(de salientar que antes de fazer a viagem para Lisboa as velas e distribuidor foram limpas!)

O Módulo de Ignição, fruto do mau trabalhar e das "desligadelas" em pleno andamento, foi mais uma pequena dor de cabeça pois apesar de serem apenas 2 parafusos, o acesso a eles é impossível sem se rodar o distribuidor!
Custou mais foi. Levou um novo!
Apesar disto, do carro já nem falhar a frio e já não se desligar a quente, pegar era castigo, e como tal levou uma bobine de de ignição nova!
Meti velas novas, Filtro de ar, filtro de óleo, e falta-me trocar o filtro de gasolina pois honestamente ainda nem sei onde ele está!
Presumo que seja junto ao depósito, o que requer levantar o carro!

Mudei também os 3 tubos de borracha do combustível, pois 2 deles tinham já pequenas fugas. O que entra na bomba de gasolina, o que vai da bomba ao carburador, e o que faz o retorno para o depósito!

Tive mais um filme indiano para montar um rádio que comprei entretanto pois o carro tinha um rádio mega mega antigo completamente manual (não o de origem)!
Uma vez que o carro não tem positivo permanente e o isqueiro funciona sem chave, puxei daí mesmo o positivo permanente para não perder as memórias do rádio!

Posto isto, posso dizer que até à data já troquei:

- 3 tubos de gasolina + abraçadeiras;
- 2 bombitos de travão;
- 1 Módulo de Ignição;
- 1 bobine de ignição;
- 4 velas de ignição;
- 1 Filtro de Gasolina;
- 1 Filtro de óleo;
- 1 Filtro de ar;
- 1 rolamento traseiro;
- cabos de velas;
- placa do distribuidor.


O termostato é recente, pelo que resolvi manter a peça!
O próximo passo será comprar e trocar a bomba de água e todos os 7 tubos de borracha por onde a água circula. Não aparentam estar nas últimas mas eu não vou ficar à espera que algum rebente e me dê cabo do carro para o fazer!

Devo também trocar a correia do alternador. Não que ela esteja má pois apesar de ter 7 anos, fez apenas 5 mil km a rodar e o carro esteve sempre numa garagem!

O motor não tem quaisquer babas de óleo no cárter oui no bloco. Tem apenas algumas ligeiras babas junto dos parafusos da tampa das válvulas, o que não é de todo grave!
Tenciono também trocar essa junta!

Ele está a beber um pouco de óleo, mas creio é normal num motor antigo, e também porque meti óleo 10W 40. Daqui a mais 1 mês ou 2 vou trocar novamente o óleo e filtro e meter então um 15W40.

Falando ainda do circuito de água, que estava mesmo com água (que erro...), antes de fazer a viagem para baixo também desliguei o tubo de baixo do radiador, e meti o carro a rodar com água e vinagre, isto depois de dar um aperto nos tubos de borracha para soltar aquela borracha seca do interior!
Quando ele aqueceu mandei tudo fora (escuro que nem noite), e meti água limpa consecutivamente até a água começar a sair clarinha!
Só aí é que meti anti congelante e fechei o circuito quando ele começou a sair pelo tubo!

Pretendo repetir isto brevemente pois imagino que o anti congelante tenha limpo o resto da porcaria que por lá andava!

E... Para já acho que é só! Para quem teve pachorra de ler todo este texto, um obrigado. :)

« Última modificação: 21 de Dezembro, 2015, 01:09:39 por HugoGuilherme »

Offline Fiesta Club Portugal
  • Administrador.
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4435
  • Feedback: +0/-0
Apresentação ao Fórum
« Responder #1 em: 14 de Dezembro, 2015, 10:17:15 »
Sê bem vindo ao Fiesta Club Portugal HugoGuilherme


Antes de mais obrigado pelo teu registo.

Contamos com a tua contribuição para o nosso fórum, onde tens diversos quadros de diversa informação.

Nestes diversos quadros poderás colocar dúvidas, debater ideias, colocar sugestões, etc.
Poderás também apresentar-nos o teu carro (na Garagem do Clube) e informares-te sobre os encontros regulares realizados entre os membros do Clube

Aproveita e junta-te a nós também através da nossa página de Facebook.


O0

Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re: Apresentação ao Fórum
« Responder #2 em: 15 de Dezembro, 2015, 03:00:58 »
Muito bem vindo Hugo!

A tua presença no Fórum vai de certeza ser uma mais valia, a avaliar pelos textos detalhados que fazes... Impecável! ;)

Saudações Fiesteiras!

Offline HugoGuilherme

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 45
  • Feedback: +0/-0
Re: Apresentação ao Fórum
« Responder #3 em: 21 de Dezembro, 2015, 01:10:56 »
Muito bem vindo Hugo!

A tua presença no Fórum vai de certeza ser uma mais valia, a avaliar pelos textos detalhados que fazes... Impecável! ;)

Saudações Fiesteiras!

Obrigado Pedro. Tenho postado sobre os updates ao "Bolinhas" na secção "Garagem do Clube > Fiesta 1983 - 1989".

Abração ;)