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Autor Tópico: Peugeot 307 1.4 HDI morreu com fumo branco (habemus papa ou não)  (Lida 1687 vezes)

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Offline Shadowk1ller

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Boas malta,

Então é o seguinte, no passado domingo ao ir para a praia pela autoestrada (Famalicão - vila do conde) a carrinha da Maria na ultima subida da autoestrada a carrinha desacelerou como se tivesse tirado o pé do acelerador e a deitar fumo branco, a temperatura estava normal (90 graus), reduzi e tudo mais mas nada, a carrinha não puxava, só desacelerava, antes de parar desliguei logo a carrinha e ai o fumo parou.

Está no mecânico até hoje e ainda não me souberam dizer o que é, têm mais de metade do povo de férias esta semana, iam ver se me conseguiam dizer alguma coisa ainda hoje.

Até agora tiveram a ver os erros dela, e um deles era a bateria estar muito fraca, outra coisa que iam ver era a bomba e os injectores, parece que o gasóleo recuou, já o puxaram com a "bomba" manual mas mesmo assim ela não pega. (ainda só tiveram a ver sem ter que desmontar nada(evitar mão de obra))

Alguém com uma ideia do que possa ser? Será mesmo a injecção?

Desde já muito obrigado, cumps.

Está tudo ok, e no nível que estava, liquido de refrigeração e óleo.
« Última modificação: 28 de Julho, 2016, 09:17:09 por Shadowk1ller »

Offline Shadowk1ller

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Re: Peugeot 307 1.4 HDI morreu com fumo branco (habemus papa ou não)
« Responder #1 em: 28 de Julho, 2016, 13:31:04 »
Já obtive resposta do mecânico... -.-'

Segundo o mecânico (Bosch/Novadiesel) o que causou isto tudo foi mesmo o turbo, a turbina/borboleta como quiserem chamar, partiu o que fez com que os estilhaços fossem para o medidor de massa de ar(MAF?) o que fez com que arrebentasse toda por dentro, e nisto ainda foi algum óleo para o cárter, o que não deixava a carrinha pegar...

Agora como é Bosch fazem o concerto do turbo lá mesmo, o que baixa um bocado os custos, como o óleo não é muito vão meter um puxador lá dentro para tirar o óleo todo, meter uma MAF/MAP? nova, fazer a revisão toda praticamente, óleo novo e filtros novos, e prontos, ele ainda não sabia ao certo o orçamento para o medidor de massa de ar, mas ao todo vai ficar esta brincadeira por volta dos 600€... -.-' mais um ano as férias estragadas... o ano passado a mesma carrinha teve que levar uma embraiagem em julho tb, foram quase 500€, parece que a alguém que não gosta de nos ver ir de férias...

Cumps e obrigado.

Offline koiratu

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Re: Peugeot 307 1.4 HDI morreu com fumo branco (habemus papa ou não)
« Responder #2 em: 29 de Julho, 2016, 00:18:39 »
600€ turbo e maf? só? estou a achar pouco considerando mão de obra e tudo.

o turbo partiu? quando isso acontece o carro fica em rotação máxima e só se consegue desligar engatando e deixando ir abaixo... além de que quando parte dificilmente não se abre o motor para ver se existem estilhaços etc algures... isso parece-me um pouco estranho... mas não sou especialista...

Offline Shadowk1ller

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Re: Peugeot 307 1.4 HDI morreu com fumo branco (habemus papa ou não)
« Responder #3 em: 29 de Julho, 2016, 08:11:08 »
Não foi o turbo que partio em si, foi só a ventuinha/turbina, o arranjo disso fica por 250-300€ + maf + limpeza + "revisão" vai para os tais 600-700€.

Cumps.

Offline koiratu

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Re: Peugeot 307 1.4 HDI morreu com fumo branco (habemus papa ou não)
« Responder #4 em: 29 de Julho, 2016, 08:44:10 »
Não foi o turbo que partio em si, foi só a ventuinha/turbina, o arranjo disso fica por 250-300€ + maf + limpeza + "revisão" vai para os tais 600-700€.

Cumps.

isso é o turbo partir... a reparação do turbo vai para esses valores, o resto é que não... mas pronto, podem ser muito baratos ou facilitar noutras coisas.. cuidado :)

Offline Shadowk1ller

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Re: Peugeot 307 1.4 HDI morreu com fumo branco (habemus papa ou não)
« Responder #5 em: 29 de Julho, 2016, 09:12:13 »
Já fui lá várias vezes e não tenho razão de queixa, sempre que mexem no motor o motor sai de lá limpo, já no mecânico anterior um tubo que leva oleo ao turbo tava furado, burrou aquilo tudo de oleo o gajo trocou o tubo, levou quase 200€ por um tubo e deixou tudo borrado, e era mecânico de esquina, nesse nunca mais, até a 2 anos ter descoberto esta bosch, nunca mais troquei...~

Mas logo a tarde já vou lá para ver valor concretos pq ela ainda não sabia se a maf tinha mesmo que ser igual a origem (siemens) ou se podia ser bosch que é mais barata, dai a oscilação entre 600 a 700€...

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Re: Peugeot 307 1.4 HDI morreu com fumo branco (habemus papa ou não)
« Responder #6 em: 29 de Julho, 2016, 15:07:20 »
Acho que alguns termos que falaste devem estar mal, a MAF fica logo a seguir ao filtro do ar antes de chegar ao turbo.

A seguir ao turbo em direcção à admissão tem a caixa de ressonância e de seguida um leitor de ar que tem um nome próprio, que agora não me recordo e depois o corpo de borboleta.

O que pode ter acontecido foi alguns bocados foram em direcção à admissão e bateram no tal leitor de ar que é muitooo mais barato que uma MAF e o oleo não foi para o cárter, porque no cárter é onde o oleo está, deve ter ido foi para a admissão/camara de combustão fazendo com que a mistura seja pobre, mas quando isso acontece o carro acelera à parva, se calhar a quantidade não deixou ele fazer isso.

Tiveste sorte que nenhum bocado tenha entrado para os pistons, senão o arranjo era bem mais caro, muda o óleo também e filtro ;)

Offline Shadowk1ller

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Re: Peugeot 307 1.4 HDI morreu com fumo branco (habemus papa ou não)
« Responder #7 em: 01 de Agosto, 2016, 08:43:38 »
Não sei, só escrevi o que me disseram na oficina, se a maf tenha ido ao ar e fica antes do turbo, poderá ter sido a MAF a causadora do turbo ter ido a vida? (não sei, talvez a maf tenha rebentado, se isso for possível)

Vou esclarecer isso quando a for buscar hoje...

Offline koiratu

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Re: Peugeot 307 1.4 HDI morreu com fumo branco (habemus papa ou não)
« Responder #8 em: 03 de Agosto, 2016, 19:12:28 »
Não sei, só escrevi o que me disseram na oficina, se a maf tenha ido ao ar e fica antes do turbo, poderá ter sido a MAF a causadora do turbo ter ido a vida? (não sei, talvez a maf tenha rebentado, se isso for possível)

Vou esclarecer isso quando a for buscar hoje...

Nop, porque está entre a 'puxada de ar' e a caixa do filtro... passa ao pé do turbo mas mesmo que por qualquer motivo se partisse nunca iria atingir o turbo de forma a estoirar com ele. O que aconteceria é que iria ler mal o fluxo de ar e com isso sim, poderia vir a perca de rendimento. mas daí a estoirar o turbo, pelo menos por esse motivo, não me parece de todo :)