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Autor Tópico: Avisador de luz ligada - DIY  (Lida 1038 vezes)

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Offline eletricpenguin

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Avisador de luz ligada - DIY
« em: 04 de Novembro, 2004, 23:16:32 »
Olá.

Acabei de construir e montar um avisador de luz ligada no meu MK3. Como sabem, o carro não tem isso de origem, mas dá muito jeito, por exemplo quando tá mau tempo e temos os médios ligados mas não se nota por ser de dia... ai uma pessoa facilmente equece que tem as luzes ligadas... mas agora, quando abro a porta tendo as luzes ligadas (minimos ou médios ou maximos, não faz diferença), o meu avisador faz "beep, beep, beep, ..."  :wink:  8)

Ora cá vai então como construi isso, e como montar, e tb vai aqui o esquema:



Como vêem, não é complicado o circuito: quando a porta está aberta, um pino do rélé fica ligado á massa, e caso as luzes estejam ligadas, o outro pino do relé recebe 12V, e portanto o relé actua e conecta o circuito aos 12V provenientes dos farois.  Nesse instante o circuito começa logo a "apitar", pois como se pode ver, ele consiste simplesmente em dois osciladores, sendo um a frequencia base do som, e a outro a frequencia de pulsação, dá portanto um sinal tipo "beep, beep, beep, ...". Os valores tanto da freq. de base como da de pulsação podem facilmente ser adaptados áquilo que mais se gosta, é so experimentar, é śo mudar os valores das resistencias e dos condensadores em questão.
O sinal é depois amplificado pela etapa de potencia constituida pelo BD139 e BD140 (par complementar em configuração "push-pull"), fazendo o nossso sinal ser bem audivel no pequeno bezouro ou altifalante miniatura. O volume maximo é normalmente muito bem adequado, no entanto se acharem o volume demasaido elevado, podem intercalar o potenciometro regulador do volume.

Quanto á montagem do circuito no MK3, é facil, é só procurar debaixo do tablier, ai ao pé da caixa de fusiveis, por um fio cinzento-preto ou cinzento-vermelho, esse é o fio +12V dos minimos da frente, e liga-se a este um fio que depois é ligado ao circuito consoante indicado no esquema. Depois localiza-se, um pouco mais abaixo e mais á esquerda, algures naquela confusão toda, um fio castanho-vermelho, que é o fio que sai aí do interruptor da porta do lado do condutor. A esse tb se liga um fio que depois é ligado ao circuito consoante o esquema.  Depois só falta acomodar o circuito numa caixinha que depois se monta algures tb lá em baixo, eu no meu caso montei debaixo duma cena de plastico, uma especie de caixa, que se pode abrir e voltar a fechar, parece que aquilo serve para cobrir ai umas saidas e entradas de cabos ou algo assim, realmente não sei bem para que serve. Mas é um optimo local para montar a caixinha com o circuito do avisador. E pronto, é tudo, o avisador de luz ligada está montado.
Convém montar tudo com muito cuidado e verificar varias vezes, para não se fundir algum fusivel ou ficar com as luzes de minimos inoperacionais, por causa dum fio ligado de forma errada :wink: :roll:

Depois digam o que acham disso, e se montarem, digam tb a vossa opinião. Eu por mim só posso dizer que estou muito satisfeito com o circuito, funciona bem e o sinal não é demasiado alto, portanto não incomoda, mas ouve-se suficientemente bem para ficar lembrado das luzes.
E o mais engraçado: devido á variação da voltagem, quando se passa de minimos ligados para medios ligados, o som e frequencia do sinal do avisador alteram-se... portanto até dá para "ouvir" quais as luzes que se tem ligado :D :D

Offline Fiesta1.8D

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Avisador de luz ligada - DIY
« Responder #1 em: 06 de Novembro, 2004, 18:24:58 »
Ppl, e assim, eu consegui sacar o rele avisador dos farois ligados de um mk4, e queri adaptar no meu Mk3 Comercial de 92, será que na caixa dos fuziveis atras esta lá a ligação, ou não da para por este rele?

Offline eletricpenguin

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Avisador de luz ligada - DIY
« Responder #2 em: 07 de Novembro, 2004, 21:26:00 »
@fiesta1.8d:

Olá. depende essencialmente duma coisa, que eu não faço a minima ideia: se o avisador que sacaste do MK4 se baseia num principio de funcionamento praticamente igual ao do meu avisador aqui descrito ou não. Se for igual, ou seja, utilizando os +12V dos farois minimos e o GND do interruptor da porta, então provavelmente deve ser perfeitamente possivel instalá-lo no MK3. Se no entanto aquilo necessitar de certos cabos ou ligações mesmo proprias que só encontras no MK4, então terás que inventar e improvisar muito, ou até pode ser impossivel. Hás de ver isso melhor e tentar saber como aquilo funciona, o esquema e descrição do meu avisador serão te uma ajuda.

Boa sorte então.
Fica bem.
Elias.

Offline Andyk2
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Avisador de luz ligada - DIY
« Responder #3 em: 08 de Novembro, 2004, 19:47:37 »
Isso dá sempre jeito naqueles dias que se anda de cabeça no ar mas não deve ser assim tão facil de motar  :shock: o esquema está muito bem feito mas para quem não percebe nada de simbolos electronicos parece chinês  :)  :wink:

Offline mk3

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Avisador de luz ligada - DIY
« Responder #4 em: 09 de Novembro, 2004, 00:20:11 »
só não percebi uma coisa... não tem avisador de origem!? o meu é de 92, carburador e tem avisador... faz beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeep constante, kd se abre a porta...

Offline eletricpenguin

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Avisador de luz ligada - DIY
« Responder #5 em: 09 de Novembro, 2004, 22:32:31 »
Olá mk3.
Hmm... Tens a certeza que o teu carro tem isso de origem e que não foi instalado por algum dono anterior? Se for mesmo de origem, então temos a seguinte situação: alguns mk3 tem avisador de origem, outros não tem (provavelmente os "mais recentes" passaram a ter isso de origem, pois o teu é de 92, o meu de 90).

Abraço,
Elias.

Offline mk3

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Avisador de luz ligada - DIY
« Responder #6 em: 09 de Novembro, 2004, 23:56:19 »
de origem n posso garantir pk n comprei o carro novo, e kd veio pras minhas maos n tava a funcionar, eu já conhecia um mk3 de 93 k tem o avisador, e axava estranho pk o meu n dava, eram as ligaçoes k n tavam bem feitas, mas foi só abrir akele plastico ao pe dos pedais e da porta e ver o k tava mal... n me recordo mt bem mas havia algo k n tava ligado... o meu carro n tem extras nenhuns e já tem isso, poix mas o k deve prevalecer é msm o ano em k sairam... existem clx de 91 kom bue de extras e trazem o avisador... enfim... eu já vi situações em carros k depende d carro pra carro... cada caso é um caso lol  :)

mas ainda assim, fizes-t um bom trabalho :) parabens, klkr novidade pra mk3 só estou de ouvidos :)