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Autor Tópico: Algumas duvidas sobre o mk3 ::: DEM 1 AJUDINHA PLZ  (Lida 11925 vezes)

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aCid
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Algumas duvidas sobre o mk3 ::: DEM 1 AJUDINHA PLZ
« em: 10 de Novembro, 2003, 00:56:38 »
Oi pessoal, boas. Sou novo aki no forum e gostava que me ajudassem em algumas duvidas que tenho. Entao e assim, tenho um Fiesta mk3 1.3 Si 60cv de 1995 com 72000km. Comprei em Agosto e agora tou a fazer umas alterações... o som fica completo ja este mês, mas as minhas duvidas vao mais ao nivel mecanico...1º o meu carro engasga mais a kente do que a frio e não desenvolve fluentemente...n sei esplicar mas não esta normal... sera q o reset a centralina e a solucao? 2º no fim do ano vou rebaixar o carro...falei c1 gajo k tem um 1.4GT que so cortou molas e disse que não teve problemas ainda desde ha 1 ano e meio para ca...aconselham-me a fazer o mesmo ou sera mais viavel um kit? e 3º filtros de ar pa este motor? tem de ser 1 de caixa especifico não é? kuando ja ia todo lançado para comprar 1 K&N ...  :cry: puf.. não dá... inda pensei n1s adaptacoes ms o bocal da admissao fica muito junto ao capot :(

Acho que não me eskeço de nada
Abracos a todos e espero q me possam ajudar.. desculpem o testamento  :wink:


P.S: Se alguem tiver um Fiesta igual diga qualquer coisa para trocar ideias  :D :wink:

Anonymous
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Algumas duvidas sobre o mk3 ::: DEM 1 AJUDINHA PLZ
« Responder #1 em: 10 de Novembro, 2003, 02:50:27 »
faz a tua apresentação no sitio proprio...  quanto a cortares as molas não é mt aconselhavel,mas cada um sabe de si,e o filtro,se puseres um filtro conico eu pessoalmente prefiro estes aos de caixa,fica com um ronco mais bonito,pk em rendimento são praticamente iguais...
abraço

TD_Buster
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Algumas duvidas sobre o mk3 ::: DEM 1 AJUDINHA PLZ
« Responder #2 em: 10 de Novembro, 2003, 02:55:22 »
quanto a cortar molas e uma coisa k nunca se deve fazer, em relação ao filtro concordo com o Carlos e finalmente quanto ao carro falhar leva-o a ford para eles te ligarem a centralina a makina e verem o k se passa.

Abraço.

PumaRacer
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« Responder #3 em: 10 de Novembro, 2003, 03:20:20 »
Não te aconselho a cortar as molas, é perigoso e ficas com uma condução extremamente desagradavel! É preferivel comprares umas molas mm, aconselho Eiback ou H&R! O filtro, como o CARLOS_XR2 já disse, podes por um cónico se gostares de um ronco alto!  :twisted:  :twisted:
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"inda pensei n1s adaptacoes ms o bocal da admissao fica muito junto ao capot"


Procura sites estranjeiros soubre o MK3, de certeza que encontras a solução para isso! Mas pode ser que um destes Fiesta-o-viciados te dêm a resposta!  :lol:

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Será q o reset a centralina e a solucao ?


Eu tentava isso antes de o levar á oficina!


Porta-te e diverte-te por aki!

pedro cunha
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« Responder #4 em: 10 de Novembro, 2003, 08:48:23 »
Quanto ao 1º penso que podes ter o motor desafinado. O carro a frio trabalha um pouco mais acelerado logo não sentes o poço, quando chega a uma certa temperatura o motor trabalha a uma menor rotação logo sentes a fraca resposta ao acelerador.
Tens um potenciometro por detras da adissão de ar que seve para regular o CO. Com uma chave de fendas e com um medidor de CO regulas o potenciometro até teres o valor correcto. Se não tiveres esse aparelho vai a uma oficina que eles veêm o nivel...
Experimenta utilizar aquele aditivo na gasolina que serve para limpar os injectores e valvulas... se melhorar é porque tens os injectores sujos aconselho-te a limpalos numa oficina...

Quanto ao 2º ponto o melhor sem duvida é um conjunto de molas novas já preparadas de fabrica... ao cortar as molas de origem estas a danificar o aço e a reduzir o curso de funcionamento da mola, logo ela simplesmente não amortece!!!

Quanto ao 3º ponto o filtro de caixa é melhor para o dia-a-dia. Realmente um filtro conico fica sempre bonito num motor, mas bonito não quer dizer funcional e adequado!!! Além do mais o conico aspira muita coisa além do ar... pó, pequenos grãos de terra e areia!!!!  :wink:

Mais duvidas é só dizeres...

aCid
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Algumas duvidas sobre o mk3 ::: DEM 1 AJUDINHA PLZ
« Responder #5 em: 10 de Novembro, 2003, 11:36:16 »
Bem quero agradecer desde ja a colaboracao de todos, e por terem ajudado a retirar as minhas duvidas...Quanto ao reset a centralina vou tentar porque acho que de mal não me vai trazer nada...As molas,tenho que me informar porque uma vez que, como voces dizem por aqui, não tenho muito "tempo", e analisar os contras de corta-las...Devido a suspensão mole que vem origem não acredito que o comportamento do carro fique pior ainda  :? se realmente não trouxer problemas a nivel de suspensao, especialmente amortecedores acho que vou mesmo optar por isso... quanto ao filtro... eu gostava, gostava.. mas o meu motor é igual a este:

http://www.fiestaclubportugal.org/galeria/details.php?image_id=360

... do Bruno Ramos, que embora este não diga qual é a motorização o meu 1300cc é igual... e conico... é grupo  :(

Gostava então de saber se me fica muito caro 1 filtro especifico para o fiesta.
Entretanto surgiram-me algumas duvidas... tou a pensar em meter umas velas splitfire... alguem que tenha e se note diferença na performance? dizem que da mais disparo no arranque...

Mais uma vez obrigado e espero resposta.  :D

Abracos.Tiago

pedro cunha
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« Responder #6 em: 10 de Novembro, 2003, 11:48:56 »
Mas o teu carro é de 1995 e não é de injecção???!!!!  :shock:

Dessa forma acho que filtro só mesmo o de caixa!!! Existe...  :wink:

aCid
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« Responder #7 em: 10 de Novembro, 2003, 12:09:14 »
pois... ora ai esta 1 coisa q tambem me diziam ha muito e todos estranhavam... uns diziam que o carro era de injeccao, outros não. No livro da Ford diz que sim e o I de Si acho que torna as coisas um bocado logicas, mas ja eu e pessoal meu amigo tinha dito que não era de injeçcao.  :(  tenho que ver outros motores iguais

apollo
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« Responder #8 em: 10 de Novembro, 2003, 12:11:25 »
Acho melhor mesmo é ir á Ford numa saltado e perguntares isso aos gajos. De certeza ke nao te cobram por isso! E ao menos ficas com certezas e nao com "bocas" de uns e de outros ke te podem induzir em erro!
Fica bem!

aCid
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« Responder #9 em: 10 de Novembro, 2003, 12:23:47 »
ya... tenho que ver disso. Isso e o poço que ele faz se não ficar com o problema resolvido depois do reset a centralina que tou neste momento a fazer. Qualquer dia passo-me mas é, e compro o Zetec 1.25  :twisted:  dreaming... ja agora a titulo de curiosidade quanto acham que me pediam por 1 desses?

Alguem daqui tem pestanas nos farois da frente? É que ando a procura de umas mas inda não consegui nada... são umas que acompanham o farol desde o canto superior direito ( junto ao pisca ) ate ao canto inferior direito... são bonitas mas eu não encontro!!

Offline Fredyx
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« Responder #10 em: 10 de Novembro, 2003, 12:28:20 »
MAs entao é de injecção ou não?? se for deve ser de um unico injector.... posicionado na admissão tipo carburador!!! não deves ter um injector para cada cilindro.... mas em relação as velas só falando aqui com o ppl.... o Zetec não se dá bem com Splitfire nem 4 polos nem nada dessas coisas... agora andam ai umas NGK de iridium deixa a poeira acentar para ver se isso é alguma coisa de jeito entretanto podes experimentar umas NGK de platina (japonesas) ou então metes as d'orige :wink:

Offline RS

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Algumas duvidas sobre o mk3 ::: DEM 1 AJUDINHA PLZ
« Responder #11 em: 10 de Novembro, 2003, 16:25:48 »
Boas.  :)

Jrrcc, não podes usar essa tecnica para definir se um carro é a carburador ou não, pois não é a mais correcta.

Passo a explicar: eu tenho um mk3 1.1 a carburadores e um mk3.5 1.1 de injecção, e ambos os motores são iguais à 2ª foto. O facto de ter a caixa do filtro de ar não é um indicador, embora não saiba concretamente como o sistema funciona, penso que a ideia do Fredyx é acertada, alguem mais entendido em mecânica que esclareça por favor.

No entanto se o carro do Acid é de 95 de certeza que é de injecção, não existem Fiestas mk3 de 94 para a frente com carburador. Penso que ele pode comprovar isso ao procurar se tem o botão de " fechar/abrir o ar ". No mk3 encontra-se na coluna de direccção do lado esquerdo, mas quase que aposto que não tem.

No site da NGK referem-se a 2 motores 1.3 mas de modelos diferentes: mk3 89-95 e mk4/5 96-02. Creio que em Portugal, os Fiestas só vinham equipados com este motor nos mk3, os restantes modelos só saíram com este motor em Inglaterra penso eu.

Espero ter ajudado, fiquem bem :)
CheeRS.

guest84
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« Responder #12 em: 10 de Novembro, 2003, 16:33:05 »
yeap concordo com o k o RS disse aki se o carro do Acid e de 95 e um mk3.5 e k eu saiba so ha em injecçao...

aCid
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« Responder #13 em: 10 de Novembro, 2003, 16:50:30 »
bem mais uma vez tenho que agradecer imenso a vossa ajuda e colaboracao.Sao impecaveis pessoal  :D  muitas das minhas duvidas ja foram esclarecidas. Em relacao ao motor, sim sempre pensei que fosse carburador, mas não, nao tenho botão nenhum para abrir o ar, logo seria de injeccao...  :?  eu e mais montes de pessoal que viu o carro e não soube responder... o meu motor e igual ao da ultima foto!
Quanto as molas ja estou quase convencido, tenho ver ai os preços. O escape quero ver se ponho um so po barulhu, nada de remus nem coisas assim. Ja tenho 1 em vista de um mecanico que fui, nao tem marca, é em inox, ta novo e ele quer 12cts... deve ser qualquer coisa desse genero que fico.Agora, gostava tambem de saber é se ha pestanas e onde encontrar...

Mais uma vez muito obrigado pesssoal.
Abracos. Tiago.

Ah o meu fiesta eh o 1.3Si akele com os paraxokes mais arredondados e farois de nevoeiro. Acho que alguem prai tava ca duvida.

P.S- Hoje fiz o reset a centralina e o poço desapareceu e o carro ta a andar muito melhor... ja parece menos "agarrado"... agora vamos la a ver amanha de manha a arrancar a frio.  :)

Offline Fredyx
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« Responder #14 em: 10 de Novembro, 2003, 17:10:28 »
Nao 100% mas apartir do momento em que o reset faz desaparecer o "poço" podemos dizer que é 100% injecção, pois a centralina actua na injecção e "faisca das valvulas" e outros xxx parametros!!!!

aCid
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« Responder #15 em: 10 de Novembro, 2003, 17:17:31 »
pois... parece que esta resolvido então.. so nao sabia que o meu era um mk3.5. ta-se sempre a aprender  :D  e por ser de injeccao que me doi mais nao poder por o conico... ia ficar com 1 ronco..  :cry:  ja vi mk's4 e 5 so com filtro  a roncar que ate arrepia.

Abracos.Tiago

aCid
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« Responder #16 em: 10 de Novembro, 2003, 18:48:24 »
ah, e verdade, em relacao ao reset a centralina que me retirou o poço, isso de facto aconteceu mas o carro continua a responder muitooooooo lentamente ao acelarador... a mim cheira-me que sao velas...que acham? Ja nao engasga mas tambem nao tem aquele andar fluido como devia ter... os fiesta sao carros preguicosos mas isto nao e normal  :?

aCid
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« Responder #17 em: 10 de Novembro, 2003, 23:41:56 »
Pois o 1.25 nao mesmo nada preguiçoso... atao a partir das 3000rpm nem parece um 75cv... tem muito poder.... ao contrario do meu  :(  e 1 arrastadeira... MAs da luta aos 1100cc  :P  
Obrigadao mais uma vez... as velas inda tenho de ver conforme o orca mento mas se xegar a por e mais la para o fim do ano porque agora este mes vou acabar de por o som

Abracos do puto do Forum. Tiago

pedro cunha
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« Responder #18 em: 11 de Novembro, 2003, 08:46:01 »
Eu so acho esquisito o facto de ser um motor a injecção e ter aquele tipo de filtro de ar!!!  :shock:  :o

Experimenta ver as velas...  :wink:

Offline BUTRE
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« Responder #19 em: 11 de Novembro, 2003, 09:28:41 »
xi patrao.

e facil ver se e de injecçao electronica. Nos mk3 procura no chao do lado do pendura se ha uma cx metalica la agarrada a um suporte metalico. Procura em baixo por detras do tablier... se tiver la, entao encontraste a ecu do motor.

um carro pode ter ecu e nao ser 100% de injecçao electronica. A ecu do motor pode controlar a igniçao e a injecçao, ou entao so um destes dois.

O reset a ecu e so apagar o registo dos erros q esta le, e como tal, a injecçao e igniçao e feita novamente como de fabrica.

aCid
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« Responder #20 em: 11 de Novembro, 2003, 09:42:32 »
Butre isso agrada-me... assim que xegar do trabalho vou ver isso. O reset a ECU faz-se como? Ontem fiz reset a centralina e o poço que fazia desapareceu... Quanto as velas, ando a ponderar essa hipotese tenho que ver o que e melhor po fiesta. Alguem sabe onde posso encontrar kits de rebaixamento baratos aqui na zona de Seixal - Lx ?!

Abracos do puto do Forum. Tiago

Offline BUTRE
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« Responder #21 em: 12 de Novembro, 2003, 00:31:49 »
reset a ecus... desliga a bateria do carro durante uns minutos. 30min deve chegar.

aCid
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« Responder #22 em: 12 de Novembro, 2003, 00:40:14 »
Atao ja deve tar... mas parece-me é que estamos a falar no mesmo quando eu digo centralina e tu ECU... corrige-me se estou errado pois nao sou grande entendido.

Abracos