Garagem do Clube

Autor Tópico: Opiniões precisam-se.........  (Lida 5596 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jml

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 910
  • Feedback: +0/-0
Opiniões precisam-se.........
« em: 04 de Novembro, 2003, 01:38:29 »
Pessoal estou com umas ideias q não sei se poderão trazer alguns beneficios ao meu fiesta!!!!! :?

Estou a pensar fazer a instalação de outro ic no meu fiesta,mas desta vez coloca-lo na secção frontal do mesmo,fazendo de novo e convenientemente uma reafinação do turbo e da bomba injectora.Assim ficaria com um sistema com 2 ic (utilizado tb pelo pessoal das audi 1,9 tdi). :wink:

Iria utilizar o ic de origem q vinha no motor(q tive de trocar pois não cabia no sitio devido), mas como já disse colocado na frente do meu fiesta. :P

A captação de ar pr o turbo será maior e mais abundante.... :D

Será q vai render?????!!!!!  :?

Será 1 projecto viável????!!!!
 :?
Digam-me de vossas opiniões....
 :D

guest84
  • Visitante
Opiniões precisam-se.........
« Responder #1 em: 04 de Novembro, 2003, 09:04:44 »
depende se usares a pressao de turbo de origem nao vale mesmo a pena dois IC´s se for pa usar mais k o de origem, (pois nao sei k pressao de turbo tem o teu carro) ai sim podera ser benefico :wink:

mas depende mt da colocaçao do IC ja tive amigos meus k poseram a frente do radiador e depois o carro akecia mt...

k otro IC estas a pensar usar? do Focus TDdi? ja vi um fiesta com IC +- no local da bateria e atras do farol, mas nao sei se resultou pq nao andei no carro, so o Butre :wink:

vai contando coisazzzzz...

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Opiniões precisam-se.........
« Responder #2 em: 04 de Novembro, 2003, 09:42:18 »
Boas,

Como já aki foi dito, um setup de 2 ICs usa-se em situações em q a pressão do turbo é bastante elevada (tornando um só IC insuficiente pra atingir as ACTs desejadas). N sei se no teu caso tal se justificará... fazes uma ideia das ACTs q tens de momento?

De qq forma, um IC montado à frente será sp mais eficaz q um montado no topo do motor, mas há q levar em linha de conta q tubagens mais longas equivalem invariavelmente a mais lag... se conseguires viver com isso, é capaz de valer a pena, até pq te irá permitir usar afinações de bomba e turbo um pouco mais fortes sem q isso imponha uma carga térmica superior ao motor.

Dar uns tokes no turbo e na bomba, aconselho-to vivamente... até pq isso fica outro carro ;) Mas (há sempre um mas no meio destas kestões) certifica-te que kem to faz merece a tua confiança, pois um abuso em qq dessas áreas significa desgaste acelerado para o motor e turbo... além disso, e como o teu motor é usado, é conveniente avaliar devidamente o estado dos vários elementos antes de pensar em tunar, e um profissional experiente saber-te-há dizer no imediato se deves ou não levá-lo mais longe.

Boa sorte com o projecto! Esse Fiestinha está a ficar cada vez mais... único ;)

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline jml

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 910
  • Feedback: +0/-0
Opiniões precisam-se.........
« Responder #3 em: 04 de Novembro, 2003, 13:51:07 »
Estou a pensar utilizar o ic q vinha de origem no motor e q não foi utilizado(devidos ás suas dimensões não cabia no topo do motor  :( ). Iria colocá-lo no sitio da matricula(á inglesa  :wink: ) fazendo uma caixa nesse sitio e removendo dai a matricula do carro. O ic q lá está é 1 da audi e acho-o ligeiramente inferior ao de origem...

É logico q com isto tudo(como já disse) teria de reafinar pressões de turbo e debitos da bomba injectora de modo a corresponder aos niveis de ar inseridos para o motor.

G_buster a q são ACTs???!!!! (desculpa a minha ignorancia  :oops: )
E o turbo iria aguentar tais niveis de ar ou será muito fraco para isso???(não sei qual é o modelo do turbo, só sei q é garret)

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Opiniões precisam-se.........
« Responder #4 em: 04 de Novembro, 2003, 14:09:42 »
o G_buster tem razao... so compensa usar outro IC se o primeiro nao tiver a cumprir o trabalho suficientemente... isto entenda-se q o IC existe para baixar as temperaturas do ar comprimido pelo turbo (q pelo trabalho deste ultimo aquece o ar).

sera q precisas mesmo de outro IC? duas uma... se nao precisares nao te des ao trabalho, se precisares ou mudas o q tens e metes um maior ou mudas de sitio... juntar outro acho q vai dar muita confusao de tubagens e peso extra (ok ok e aluminio eu sei).

o lag... num diesel.. naaaa.. os turbos dos diesel sao minusculos e a razao pq usam pressoes um pouco mais acima dos gasolina e pq usam um IC mais pequeno e pq a combustao diesel e muito mais fria q o da gasolina.

q pressao estas a usar agora? 1bar?

Offline jml

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 910
  • Feedback: +0/-0
Opiniões precisam-se.........
« Responder #5 em: 05 de Novembro, 2003, 02:08:29 »
yep.... Está a 1 bar.

Então mas sendo assim qt mais ar entrar mais baixa é então a temperatura, né??? Se estiver a dizer bacurada digam.....

Sendo assim teóricamente compensa!!!! :?

Então e como posso ver se este ic esta a fazer o trabalho dele pr q n seja necessária a aplicação de mais nenhum???!!!

Anonymous
  • Visitante
Opiniões precisam-se.........
« Responder #6 em: 05 de Novembro, 2003, 03:46:09 »
olha eu nao percebo mt disso mas vou te explicar o que se esta a pasar no carro de um amigo meu!! ele tem um 205 o xad turbo,mas o motor berroui,entao ele meteu o motor do 306 Turbo,que tb tem ic,ou seja mexeu nos injectores na bomna de gasoleo e na pressao do turbo,isto só com 1 ic!mas,como ele ainda nao esta satisfeito,vai por um turbo maior,e meter outro ic para ficar com2,só para teres uma ideia do power do carro dele assim como ta,se fores a andar normal e pisares 3ª o arro patina!!!! tamos a falar de um dissel bolas!!! :evil:  esta mt poderoso o carro dele!!!
espero que esta informação te ajude em alguma coisa

p.s-se quiseres aqui perto da minha casa ha uns bacanos que mexem em carros diessel,Power box's chips cenas assim do genero se quiseres posso levar te la e explicas o teu caso ok?
abraço

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Opiniões precisam-se.........
« Responder #7 em: 05 de Novembro, 2003, 09:07:57 »
Boas,

ACT - Temperatura do ar à entrada do motor. Normalmente, nos carros a gasolina (turbinados) procura-se q esta não passe dos 35 a 40ºC, salvo em determinados monstros, em q o objectivo é "apenas" baixá-la ao mínimo. Pelo q o Butre aki disse, talvez esse limite seja mais alargado nos diesel... n sei.

Como te disse, no teu carro a única coisa q eu faria a nível de IC era tentar passá-lo prá frente... é o sítio mais eficaz pró teres. E um IC das dimensões do do Mondeo qd montado à frente já te deve dar pra baixar um bocado essas temperaturas. Já agora, tens a certeza q o teu carro tá a fazer 1 bar? É q eu acho q a pressão de origem do Mondeo é um pouco mais baixa... n sei precisar qto.

Quanto à sugestão do Carlos, o teu carro n é chipável... mas isso já tu deves saber ;)

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
Opiniões precisam-se.........
« Responder #8 em: 05 de Novembro, 2003, 11:33:00 »
ok..


faz o seguinte: pega no IC maior q tiveres ai ou arranjares e monta-o na grelha da frente... mesmo ao genero q temos vistos nas fotos de uk (e como o rick vai ter).
Usa so um IC... menos complicaçoes com tubagens, suportes, etc etc etc.

Quanto a ganhos.. dificil de adivinhar.. o melhor e mesmo montar e experimentar. :)

Offline jml

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 910
  • Feedback: +0/-0
Opiniões precisam-se.........
« Responder #9 em: 06 de Novembro, 2003, 00:39:12 »
Salvo erro os do mondeo vem a 0.7 ou 0.8... :?  Ronda esses valores...

Se calhar vou trocar apenas de ic(com o de origem q é um pouco maior e caso lá o consiga pôr) para ver se noto diferenças..... Se notar é caso para se dizer q as temperaturas estão mto altas e precise de mais ar então pois este ic, a olhos nu, parece ser maiorsinho q o q lá está. :D  :wink: