"A Ford responde à renovação de alguns dos principais concorrentes do Fiesta - Peugeot 208 e o lançamento do novo Renault Clio -, com a introdução de ligeiros retoques estéticos e uma mecânica mais eficiente. A atualização inclui tecnologias como o sistema de conetividade Ford Sync, o Active City Stop e a estreia europeia do MyKey.
Em termos estéticos, a intervenção dos designers da marca da oval não foi muito profunda, mas há mudanças a destacar, nomeadamente na dianteira, dominada por uma grelha trapezoidal, enquadrada por faróis esguios e longos, com luzes de circulação diurna de tecnologia LED. As capas dos retrovisores passam a integrar os «piscas» e as ópticas traseiras surgem com novo preenchimento.
"O Fiesta tem sido um dos mais apreciados pequenos carros do mundo ao longo de cinco décadas e o apelo desportivo da última geração Fiesta inspirou uma verdadeira paixão entre os clientes de veículos compactos a nível global, contribuindo para o seu estatuto de veículo pequeno mais bem-sucedido no mundo," disse Martin Smith, diretor executivo de design, Ford Europa. "Nós tivemos que manter essa parte vital do Fiesta, mas também quisemos dar-lhe um aspecto mais sofisticado."
Não menos importante é a abordagem da Ford na democratização da tecnologia, disponibilizando várias soluções a um maior número de condutores. Nesta atualização, a grande estrela é o Active City Stop, desenvolvido para ajudar a reduzir o número de colisões a baixas velocidades, enquanto o sistema de conetividade Ford Sync permitirá iniciar chamadas telefónicas e escolher músicas por controlo de voz, através de dispositivos Bluetooth ou de ligação USB.
Nota ainda para o MyKey - pela primeira vez disponível neste segmento - que permite aos pais encorajar uma condução mais segura nos filhos, limitando os seus riscos ao volante. O sistema permite aos proprietários configurar a velocidade máxima e os limites de volume de áudio. Também silencia o rádio até que os cintos de segurança estejam colocados e garante ajudas ao condutor, alertas mais vigorosos e os sistemas de segurança não podem ser desativados quando usado.
Em relação à mecânica, por enquanto apenas está confirmada a introdução do novo motor a gasolina EcoBoost de 1.0 litros, com o qual a Ford espera alcançar a melhor economia de combustível da sua classe.
O novo Fiesta estará esta quinta-feira em Amesterdão, num evento especial de produto da Ford chamado "Go Further", que terá como anfitrião o Presidente e CEO da Ford Alan Mulally e contará com a participação de 2500 concessionários."