Os comandos dos portões não metas senão corres o risco de estacionares ao pé de alguma garagem e ao abrirem a garagem abrem-te o carro. O número de combinações desses comandos são pequenas, logo a probabilidade de cuincidirem com outro comando são imensas. O meu comando tem 81 milhões de biliões de códigos possíveis, além de variarem a cada utilização. (Eu nem sei quantos zeros tem esse número). Seria muito azar acertarem no número certo por acidente... Esquece essa solução. Mais vale desses alarmes ranhosos de 40 ou 50€.
A mala é só parares um fio de 2 condutores lá para a mala e meteres a pistola original da Ford. Depois uma ponta ligas aos 12v e outra à massa. Pelo meio colocas um interruptor de pressão e tá feito. Se ligares aos 12v do isqueiro já tens fusível, senão é preferível colocares um para prevenir.
Depois, se quiseres meter a mala a abrir com o comando, basta colocares a saida AUX do alarme ligada ao fio do que vai ao motor. Aqui a ligação vai diferir conforme a central de alarme ou de fecho contral que utilizes. Umas actuam na massa outras no positivo. Só tens que ver esse pormenor e tá feito.
Eu fiz isso no mei. Tenho o botão 2 do alarme a abrir a mala.
Além disso, ao fazeres essa instalação como te disse, eliminas um problema (não é problema, mas mais uma opç~ão estupida da Ford) que é a abertura da mala apenas com a chave desligada. No meu já não se passa, porque coloquei 12v constantes no botão e passei por um interruptor que coloquei no travão de mão para só abrir a mala com o travão puxado. Para mim, a opção mais viável e segura.