Sei que já muitos o fizeram em casa e é algo que não tem ciencia nenhuma. De qualquer modo julgo que faltava ca esta operação basica mas no entanto tão essencial para manter a boa saude do motor.
Para este DIY usei o meu mk4 com 135K Km.
O oleo escolhido Mobil1 5W-50 100% sintetico na quantidade certa de 4L que é o que este carter leva já contando com o enchimento do filtro do oleo.
O filtro e da concorrencia que serve bem para o efeito.
Podem começar por tirar o bujão do carter e deixar o oleo escorrer pra um qq recipiente com pelo menos 4L de capacidade.
Aqui pormenor do bujão, tenham em atenção o estado da anilha que pode ser necessário substituir. Neste caso parece-me que está em condições.
Agora é a altura de retirar o filtro do oleo. Se não tiverem chave para retirar o filtro podem usar esta tecnica arcaica que resulta bem. Cravam uma chave no filtro e desapertam.
Pormenor do encaixe do filtro.
Novo filtro no lugar. Com a mao limpa conseguem apertar o filtro com bastante força que ele fica bem seguro.
Bujão colocado no sitio pra vedar o carter
Procedam ao enchimento do motor podem deitar o oleo todo duma vez que leva os 4L
Controlem o nivel com a vareta no final so pra certificar q ta tudo ok
Agora MUITO IMPORTANTE: O oleo de motor automovel é um dos principais poluentes dos lençois de agua e dos solos por todo o mundo. Por isso não tenham o mau habito de deitar o oleo velho na sargeta da rua a espera que a ETAR ja ali abaixo faça o tratamento, pk não faz. O oleo não é miscivel com agua e é separado por fase nas Etares e depois não é devidamente tratado.
A melhor maneira é colocar o oleo velho num recipiente. E deixa-lo no chão junto a um ecoponto que se o pessoal da recolha do lixo seguir o protocolo esse oleo será enviado para uma central de tratamento.
No final ponham o carro a trabalhar um pouco pra fazer o oleo circular e depois deixem-no assentar durante umas horas e voltem a verificar o nivel para confirmar. E pronto deve estar pronto pra mais 10.000 Km