Garagem do Clube

Autor Tópico: Bola de reboque no fiesta MK4/5  (Lida 12110 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Bola de reboque no fiesta MK4/5
« em: 24 de Maio, 2010, 23:30:51 »
Alguem aqui tem o fiesta preparado pra rebocar? Se sim e se possivel gostava de ver fotos do carro e do sistema por baixo onde prende ao chassis pra eu ter uma ideia em como prender no meu.

Cumps

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #1 em: 25 de Maio, 2010, 00:13:56 »
Eu tenho, fotos é que nepias.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #2 em: 25 de Maio, 2010, 03:36:22 »
Eu tenho, fotos é que nepias.

Mete aí as fotos do népias atao sff. lol. Tenho que montar isso que devo precisar pra breve.

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #3 em: 25 de Maio, 2010, 09:58:33 »
Não era mais facil passares aqui em sintra no fim de semana e além de poderes tirar as fotos a tua maneira tiras logo as medidas todas e vez a parte da electricidade.


Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #4 em: 25 de Maio, 2010, 19:38:20 »
Não era mais facil passares aqui em sintra no fim de semana e além de poderes tirar as fotos a tua maneira tiras logo as medidas todas e vez a parte da electricidade.



Isso era o ideal mas voce nunca la ta! Alem que esta semana o ajuntamento e deste lado.

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #5 em: 25 de Maio, 2010, 20:14:54 »
Pá tu é que sabes, além de ser mau fotografo só posso tirar fotos no fim de semana não tenho a maquina comigo, e sempre analizavas melhor os pontos onde se segura e onde furar o piso do porta bagagens, para tirar fotos como deve de ser tenho de levantar o carro.
Não te esqueças que tens de pedir averbação a tua seguradora para andares com o reboque,isso claro se quizeres andar legal.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #6 em: 25 de Maio, 2010, 21:10:46 »
Furar a bagajeira para quê?

Aquilo por baixo tem uma espécie de longarinas e podes colocar a os parafusos na horizontal de um lado ao outro. Fica muito mais seguro e esforça menos a estrutura.

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #7 em: 25 de Maio, 2010, 21:59:58 »
Furar a bagajeira para quê?

Aquilo por baixo tem uma espécie de longarinas e podes colocar a os parafusos na horizontal de um lado ao outro. Fica muito mais seguro e esforça menos a estrutura.

Pois Rui até pode ser uma hipotese, não sei que sistema de puche já vistes mas uma coisa te garanto o meu não foi feito por um sapateiro e já vi varios montados e as armações são bem diferentes e mal feitas também se resume ao dinheiro que paguei por ele e o meu é de gancho não é daquelas bolas cromadas que se vende no continente.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #8 em: 25 de Maio, 2010, 22:13:48 »
Eu gosto destes:



As placas em L invertido (indicação dos furos 12...) não são necessárias para nada, na estrutura do Fiesta. Essa parte onde aperta os parafusos lateralmente (ou seja, na horizontal), gosto dela bem comprida, para descarregar o peso. Aquela parte da fixação pode ser diferente, porque aquelas é maos para jipes.
« Última modificação: 25 de Maio, 2010, 22:15:13 por ruitome »

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #9 em: 25 de Maio, 2010, 22:15:15 »

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #10 em: 26 de Maio, 2010, 02:58:59 »
Explica la melhor como é essa da seguradora? O meu pai tambem me falou disso. É preciso alguma homologação especial ou posso construir o engate em casa e informar a seguradora? É que tenho aqui um suporte do meu antigo fiat e já estou no corte e solda pra aparafusar aquilo as longarinas do carro. Furar a mala não é necessario ate porque buracos desnecessarios ja eu tenho no carro.

Se puderes faz-me um favor que ja me ajuda bastante que é tirares uma foto do da traseira do carro aí a 1m do mesmo onde esta a bola pra eu ter a noção da altura e se esta muito saída pra fora ou nao. Fotos de telemovel servem se tirares de dia com luz dá. De noite e q nem vale a pena.
« Última modificação: 26 de Maio, 2010, 03:35:23 por tiago blanquet »

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #11 em: 26 de Maio, 2010, 09:05:55 »
Tens de informar a tua seguradora e pagar salvo erro mais 20 eur (depende da seguradora) senão levas uma talhada e podem apreender o reboque mais o que levas no reboque e o carro.Eu por ex no meu caso não informei a seguradora porque o meu reboque tem matricula propria por isso tem seguro proprio.
O meu está fixo na mala não sei o que vais rebocar mas no meu caso são 270 kg de reboque mais 350 kg de carro ou seja puxo 620 kg e não os quero perder pelo caminho.
Vou tirar fotos de dia com a M**** do telemovel a noite meto aqui.

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #12 em: 26 de Maio, 2010, 09:22:44 »
Depois de ler o teu post outra vez acho que não respondi bem a tua pergunta,se metes só a bola de reboque não tens de informar a seguradora mas para andares com o reboque ai sim, mas não te esqueças que não podes andar com a bola/gancho aplicado no dia a dia da multa.
Não queres fazer furos no carro mas não te escapas de furar o Para/choques trz  :D

O teu puxe é de bola ou gancho?

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #13 em: 26 de Maio, 2010, 14:12:12 »
Não é necessário cortar o para-choques. Há bolas com o arco para isso...

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #14 em: 26 de Maio, 2010, 14:46:46 »
Não é necessário cortar o para-choques. Há bolas com o arco para isso...

Vamos ver...

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #15 em: 26 de Maio, 2010, 14:58:04 »
O que tenho é bola dakelas economicas com uma base plana e 2 parafusos pra tirar. Daí a fotos dar jeito pra eu ter a noção a que monto aquilo em relação ao chão. Se tiver que golpear o parachoques traseiro que sa fodha custa mais uma armação por medida do que um parachoques novo por isso tá no cortar. O peso a rebocar em principio sera leve. Não deverá exceder os 200kg sequer. Se ficar com este barco que tou a ver o casco pesa 60kg sem motor mais 50kg do motor e o resto do peso no atrelado que n deve pesar tambem mais de 50 ou 60kg.
« Última modificação: 26 de Maio, 2010, 14:59:21 por tiago blanquet »

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #16 em: 26 de Maio, 2010, 15:16:32 »


O meu é tipo isto com curvatura e tudo por causa do para choques e da roda suplente eu acho que o meu puxe está bem concebido tambem paguei alguma coisita ja vi aplicarem mais barato mas é com esse de bola que tens que para mim fica feio.

O meu gancho a contar da base fica a 18 cm do chão e fica 12 cm saido do carro , mas o meu esta muito mais baixo de trz que o teu não te podes fiar nestas medidas.
A noite meto 2 ou 3 fotos que tirei.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #17 em: 26 de Maio, 2010, 17:52:33 »
ok. Ainda n sei como vou fazer. Se montar com o material que tenho implica basar com o pneu suplente mas já o tirei ate já que ando com compressor no carro em todo o caso desenrrasco alem que é peso que retiro pra compensar a adição

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #18 em: 26 de Maio, 2010, 19:02:05 »


O meu é assim, optei por modelo porque o carro está muito baixo de trz.



Gancho posto.



Gancho fora.



Placa homolgação .



Preso no piso da mala



Quase que passa despercebido.







Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #19 em: 26 de Maio, 2010, 19:14:25 »
Ta fixe ta. Essas fotos ja ajudam bastante. Em relação a homologação? Será isso necessario? É que ha oficinas que fazem isso por medida e duvido que tenha direito a autocolante nesses lugares. Então se fizer em casa como é a minha ideia, ainda pior lol

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #20 em: 26 de Maio, 2010, 20:18:31 »
Em principio não es penalizado por não ter homologação na bola de reboque até porque metade dos reboque que vejo e de pessoal com que trabalho muitos são artesanais para veres em 6 reboques do pessoal amigo só o meu é que é original da Robosov,ainda a pouco tempo fui ao barreiro buscar para um amigo meu um por 300 eur que o gajo fez e vendeu eu tenho de comprar um de apenas 1 mota mas não quero artesanal porque para meter uma rodas de betoneira um eixo de uma 4 latas e uma vara de varão de 5 mm fazia o meu pai da parte da tarde já com os copos loool
Tenta vergar um pouco a travessa(isso se o teu problema é esse)mesmo que não queiras furar o piso da mala, o que eu acho que devias fazer por causa da força descendente não te escapas de furar o para choques se fosse gancho cortavas pouco como eu como é bola tens de cortar um bom bocado. Ah e não te escapas de furar o piso da mala tens de passar os fios para os farolins  :P

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #21 em: 26 de Maio, 2010, 21:40:35 »
Em principio não es penalizado por não ter homologação na bola de reboque até porque metade dos reboque que vejo e de pessoal com que trabalho muitos são artesanais para veres em 6 reboques do pessoal amigo só o meu é que é original da Robosov,ainda a pouco tempo fui ao barreiro buscar para um amigo meu um por 300 eur que o gajo fez e vendeu eu tenho de comprar um de apenas 1 mota mas não quero artesanal porque para meter uma rodas de betoneira um eixo de uma 4 latas e uma vara de varão de 5 mm fazia o meu pai da parte da tarde já com os copos loool
Tenta vergar um pouco a travessa(isso se o teu problema é esse)mesmo que não queiras furar o piso da mala, o que eu acho que devias fazer por causa da força descendente não te escapas de furar o para choques se fosse gancho cortavas pouco como eu como é bola tens de cortar um bom bocado. Ah e não te escapas de furar o piso da mala tens de passar os fios para os farolins  :P

Sim mas não tenho problemas em furar. Tenho ja um buraco enorme quando tinha a corneta a apontar pro chão. Mas ainda vou ver. Não vou avançar com nada enquanto não tiver aqui o barco porque o homem é que tem a bola e sem ela não posso tirar medidas certas.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #22 em: 26 de Maio, 2010, 21:45:36 »




Que parafusos são aqueles um pouco à direita? Não tenho ideia de ver isso no meu...

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #23 em: 26 de Maio, 2010, 22:28:52 »
Rui é a minha ficha do reboque que esta pendurada, não me digas que não tinhas dado falta dela nas fotos, sempre é menos tralha que fica visivel.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Bola de reboque no fiesta MK4/5
« Responder #24 em: 26 de Maio, 2010, 22:36:41 »
Ok. Está meio virada para a frente, por isso é que não percebi. Tá fixe, tudo escondidinho, tal como eu gosto.