Diz a esse senhor que se não sabe o que diz, para tar caladinho.
É verdade que muitos motores são parilhados. Por exemplo o 1.6 diesel é aplicado nos Ford, Mazda, Volvo, Peugeot, Suzuki, Citroen e Mini. O 1.3 da Fiat é aplicado no Fiat, nos Opel, nos Suzuki e nos Ford. Os motores da VW são aplicados na VW, na Skoda, na Seat, na Audi, Chrysler e na Dodge. É verdade, eles já estão a acabar com os injector bomba. O 1.9 da Fiat é aplicado na Fiat, na Opel, na Saab , Alfa, Lancia e por aí fora.
As sinergias a isso obrigam, assim partilham-se custos, mas daí a dizer que só 3 marcas produzem motores é um perfeito disparate.
A Toyota como falas faz motores próprios, tanto o 1.4 como o 2.0, como o 2.2. A hyundai faz motores 1.4 e 1.5 (a acabarem) e 1.6 em parceria com a Kia. Vão fazer agora um 1.7.
A Renault faz motores que aplica na sua marca, na Nissan e na Dacia.
A BM faz motores, a Honda faz motores próprios, a Mitsibishi faz motores próprios, apesar de recorrer a alguns da Vag r a outros da mercedes, a Subaru faz motores próprios, etc.
E apenas estou a falar de motores diesel, porque se formos a ver o lado dos motores a gasolina, a coisa ainda difere mais, porque as sinergias são bem menores, há muito menos motores partilhados que no caso dos diesel.