Garagem do Clube

Autor Tópico: Descoberta Inedita!  (Lida 2162 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

pedro cunha
  • Visitante
Descoberta Inedita!
« em: 04 de Julho, 2003, 15:32:42 »
Oi malta!

Á coisa de 2 anos pensei em comprar uma caixa de cd's para o me radio pioneer. Quando fui á procura em várias lojas assutei-me pelo preço - 258 €.
Achando o preço muito elevado arranjei alternativa:
 Leitor de CD's de computador.

É facílimo de instalar Basta ligar um transistor regulador de tensão entre 5 e 12 Volts que é a tensão que o leitor usa.

Tudo isto funcionou ás mil maravilhas até ontem.
Ontem o leitor deixou de funcionar, á tardinha peguei no leitor e liguei-o ao meu computador, ficou a trabalhar porreiro, parecia novo. Fui medir o transistor, estáva em curto...
Como já era tarde desliguei o fio de entrada de corrente no transistor para mais tarde substituir.
Hoje há hora de almoço quando saí do emprego e pego no carro para ir almoçar notei o carro a puxar mais e muito certinho, mesmo frio!
Quando cheguei a casa fui medir o alternador, a bateria e os cabos dos injectores e foi aí que reparei que os injectores estavam a receber mais corrente e de uma forma mais estavel... :D

Cunclusão: o transistor estava a roubar corrente á bateria e o sistema eléctrico estava mais fraco :x

Espectaculo, quando vim novamente para o emprego testei o carro.......... não se compara, agora puxa mais em baixas e sobe mais rapidamente a rotação. Em filas de transito está mais redondinho e o proprio motor a trabalhar as 900 Rpm esta mais suave.  :D  :D  :D

Se alguem estiver a pensar por um leitor de cd's tirem isso da cabeça, comprem um autoradio com leitor de cd's ou uma caixa de cd's que é o que eu vou fazer quando sair do trabalho.......... nem passo por casa, vou direitinho á loja!!!!!!!! :D

Já andava bem, agora haha!!!  :twisted:  :D

pedro cunha
  • Visitante
Descoberta Inedita!
« Responder #1 em: 07 de Julho, 2003, 09:14:57 »
Oi ppl!

Já está, já comprei um autoradio novo, foi um Alpine..... espectacular. Para o sistema de som que tenho no carro tenho uma qualidade fora do normal. Colunas e amplificador são Pioneer e agora o autoradio da Alpine. Muito simples. Até parece que tenho sub!

O carro está a puxar cada vez melhor. Daqui a nada tenho que lhe por umas asas haha  :D
Quem diria que uma peça daquelas influênciava assim tanto......


Fiesta Forever!!!!!!!!!!!!!!!!!

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
Descoberta Inedita!
« Responder #2 em: 29 de Junho, 2004, 15:48:11 »
À uns anos um colega meu fez um transmissor FM, e ligou na entrada um leitor de cd´s do pc, só tinha de sintonizar o rádio na frequência do leitor de cd's e voilá, ouvia o que queria no carro, isto tudo qd os rádios de cd's eram muito caros :roll:
Por ironia do destino esse meu colega hoje em dia trabalha na blaupunkt cá em braga :lol:
Abraço

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
Descoberta Inedita!
« Responder #3 em: 29 de Junho, 2004, 16:40:12 »
O pessoal que conheço mete é akelas cassetes no rádio e liga ao leitos de cd´s portatil.. pelos vistos funciona bem e não precisam desses eskemas todos.. é barato!!!!

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
Descoberta Inedita!
« Responder #4 em: 30 de Junho, 2004, 08:33:22 »
Citação de: "PilotoZetec"
O pessoal que conheço mete é akelas cassetes no rádio e liga ao leitos de cd´s portatil.. pelos vistos funciona bem e não precisam desses eskemas todos.. é barato!!!!

Isso não aprova muito bem, a não ser que andes sempre em alcatrão, pq se andas em paralelo ou piso com buracos, isso é para esquecer :wink:

Anonymous
  • Visitante
Descoberta Inedita!
« Responder #5 em: 30 de Junho, 2004, 09:28:55 »
bem Pedro granda cena!!!! assim sendo a corrente ficou mais constante!!! não notavas quebras de corrente a noite com as luzes ligadas e cenas assim do genero?

Abraço e cuida bem da maquina :twisted:  :twisted:  :twisted:

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Descoberta Inedita!
« Responder #6 em: 25 de Setembro, 2004, 22:16:01 »
Olá.

@Paulos: Não posso concordar, eu tb tenho uma "montagem" dessas (cassete adaptadora + leitor cd portatil), e aquilo funciona ás mil maravilhas, mesmo em caminho velho. Penso que o que estás a descrever deve-se ao facto de nessa caso não terem usado um discman que tenha anti-shock protection suficiente. Pois se não tiver, ai realmente terás falhas quando passas por burcas ou cenas assim.

Quanto ao problema do Pedro, ter o motor a trabalhar pior por haver demasiado consumo de corrente por parte dum ridiculo regulador de tensão, isso é muitissimo estranho, e digo eu, raro, pois isso significa que foi feito algo completamente mal no que diz respeito ao regulador. Pois é o caso que percebo bem dumas quantas coisas da electronica, e montei eu no meu fiesta um regulador de tensão (construido por mim), de 12 para 5 V, de modo a poder alimentar o leitor portatil de cds e também servir como carregador para o meu telemovel, sem qualquer problema, como é obvio. Pois acontece que um regulador de tensão correctamente montado, não consume praticamente corrente nenhuma sem haver dispositivos a serem alimentados por ele. Ou seja, no caso do Pedro, ou o leitor de CDs estava avariado (mas pelos vistos não estava, pois ele disse que funcionava no PC), ou então o tal regulador de tensão estava montado completamente mal, de modo a consumir muitissima corrente, e, logicamente, após algum tempo dar o berro.

Daí que não é muito correcto recomendar para esquecer leitores de CDs alternativos. O que se deve dizer antes é: quando monterem seja o que for que é no vosso carro e que é alimentado pelos 12 V do carro, certifiquem-se antes, durante e após a montagem que o aparelho não está a consumir porradas de corrente, devido a um defeito qualquer ou engano na ligação, etc. Se não fizerem isso, então ai podem acontecer essas cenas como aconteceu ao Pedro, inclusivé podem se deparar no dia seguinte com uma bateria completamente descarregada, etc, etc.

Dai que vai aqui a minha recomendação: se alguém não percebe nada de electronica ou no minimo de electrotecnica basica, é melhor ele proprio não instalar seja o que aparelho electronico menos tradicional for, no seu carro, mas sim deixar isso a quem percebe do assunto.

Abraços,
Elias.

Offline pUbLIS
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1326
  • Feedback: +0/-0
Descoberta Inedita!
« Responder #7 em: 26 de Setembro, 2004, 04:26:23 »
Citação de: "electricpenguin"
Olá.

Não posso concordar, eu tb tenho uma "montagem" dessas (cassete adaptadora + leitor cd portatil), e aquilo funciona ás mil maravilhas, mesmo em caminho velho. Penso que o que estás a descrever deve-se ao facto de nessa caso não terem usado um discman que tenha anti-shock protection suficiente.


Exactamente!
O que acontece com os leitores de CD's sem anti-shock, é que eles lêm directamente do cd, "amplificam", e ouves a bela música do quim barreiros (Oh yeah... 8) ) Até aqui tudo bem. Mas quando o leitor apanha solavancos, o CD também anda dum lado para o outro, fazendo com que o leitor se perca um pouco, e que por vezes tenhas de esperar 2 ou 3 segundos até que volte a tocar.

Versão anti-shock:
Metes o belo do cd do quim barreiros  :twisted: , o leitor passa 10s/15s/20s (ou mais, dependendo do tamanho do buffer) da música para uma memória volátil (o tal buffer), "amplifica", e manda-te o som para as orelhas...
E perguntam vocês porque é que a música não falha? Porque o leitor não está a ir buscar o som directamente ao CD (o dito laser atrufia-se todo com os solavancos), mas sim ao buffer (que pode levar solavanco com fartura que nunca deixa de funcionar). E se por ventura passarem em buracos, ele mesmo que se atrufie, o pessoal nem dá por isso. Porque o atrufio dele foi ao mandar a música para o buffer, e não para as colunas (phones, what ever...). Ora como o buffer pode guardar (por exemplo) 30s de som... tu estás a ouvir "A garagem da vizinha" do quim no minuto 1:00, e o leitor está a enviar nesse preciso momento o minuto 1:30 para o buffer.

O único problema é se passares por uma estrada cheia de buracos durante mais tempo do que o buffer do leitor aguenta... aí sim, a música vai abaixo outravez...

Enfim... eu sei que muita gente sabe isto, mas não custa nada partilhar para aqueles que eu já vi que não sabem.

Portem-se mal 8)