Uma pequena citaçao:
O motor de ciclo diesel tem ignição por compressão
e o motor de ciclo otto tem ignição por faísca
Às vezes fico a pensar se alguns sabem de facto no que consiste um motor diesel e um motor otto. Sem isso, não vale a pena tecer opiniões sobre ser bom ou mau.
O primeiro ganha em economia para tarefas de trabalho, o segundo em performance.
Quando um diesel ou um otto é sobrealimentado, basicamente fica com muita mais cilindrada o que faz "andar bem" até o motor mais pastelão.
Colocam um turbo a 1 bar de pressão num 2.0 diesel e ele lá se vai mexendo. Colocam- um turbo a 1 bar num 2.0 otto e ele voa.
A vantagem ao nível de performance do ciclo otto vs o ciclo diesel é tão clara como a água, absolutamente ninguém pode contrariar isso com factos concretos.
Agora do ponto da eficiência de combustível um diesel é de facto melhor, daí os consumos mais baixos (mas não muito mais baixos como muitos querem fazer crer).
Em rotações mais altas (num diesel acima das 3500rpm) os consumos começa a ficarem muito feios porque o ciclo usa o calor da compressão para iniciar a ignição que possibilita a queima do gasóleo. Aquela sensação de demora na resposta ao acelerador.
Por norma é dificil saber as pressoes de sobrealimentaçao nada melhor de fazer compraçoes atmosfericas.
Podem meter um 1.8 Diesel atmosferico vs um 1.8 atmosferico a gasolina e verem as specs
O mesmo para as cilindradas que quiserem e verao no fim o mito desfeito .