Garagem do Clube

Autor Tópico: soldadura  (Lida 330 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline bubalu
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 106
  • Feedback: +1/-0
soldadura
« em: 04 de Fevereiro, 2014, 16:47:41 »
boas pessoal

tou a fazer um projecto com um amigo de um carro para ir para o mato e assim brincar o fim de semana

e queríamos meter linha direta naquilo que tipo de tubo aconselham
 
já agora so temos maquina de soldar com eletrodo

abraço

« Última modificação: 04 de Fevereiro, 2014, 16:55:35 por bubalu »

Offline freilee
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 46
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.8D
Re: soldadura
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro, 2014, 17:46:47 »
na minha humilde opiniao, uma vez que é pra soldar talvez inox

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: soldadura
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro, 2014, 19:43:18 »
na minha humilde opiniao, uma vez que é pra soldar talvez inox

epá, se é para ir para o mato (logo acaba por ser temporário), acho que o inox é mal empregado nisso (devido ao preço)... ficam bem servidos com tubo de ferro galvanizado penso eu... tiram a linha de origem, sacam as panelas fora e soldam o tubo no sitio das mesmas... resolvido e 'low-cost'  O0

Offline bubalu
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 106
  • Feedback: +1/-0
Re: soldadura
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro, 2014, 20:12:55 »
Eu queria era saber se posso soldar o tubo de inox com eletrodos que tenho aqui em casa.. Porque se der vamos meter inox pois arranjamos a um bom preco aqui e assim ja fica a linha feita direitinha para mais tarde se quisermos por mais algo para o bicho andar mais ahah :)

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: soldadura
« Responder #4 em: 04 de Fevereiro, 2014, 20:25:11 »
o inox não te vais fazer andar mais o carro que o tubo de ferro galvanizado... na mesma medida o efeito é igual... o som do inox é melhor... e a durabilidade também... a meu ver não justifica, até porque, soldar inox não é tão linear assim...

Consegues soldar inox com electrodos? sim! fica bem? nop... vais salpicar o tubo todo (estou a falar porque já vi fazer linhas e tubagens em inox com electrodos e vi o que aconteceu - e isto um tipo com alguma experiência...)...

logo, resposta final: é possível, mas não creio que justifique o investimento, e penso que não vá ficar grande coisa (também depende muito da máquina e dos electrodos que usarem). Quanto ao desempenho... não vejo grandes ganhos quando comparado com o galvanizado O0

ainda assim, boa sorte  O0 O0 O0

Offline bubalu
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 106
  • Feedback: +1/-0
Re: soldadura
« Responder #5 em: 04 de Fevereiro, 2014, 20:53:00 »
Vamos optar pelo tubo de ferro

Ja agora n sabes aonde posso comprar o tubo de ferro?

Ja fui ao aki e maximat e nao encontro nada

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: soldadura
« Responder #6 em: 04 de Fevereiro, 2014, 20:58:34 »
es de onde?

Epá, vê a medida do tubo de origem, e tiras as panelas e soldas o tubo no mesmo local... se entretanto avançarem para algo mais elaborado então investem... agora para a brincadeira acho que serve essa solução...

passa numa casa de escapes, eles por vezes têm pontas soltas, orientam-te isso barato ou dado se forem bocados pequenos  O0

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: soldadura
« Responder #7 em: 05 de Fevereiro, 2014, 00:06:20 »
boas , para começar que carro é que queres fazer, que tubo e que medidas queres por isso , e tubo de inox o preço que custa vai te compensar?


Offline bubalu
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 106
  • Feedback: +1/-0
Re: soldadura
« Responder #8 em: 05 de Fevereiro, 2014, 18:25:30 »
o carro em questao é um fiesta igual ao meu 1.8 d

vamos optar por tubo de ferro...

ja pensamos em meter a linha do meu fiesta que é de 50 com panela no fim... mas so que depois fico sem linha no meu... por isso vamos nos fazer uma... por isso que queria saber que tipo de tubo usar

queremos tubo de 50 mm de diametro e queremos 2m de comprimento a espessura é que nao sabemos.

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: soldadura
« Responder #9 em: 08 de Fevereiro, 2014, 14:44:57 »
se retirares as panelas todas irás perder binário no motor, retira só o cat e o abafador , deixa a ultima panela no sitio .

já ponderaste ir a uma sucata e comprares um usado irá dar-te menos trabalho.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: soldadura
« Responder #10 em: 17 de Fevereiro, 2014, 09:41:08 »
Usa aço normal o chamado mild steel. Inox é muito mais caro. Se ja tens aí inox podes soldar na boa com electrodo e nao vai partir se usares electrodos pra inox. Eu uso os 316L e nunca parti uma solda. Pra soldares ferro usa um electrodo normal de rutilo. O salpicar depende muito da qualidade do electrodo. Electrodos baratos com maquinas AC baratas e tens uma solda barata. Se usares electrodos de jeito ja consegues bons resultados mesmo com uma maquina AC barata. Se tiveres um DC ou inversora melhor ainda