Garagem do Clube

Autor Tópico: Alternador  (Lida 464 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jaguarboy
  • 45cv
  • Mensagens: 12
  • Feedback: +0/-0
Alternador
« em: 04 de Outubro, 2012, 21:16:40 »
Boas. Então no meu 1.1i mk3 de 94, no outro dia liguei o carro e a luz da bateria não apagou, fui verificar com o voltimetro a bateria. Antes de ligar estava nos 12.7 a trabalhar ficava na mesma, alternador. Mas o que me leva a desconfiar foi que no dia anterior tinha andado a procurar o termostato da ventoinha e mexi nuns cabos, portanto penso que poderá ser mau contacto. De que maneira posso verificar se o alternador não está mesmo a produzir electricidade? Ou outro conselho que me resolva este problema...

Cumps.

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Alternador
« Responder #1 em: 04 de Outubro, 2012, 22:36:26 »
so se souberes os terminais e verificares directamente no alternador. como está a correia?

Offline Jaguarboy
  • 45cv
  • Mensagens: 12
  • Feedback: +0/-0
Re: Alternador
« Responder #2 em: 05 de Outubro, 2012, 05:04:23 »
Boas, obrigado pela resposta. A correia parece-me boa. Não percebo muito de electricidade,mas se medir a corrente nos terminais do alternador(com o motor a trabalhar obviamente) não me vai dar os valores da bateria, visto ser um circuito?

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Alternador
« Responder #3 em: 05 de Outubro, 2012, 14:21:14 »
Se ligares o voltímetro e medir 13 / 14v é porque está a carregar, -13 é porque não está... isso podes ver na bateria...

Offline Jaguarboy
  • 45cv
  • Mensagens: 12
  • Feedback: +0/-0
Re: Alternador
« Responder #4 em: 06 de Outubro, 2012, 17:51:08 »
Estive hoje a ver as cablagens e a limpar verdetes e cheguei a conclusão que é mesmo alternador. Dá-me (apenas alternador) cerca de 0,8 ao relantim e 4 a acelerar, quando me devia dar 2(?) a relantim e 8(?) a acelarar. Segundo me dizem por cerca de 40€ consigo um usado ou 130€ um novo, tenho tambem um amigo que talvez me arranje.

Teve de vir para as minhas mãos para morrer o alternador :tickedoff:
« Última modificação: 06 de Outubro, 2012, 17:53:21 por Jaguarboy »

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Alternador
« Responder #5 em: 08 de Outubro, 2012, 18:35:09 »
0.8???  ???

Offline Jaguarboy
  • 45cv
  • Mensagens: 12
  • Feedback: +0/-0
Re: Alternador
« Responder #6 em: 12 de Outubro, 2012, 03:38:13 »
0.8???  ???

Volts suponho. Quando coloco o voltímetro na opção corrente directa é o que me dá. Os valores que apresentei para os que um alternador em condições deveria acusar estão correctos? Já li que deveria ser cerca de 14v para se superior a bateria e assim carrega-la.

Offline Jaguarboy
  • 45cv
  • Mensagens: 12
  • Feedback: +0/-0
Re: Alternador
« Responder #7 em: 02 de Novembro, 2012, 21:46:42 »
Boas, problema resolvido. Trocou-se a peça das pastilhas do alternador, sem grandes efeitos. Acabei por ir buscar um á sucata, e agora já aponta os 14 e picos. O0

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Alternador - desmontar cabos?
« Responder #8 em: 15 de Dezembro, 2012, 15:43:37 »
Olá, vou reviver o tópico para não ter que abrir mais um outro.

É assim, hoje queria tirar fora o alternador para poder abri-lo e ver o estado das escovas e as peças de desgaste, já que o mesmo não me estava a carregar bem a bateria, mas não o tirei fora porque não vi como tirar os cabos eléctricos..

se alguém me poder ajudar dizendo como? Aqui vou deixar umas fotos para que vejam o tipo de alternador. Não consigo identificar de que marca é.

Finalmente, o problema de não carregar bem a bateria não era do alternador mas sim da corrente que não estava bem esticada... é nova, a tinha instalado e depois esqueci-me de a rectificar e assim ficou durante um ano. Mas agora já está tudo bem.

Mas mesmo assim, quero tirar fora o alternador, já que lá está a mais de 20 anos e com certeza que algum desgaste deve ter... Há outros alternadores que são fáceis de tirar, mas este, mesmo que também não seja difícil, tem o problema de eu não saber como tirar os cabos...

bem espero me possam ajudar.. deixo aqui as fotos. Já agora, como verão, o shield do colector está uma desgraça, se alguém tiver um que não use e me poder arranjar um, agradecia...  ;)




« Última modificação: 15 de Dezembro, 2012, 16:14:41 por rub73 »