Isto das luzes diurnas é mais uma "moda" do que necessidade...No nosso país não se justifica no meu ver (nos países nórdicos e afins até compreendo...) ...que até fica engraçado em certos carros não discordo (essencialmente os da Audi) mas que sejam um "bem necessário" para o automóvel não é de todo é um facto! fugindo um pouco à questão, acho é que mto boa gente devia era "aprender" a usar as luzes que têm nos carros, pois muitas não o sabem nem as aplicam quando devem...
segundo a legislação europeia todos os carro fabricados a partir de 2011 terão de ter luzes de circulação diurna (nos países nórdicos já era obrigatório) e algumas marca já se tinham antecipado a essa legislação (grupo VAG, BMW, Mercedes, etc)
o quanto a ser "moda" concordo, já que muita gente põe esse tipo de luzes não por necessidade, mas sim porque fica "bonito"(?!), e agora a moda são os "devil eyes" (tipo audi) que vem substituir a moda "angel eyes" (tipo bmw), o ser necessário ou não é uma questão pertinente, agora imagina que tás a conduzir ao fim do dia com o sol de frente e diz-me se consegues ver algum carro que venha em sentido oposto com as luzes apagadas
eu não consigo ver porque vou encadeado com o sol (mesmo com óculos de sol)
outra situação são as condições climatericas (como as que temos actualmente), quantas pessoas vês com as luzes acesas (tenho visto até pessoas com óculos de sol com o céu muito nublado e com as luzes apagadas)?
já agora a legislação:
A partir de 2011, as luzes para circulação diurna serão obrigatórias em todos os novos automóveis e pequenas carrinhas de distribuição na UE. Seguir-se-ão os camiões e autocarros em Agosto de 2012. Os veículos existentes não terão de ser adaptados. Actualmente, 17 países da UE têm já algum tipo de legislação sobre luzes para circulação diurna.
fonte:
http://ec.europa.eu/transport/road_safety/topics/vehicles/daytime_running_lights/index_pt.htmuma "moda" que surge de legislação europeia, mas isso são outras histórias...