Garagem do Clube

Autor Tópico: Em caso de bateria nova em MK6 e MK6.5  (Lida 3789 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mrboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5103
  • Feedback: +9/-0
  • Não t rias do meu carro,a tua namorada pode lá tar
Em caso de bateria nova em MK6 e MK6.5
« em: 23 de Fevereiro, 2012, 16:37:50 »
Boas a todos. recentemente meti uma bateria, que a de origem já tinha 5 anos, e não tinha saude a pegar. Como habitual, o carro fica parado na garagem alguns dias, ou semanas, e quando o meti a trabalhar, fez o mesmo sintoma de apagar tudo, e rodar uma outra vez e pegar. Parecia que tinha de novo bateria com as couves.

Não. Liguei o carro à máquina, tudo em ordem, motor de arranque, alternador, e afins. Mas continuava lá na centralina o erro de bateria com tensão baixa. Fizeram reset, e colocaram os valores como de fabrica. A centralina pensava que aninda era a bateria antiga....

Quando meterem uma, pensem nisso, não custa nada, e sempre está tudo em ordem O0

Offline jplleal
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 343
  • Feedback: +1/-0
Re: Em caso de bateria nova em MK6 e MK6.5
« Responder #1 em: 23 de Fevereiro, 2012, 18:25:56 »
Tenho esse erro no meu, apesar da bateria debitar 12.4V!

Agora percebo que deve ser de quando a antiga deu o berro  O0

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Em caso de bateria nova em MK6 e MK6.5
« Responder #2 em: 24 de Fevereiro, 2012, 05:17:49 »
Mudei a bateria do meu MK6 que já contava com 8 anos, e tudo bem, nunca mais fez a cena de apagar o quadrante e tornar a ligar. Nem sequer fiz reset à centralina. :P

Offline Mrboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5103
  • Feedback: +9/-0
  • Não t rias do meu carro,a tua namorada pode lá tar
Re: Em caso de bateria nova em MK6 e MK6.5
« Responder #3 em: 24 de Fevereiro, 2012, 11:03:27 »
Eu agora vou ver, pode ser da bateria. vai ficar parado como habitual, e daqui a uns dias vejo (tendo em conta que ontem de manha fiz 80 kms de proposito em AE e nos 40 de ida, ia sempre a bater os 170, e ainda calcou os 190. Tá máquina!). Não tinha feito nenhuma viagem mais longa do que os pequenos percursos aqui na cidade

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Em caso de bateria nova em MK6 e MK6.5
« Responder #4 em: 24 de Fevereiro, 2012, 13:23:30 »
o meu mk7 a bateria depois do motor estar a trabalhar vai ao 14 a 15 volts mas depois de desligar cai até 11 qualquer coisa. Já não aguenta a carga.
Metes-te bateria igual à antiga? É que disseram-me na ford que mudando para outra poderia vir a dar erros no cb especialmente senão tiver amperagem certa e essas tretas todas. :-\

Offline Mrboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5103
  • Feedback: +9/-0
  • Não t rias do meu carro,a tua namorada pode lá tar
Re: Em caso de bateria nova em MK6 e MK6.5
« Responder #5 em: 24 de Fevereiro, 2012, 13:54:04 »
Meti uma bateria identica. Só tem mais 2 amperes que a original. Eles queriam levar 140 euros. dei 55 fora da Banner. Nunca liguei as marcas de bateria, já no mk4 levou uma spark e nunca se queixou. Agora vamos ver como ele se porta na 2ª ou 3ª a pegar de manha

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Em caso de bateria nova em MK6 e MK6.5
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro, 2012, 14:43:02 »
pode ser que fique a bombar bem. ;)
Eu devo meter da ford. Custa 178€ mas com o desconto vai para 100€ e pode ser que consiga mais barato. O0

Offline El Pepper

  • 45cv
  • Mensagens: 3
  • Feedback: +0/-0
  • :)
Re: Em caso de bateria nova em MK6 e MK6.5
« Responder #7 em: 13 de Fevereiro, 2021, 14:16:25 »
Após a bateria de origem ter "morrido", comprei uma Varta D54 EFB, para o meu Ford Fiesta com Start-Stop.

Atenção que para veículos com S&S é necessário que a bateria tenha a tecnologia EFB (baterias húmidas melhoradas) ou AGM (Tecnologia avançada de chumbo-ácido de não-tecido absorvente em fibra de vidro), esta para sistemas S&S mais evoluídos.
 
Após montar a bateria, vi que o sistema S&S deixou de funcionar, pelo que tentei na internet verificar o que se passava, e entendi que quando se muda de bateria num veículo com sistema S&S, tem de se efetuar um reset para o sistema "aprender" a nova bateria.

Para efetuar o reset deve o leitor fazer o seguinte:

1. Ligar a ignição e esperar 10 seg,
2. Carregar 5 vezes no botão de luz de nevoeiro
3. Carregar 3 vezes no botão de 4 piscas

ou outra maneira de efetuar o reset é:
1. Ligar a ignição e esperar 10 seg,
2. fazer máximos 5 vezes
3. travar com o pedal 3 vezes...

A luz da bateria no painel de instrumentos vai piscar 3 vezes e depois pode desligar a ignição.

Reset feito.

No meu caso mesmo após o reset, o sistema ficou em off, ou seja, quando ligava o veículo a luz da bateria e a luz do botão S&S ficavam ligadas.

E Assim ficou na garagem, 2 dias depois (que isto no confinamento faz com que a malta ande pouco de popó  :) )

Após esse tempo peguei no carro e fui às compras, aproveitando no caminho para ir verificar o ar dos +pneus...

Então não é que depois de essa paragem, quando liguei o carro já estava tudo ok, luz da bateria apagada e o S&S  bombar.

Conclusão, não sei se o reset foi necessário, mas também mal não fez, o facto é que deixando passar um tempo e andando com ele poucos kms, o BMS (Battery Monitoring System) resolveu aprender a coisa :) .

Esta foi a minha experiência com a mudança de bateria,
Obrigado,
El Pepper