Não dá para comparar um carro com um electrodomestico. Normalmente os electrodomesticos são substituidos. Os carros, se as oficinas/stands forem competentes, dão com o problema, e a peça em questão, fica com garantia nova de 2 anos à parte da garantia do carro
Eu mostrei o meu descontentamento que uma sonda não tem logica de durar só 40 mil kms! mas que posso eu fazer?!!?!?
Uma TV, ela avaria se não a desligarmos e estiver constantemente ligada em stand by a levar com picos de corrente, ou outras descargas. De quem é a culpa? de quem vendeu a TV?
Trabalho numa casa dentro do genero, e as pessoas pensam que as vezes comemos por parvos quando vão pedir garantia, e descobre-se na hora o que aconteceu. Depois encolhem os ombros e viram os olhos porque abusam do estatuto dos direitos do consumidor, e então quando começam com o paleio do "por lei tenho direito a isto e aquilo".
Mas esquecem-se de que na lei está um prazo util para reparaçoes na garantia de 30 dias, e caso não seja cumprido pelo prestador de serviços, pode ser substituido por um artigo novo, ou de igual valor dentro da mesma gama.
uma maquina de café, parte-se um manipulo qualquer que tem sempre uso, não considero assistencia, considero desgaste. deixa de funcionar, aí sim, assistencia.
agora, a garantia, em caso de duvida da oficina/stand onde o carro foi comprado, se for duvidosa a qualidade de serviço prestado, tens o teu direito em procurar outro representante, e chegando a acordo, eles que se cheguem a frente com a nota, caso não tenham competencia para fazer um diagnostico decente. Já deu para ver que cada zona do pais, tem as suas qualidades. Lisboa acredito que não tenham maos a medir com tanta coisa, agora as oficinas das "terrinhas", como é mais tranquilo, dão com as coisas, com calma.
Quem não se lembra de há uns 2 anos uma reportagem da SIC acho eu, de um proprietario de uma C-MAX que ia de 2 em 2 meses a oficina por problemas mecanicos e electricos? Que ele expos tudo a DECO, e a propria SIC, e eles não conseguiam dar com o problema na mesma?
Isto vai da competencia do serviço, que imagino que mecanicos sempre a rodar, nunca ganhando experiencia, ou "mexanicos" de caca que andam ali por andar, porque se acham mecanicos, não é serviço competente. mas nos dias que correm, o que se pode fazer?
Aqui em Coimbra, mais de metade dos mecanicos, são da casa aos anos, e os novos que entram, levam formaçao FORTE E FEIO de todos os modelos, e especialidades individuais, Electrica, Mecanica, etc, etc, etc. Só depois se vê quem realmente aprendeu, Se ninguem aprende e aplica o que foi ensinado, vai haver sempre chatices a pessoas como tu, que se calhar bem analisado, é uma agulha num palheiro que te causou tanto transtorno. Tive um maçarico que me fez revisão simples, e vergou-me o painel lateral da frente porque o braço do elevador não foi colocado no sitio correcto. podia ser muito bom mecanico, mas não durou la mais uma semana, Se calhar fez mais alguma do genero, e foi visto como um prejuizo a empresa por reparaçoes devido a incompetencia.........
informa-te, fala com a marca onde vais, e diz que o serviço deles não é competente o suficiente para te resolver o problema. Eles que se entendam com outra representante deles, e que vejam o que pode ser feito. Escreve uma carta à Ford Lusitana, e explica tambem o que se passa. Chega forte e feio no que dizes, porque a imagem deles está sempre em causa, e se expuseres a uma entidade moderadora, ou até mesmo imaginemos, à SIC ou TVI, seja o que for, eles ficam mal vistos perante proprietarios da marca, ou possiveis compradores da marca.....
A má publicidade, e ameaça de má imagem, pode mover mares e montanhas.....