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Autor Tópico: Regras do Fórum  (Lida 6556 vezes)

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Regras do Fórum
« em: 18 de Janeiro, 2013, 16:46:12 »
Estas regras destinam-se a ser lidas por todos os membros do fórum, quer sejam novos users ou users antigos. Haverá sempre duas vertentes: os que acham que os posts devem ser moderados, editando ou corrigindo aquilo que considerem estar fora do âmbito do assunto e os que acham que deve haver uma atitude mais radical, pura e simplesmente apagando os mesmos. O facto de algum user não ler as regras, não o absolve do facto de em qualquer momento violar alguma das regras. Pedimos assim, (administrador e equipa de moderadores) que dedique algum tempo à sua leitura. O facto de existirem regras não é com o objectivo de tornar este local restrito ou de ter um sistema de administração mais tirano, mas sim o objectivo é não ter tanto lixo no forum e posts sem sentido e sem contribuirem nada para o objectivo do site.

1. Moderação de posts.

Os posts menos próprios, com difamações, insultos, linguagem imprópria etc, serão moderados, pois de qualquer forma contribuem para um menor interesse e qualidade do fórum. Qualquer user pode questionar sobre o porquê de determinado post ou tópico ser editado ou apagado. Essa acção deve contudo ser feita por private message e nunca abrindo um tópico para o efeito. Primeiro porque não terá qualquer efeito e os moderadores e administrador não responderão nesse tópico e será moderado. Podem contudo ser feitas sugestões e elas serão certamente bem vindas na secção correcta do fórum.

2 Avisos e bloqueio de users.

Avisos serão feitos sempre que possível em privado por private message ou no referido tópico se houver uma atitude generalizada que vá contra as normas. Não é objectivo dos moderadores julgar nenhum user pelas atitudes no fórum. Mas o exercer da moderação é importante para a manutenção do fórum dentro dos níveis de qualidade que o Fiesta Club Portugal se propõe a cumprir. Quando um utilizador é banido é no sentido de remover algo que prejudica a qualidade e imagem do fórum. Nem todas as ofensas e desrespeito pelas regras acabarão no bloqueio do user. Se um user participa no fórum à 1 ano, com centenas de posts e em determinada altura falta às regras, será visto como um incidente, será avisado certamente e o post moderado. Se alguém mantiver um comportamento ofensivo repetidamente, então o lugar desse user não é o fiestaclubportugal.org. Não será visto como uma punição, mas como um meio para remover uma causa de atritos entre utilizadores ou para melhorar a qualidade dos conteúdos. Lembro a todos que ao se registarem concordaram com as regras do fórum, ao escolher a opção ‘I Agree’.

3. Respeito.

Todos os utilizadores do fiestaclubportugal.org devem ser tratados com respeito. Especialmente os moderadores que têm um trabalho adicional e tentam manter o fórum dentro das regras definidas.

4. Novos utilizadores.

Existem limitações para novos utilizadores ao nível de colocação de posts em determinadas áreas, com a intenção de tornar este forum um local de convívio mais sério e mais seguro:
não tem acesso a certos quadros considerados mais "sensíveis", e nos restantes quadros não poderá colocar novas mensagens, excepto no quadro da Apresentação.
Terá portanto de decidir qual é a forma como vai querer participar neste forum:

-> como utilizador normal com todos os direitos e acesso a todos os foruns, participando activamente, neste caso será obrigatória efectuar a sua apresentação na devida secção (basta primeiro nome, localidade e provavelmente vai querer indicar o carro que conduz), depois da qual fica automaticamente com acesso total ao forum.

-> como utilizador "anónimo", participando meramente como espectador, tirando partido da imensa informação contida no forum, pois está sempre habilitado á leitura e pesquisa dos quadros mais importantes e interessantes.

Poderá tomar essa decisão a qualquer altura.

Em qualquer caso, é obrigatória a leitura atenta das regras. Enquanto que os moderadores terão especial cuidado e tolerância na moderação de users antigos, com os novos users não haverá esse cuidado. Se um utilizador mal se regista começa logo a causar problemas, então será avisado, e se o aviso não surgir efeito, será banido sem qualquer tipo de discussão. Se o utilizador não consegue cumprir as regras que acabou de concordar ao se registar, então o fiestaclubportugal.org não é o local para ele. Sempre que se identificar a criação de um login apenas para emitir uma opinião diferente ou para criar ou continuar conflitos, esse user será apagado.
As regras acabadas de descrever no ponto 4, também se aplicam a antigos users que, por algum motivo, abandonaram o fórum e agora decidem regressar, quer sobre o mesmo "nickname" ou pela criação de um novo.

5. Inicio de tópicos.

Deve ser dada especial atenção à abertura de novos tópicos, especialmente quando provavelmente o assunto já poderia ter sido abordado. É importante o uso da função Search para procurar determinado assunto e a leitura desses tópicos antigos. Utilizadores novos que constantemente colocam as mesmas questões faz por um lado que as pessoas não respondam com a mesma qualidade e dessa forma o utilizador não encontra a resposta. Por isso o uso do search é importante e recomenda-se.

6. Publicidade e anúncios de empresas.

As empresas que criem um utilizador não poderão fazer publicidade ou anunciar produtos fora da secção Classificados. O fiestaclubportugal.org possui vários mecanismos para publicidade que podem beneficiar as empresas. Não se pode permitir que haja concorrencia desleal entre as empresas que usam e abusam dos classificados e as que pagam para ter um serviço que envolve alguns privilégios. Veja o tópico "Colaboradores oficiais" para mais informação.

8. Liberdade de expressão.

Ataques pessoais não serão permitidos. O incitamento a ataques ou o desrespeito pelos demais utilizadores serão moderados. Está proibido personificar outros utilizadores através do uso de nicknames múltiplos, a não ser que esteja bem identificada a diferença. Ex.: no caso de uma empresa ter um nickname com o nome da empresa e um funcionário usar também o nickname pessoal.
O incitamento a actividades ilegais na via-pública é proibido (drags, driftings, streetracing, etc), mesmo que seja uma rua fechada, em obras, que não passe ninguém, etc. Os links para locais desse mesmo tipo serão sempre que identificados moderados, tendo em conta que:

O fórum é usado por gente de várias idades, com diferentes níveis de educação e de vários locais distintos, não só de Portugal. É por isso normal que haja sempre opiniões divergentes. O respeito por essas opiniões é importante, afinal todos nós estamos aqui porque gostamos de automóveis. O conteúdo dos posts é da responsabilidade de quem os coloca. A administração deste site declina qualquer responsabilidade pelo rigor, suficiência e fiabilidade da informação aqui contida, bem como pela utilização que dela possa ser feita por terceiros, assumindo o utilizador todas e quaisquer consequências que desse uso possam advir-lhe directa ou indirectamente.

9. Sobre a colocação de Posts.

Proibido efectuar posts em letra maiúscula. Na Internet é considerado gritar, mas mais que isso são tópicos difíceis de ler. Cada novo assunto deverá ser colocado na secção mais indicada. Os moderadores e admins reservam-se o direito de mover qualquer tópico para outra secção, se assim o entenderem. É proibido colocar o mesmo post em mais do que uma secção. Excluem-se avisos colocados pelo administrador e moderador. Especial atenção deve ser dada às secções que possuem uma nomenclatura específica para a colocação do subject, ex: Do It Yourself ou classificados. Deve ser dada especial atenção à escrita, de preferencia deve-se fazer um esforço para escrever em linguagem corrente e não utilizar "linguagens" e "calão" do tipo do usado no MSN. Os posts e ideias neles contidos devem ser o mais claros possível. O fórum não é o messenger, por isso, posts de uma linha ou conversas da treta serão interrompidas ou moderadas quando em excesso. Ver outras regras nesta secção.
Evitar também o off-topic (quando a conversa desvia muito do tema original do tópico), pois para isso existe um tópico específico, onde poderá conversar á vontade...
Atenção também as fotos com as matriculas, remover sempre a matricula da foto do veiculo em questão para evitar dissabores.

10 Informação pessoal.

É proibido colocar informação pessoal de outros utilizadores sem o seu consentimento. A transcrição de mensagens privadas para tópicos sem o consentimento do autor é também proibida.

11 Deixar o forum.

Que fique claro que qualquer utilizador poderá deixar de visitar e participar no fórum em qualquer altura. Se alguem se sentir molestado com qualquer coisa, poderá faze-lo sem necessidade de aviso prévio ou de colocação de topicos aborrecidos de despedida. Se por outro lado foi outro user que contra as regras do forum estiver a fazer com que determinada pessoa se sinta molestada, então essa pessoa deve avisar os moderadores.

12 Classificados.

Os classificados têm regras específicas, por favor, se pretende usar a secção leia as regras dos classificados.

Por ultimo, estas regras são para cumprir, não foram feitas porque alguém não tinha que fazer, mas sim para solidificar e melhorar o que foi feito no fórum nos últimos 7 anos. Queremos que continue assim e que melhore no futuro. Não tentem testar o administrador e moderadores para o cumprimento das regras. Seja qual for o número de moderadores, estes não são obrigados nem conseguiriam moderar todas as mensagens em tempo real. Por isso é possível que em determinado momento certos topicos e posts apresentem problemas. A moderação chega a todos, e os utilizadores poderão avisar por private message quando determinado topíco por algum tempo estiver desviado das regras estabelecidas.

Obrigado a todos pelo tempo dispendido a ler as regras.