A pedido de um user e como vários têm medo de meter as mãos no meio dos fios, decidi fazer aki uma explicação básica para o uso de um multimetro, que pode ser muito útil para poupar alguns euros no electricista e permitir que façamos algumas mod's, que se tivessemos que ir ao electricista nunca as fariamos... De mim falo...
Um multimetro é um aparelho que mede várias grandezas electricas, principalmente correntes e tensões, ou por outras palavras amperes e volt's, respectivamente.
Os multimetros podem ser analógicos, por norma mais precisos, ou gigitais, que fazem a conversão do sinal analógico e convertem a posição da agulha num valor numérico. Podem também ter uma agulha, mas num lcd, mas é tudo a mesma coisa.
>>> Multimetros analogicos: >>> Multimetros digitais: Para simplificar as coisas, vou utilizar o multimetro do tddif2000 que me pediu ajuda. Os restantes funcionam de forma identica, com pequenas diferenças...
>>> Conhecimentos básicosPara começar, é preciso saber que os carros utilizam corrente directa. Há a corrente alterna que é a corrente das nossas casas e que pode ser representada por AC (Alternate Current) ou CA (corrente alterna) que se pode ver pelo simbolo que precede o valor da tensão da rede, ~220V. Este "~" representa a corrente alterna, evitando o AC ou o CA.
O carro utiliza a corrente directa DC (Direct Current) ou CD (corrente directa).
Bom, mas é melhor deixar-me destas converssas, senão breve comelçam a dormir...
Nesse multimetro, podemos ver lá as areas marcadas com várias simbologias, mas a única que nos interessa é a DCA e DCV. A primeira é para medir correntes e a segunda é para medir tensões, ou seja, amperes e volt's, respectivamente.
Normalmente o que se mede é a voltagem, por isso é o que vou passar a explicar.
Para podermos medir qualquer coisa, temos que ter duas pontas de prova (aqueles fios que ligam no multimetro e com um bico metálico na outra extremidade).
Eles devem ligar-se assim:
E é assim, porque se repararem no buraco de cima é para corrente alterna, daí o A no ADC...
O COM é sempre a massa, por isso é só enfiar lá a ponta preta e na outra, a vermelha, que vai ser o (+).
Agora é só escolher a escala. Como estamos num carro, não temos valores muito para além dos 12v, por isso podemos escolher os 20v que lá aparecem, rodando para a esquerda até à posição 20V, dentro da área DCV.
>>> Teste de tensãoE estamos prontos para medir tenções (volt's) à vontade. Basta colocar a ponta preta (massa) numa área metálica qualquer, que nao tenha tinta e claro que esteja em contacto com o chassis, como o ferro que fica debaixo da consola central, os parafusos dos bancos, o fiel da porta, etc, etc (é uma questão de procurarem) e a outra ponta coloca-la no local onde querem medir a tensão.
Podem testar isso nos bornes da bateria. Colocam o vermelho no (+) e o preto no (-). Vai dar-vos qualquer coisa na ordem dos 12v. Se colocarem ao contrario, vai dar-vos -12v. Se tiverem ligado os fios no multimetro ao contrário, também vai dar valor negativo. Mas isso é indiferente, porque não há correntes negativas no caso de corrente directa.
Quando escolhemos 20v, podiamos ter escolhido qualquer uma das opções superiores, mas se escolhermos o valor mais proximo do que vamos medir, a precisão é superior. Se não soubermos qual é o valor, mais vale escolher o mais elevado e depois consuante o valor obtido, podemos ajustar para o valor mais proximo, para termos mais precisão, mas tendo sempre em atenção que esse valor que escolhemos é o valor máximo, por isso num carro, se houvesse lá marcados 10v, não o deviamos usar, porque o carro tem 12v.
>>> Teste de condutividadeO meu multimetro (em baixo) tem ainda uma coisa muito útil, que é o teste de condutividade. Tddif2000, deves tar a perguntar que bixo é esse, mas é apenas verificar se há passagem de corrente, como forma de testar se um fio está partido, por exemplo.
Se houver alguma situação que temos um fio dentro de um painel qualquer e temos dúvidas se ele está ou não partido, podemos seleccionar a opção seleccionada e colocar cada uma das pontas de prova em cada uma das extremidades do fio. Se apitar é porque passa corrente e quer dizer que o fio não está partido.
Antes de fazerem o teste, podem encostar uma ponta de prova à outra e se apitar é mesmo essa a posição. Isso é o que se passará, quando encostar a cada uma das pontas do fio.
Essa posição tem lá uma campainha (mesmo em frente à seta), que é a posição que deve estar seleccionada para fazer este teste.
>>> CorrenteCaso queiram medir a corrente, têm que escolher a zona DCA. Agora, aki a forma de medir já é diferente. Uma das pontas tem que estar antes do motor e outra depois do motor e assim ficamos a saber qual é a corrente que passa através dele. Por exemplo numa lampada, uma das pontas tem que estar antes da lampada e a outra depois. Conforme estejam as pontas de prova, irá dar valor positivo ou negativo na corrente, mas aki o valor nunca é negativo. Se der negativo é porque as pontas estão colocadas ao contrario, mas isso também não interessa, porque o que interessa é o valor, é que a corrente é sempre em módulo (o módulo de matemática, que transforma qualquer valor positivo ou negativo em positivo).
>>> Outras funçõesOs multimetros teem por vezes outras funções, como é o caso deste que o tddif2000 tem, que é aquela parte para ver as pernas dos diodos, ams isso já não sei, alias já nem me lembro da diferença dos PNP e NPN, mas isso também não costuma fazer falta. Se alguém souber e quiser actualizar isto, tá à vontade.
é só engenheiros
eu se me mete-se dentro do carro com um busca-pólos o desgraçado nunca mais andava
Ainda continuas a pensar o mesmo?
Agora já é capaz de andar, ao soluços, mas anda. :idiot2:
:crazy2: :uglystupid2:
NOTA:Não se preocupem de fazer asneira, ou de ligarem o multimetro a locais estranhos, porque não estraga e não faz passagem de corrente e não queima.
Mas se nas ligações dos fios fizerem porcaria, tão lá os fusíveis para "perder a cabeça". Eu uma vez rebentei com 3 seguidos, mas, claro, foi culpa minha, porque tinha 2 fios ligados ao mesmo local... :uglystupid2:
>>> Link's importanteshttp://www.rolcar.com.mx/Mecanica%20de%20los%20sabados/Multimetro/multimetro.htmhttp://br.geocities.com/washinbueno/dica16.html