Após a bateria de origem ter "morrido", comprei uma Varta D54 EFB, para o meu Ford Fiesta com Start-Stop.
Atenção que para veículos com S&S é necessário que a bateria tenha a tecnologia EFB (baterias húmidas melhoradas) ou AGM (Tecnologia avançada de chumbo-ácido de não-tecido absorvente em fibra de vidro), esta para sistemas S&S mais evoluídos.
Após montar a bateria, vi que o sistema S&S deixou de funcionar, pelo que tentei na internet verificar o que se passava, e entendi que quando se muda de bateria num veículo com sistema S&S, tem de se efetuar um reset para o sistema "aprender" a nova bateria.
Para efetuar o reset deve o leitor fazer o seguinte:1. Ligar a ignição e esperar 10 seg,
2. Carregar 5 vezes no botão de luz de nevoeiro
3. Carregar 3 vezes no botão de 4 piscas
ou outra maneira de efetuar o reset é:
1. Ligar a ignição e esperar 10 seg,
2. fazer máximos 5 vezes
3. travar com o pedal 3 vezes...
A luz da bateria no painel de instrumentos vai piscar 3 vezes e depois pode desligar a ignição.
Reset feito.
No meu caso mesmo após o reset, o sistema ficou em off, ou seja, quando ligava o veículo a luz da bateria e a luz do botão S&S ficavam ligadas.
E Assim ficou na garagem, 2 dias depois (que isto no confinamento faz com que a malta ande pouco de popó
)
Após esse tempo peguei no carro e fui às compras, aproveitando no caminho para ir verificar o ar dos +pneus...
Então não é que depois de essa paragem, quando liguei o carro já estava tudo ok, luz da bateria apagada e o S&S bombar.
Conclusão, não sei se o reset foi necessário, mas também mal não fez, o facto é que deixando passar um tempo e andando com ele poucos kms, o BMS (Battery Monitoring System) resolveu aprender a coisa
.
Esta foi a minha experiência com a mudança de bateria,
Obrigado,
El Pepper