Garagem do Clube

Autor Tópico: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??  (Lida 10750 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ruben_MK4

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4279
  • Feedback: +4/-0
  • Powered by Fiesta Techno with RS Bodykit
Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« em: 26 de Agosto, 2007, 12:48:48 »
Boas pessoal!

Tenho uma dúvida:

O que será mais benéfico para o meu 1.25 16V?? Admissão Directa ou Filtro de Caixa??

Ñ kero k o carro faça barulho, mas sim que ganhe algum arranke (ñ é precisso arrancar alcatrão  :D :D) e ganhe alguma coisa em recuperações, pois o meu qnd vou em 4ª e piso o acelerado, o gaijo parece k n responde... E demora um bocado a respoder...

Já agora em quanto é k me ficaria uma admissão directa casso eu optasse por esta hipótese.

Aguardo as vossas opiniões...

Obrigado

rfcg

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #1 em: 26 de Agosto, 2007, 14:43:45 »
Basicamente essa admissao deréta fica ao preço que quiseres, isto depois de comprares o filtro.

A ideia e mandar o ar o mais directamente para filtro sem ter que circular por tubagens complicadas e abafadoras de ruido etc.

No meu caso tenho o conico fechado dentro da caixa pra que se crie vácuo la dentro e crie aspiração do ar fresco por uma conduta que fibrei ao fundo da caixa.

A ideia na admisso directa é que o ar exteriror seja forçado a entrar ate ao filtro.
Colocar um conico fechado no capot do fiesta sem uma maneira de la por ar fresco é capaz de nao render muito pk o filtro ao aspirar irá puxar o ar circundante e daí levar-te o ar quente que ta no compartimento do motor. Daí eu ter enclausurado o gajo.



Nao faz ruido nenhum em uso normal.
Os consumos sao os normais para o que o carro sempre me fez.

Offline ynox
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 225
  • Feedback: +0/-1
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #2 em: 26 de Agosto, 2007, 20:26:00 »
Basicamente essa admissao deréta fica ao preço que quiseres, isto depois de comprares o filtro.

A ideia e mandar o ar o mais directamente para filtro sem ter que circular por tubagens complicadas e abafadoras de ruido etc.

No meu caso tenho o conico fechado dentro da caixa pra que se crie vácuo la dentro e crie aspiração do ar fresco por uma conduta que fibrei ao fundo da caixa.

A ideia na admisso directa é que o ar exteriror seja forçado a entrar ate ao filtro.
Colocar um conico fechado no capot do fiesta sem uma maneira de la por ar fresco é capaz de nao render muito pk o filtro ao aspirar irá puxar o ar circundante e daí levar-te o ar quente que ta no compartimento do motor. Daí eu ter enclausurado o gajo.



Nao faz ruido nenhum em uso normal.
Os consumos sao os normais para o que o carro sempre me fez.


Eu comprei um K&N de caixa especifico para o fiesta, e apesar de ter notado algumas melhorias de prestação, alem de uma ligeira diminuição no consumo, tenho a noção que ele poderia fazer muito mais pelo carro se tivesse tudo directo, pois aquele tubo que vai buscar ar na grelha de cima dá uma grande volta, além de que é muito fino. A minha questão é: eu posso tirar todas as tubagens até á caixa do filtro e por um novo tubo, ligeiramente mais largo a buscar ar na grelha de baixo, e completamente directo e devidamente "fibrado" á caixa do filtro de ar?
Acho que foi isso que fizeste certo? (com a diferença de teres enfiado um cónico la dentro)
Se sim tenho que ter atenção a que factores? Por exemplo, aquele tubo que vai buscar ar a grelha divide-se, o que fizeste ao outro que não vai para a caixa de ar?
Obrigado  O0

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #3 em: 26 de Agosto, 2007, 21:09:07 »
Pra mim é filtro de caixa específico... ^-^ ;) os de admissão directa/cónicos só são realmente eficazes kdo há alterações mecânicas ou a msm a nível de gestão electrónica... ::)

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #4 em: 27 de Agosto, 2007, 00:15:40 »
Nao precisas de ajustes de gestao electronica ok a injecçao electronica é pra isso mesmo, ajusta a mistura em funçao do ar que entra por isso julgo q o carro se adapta.

A parte de baixo da caixa tem um corte que faz alargar para o triplo o tamanho da entrada de ar de origem. Todas as tubagens vieram fora, a buzina foi mudada de sitio e o suporte da mesma cortado fora para permitir a passagem do tubo que vem buscar o ar ao fundo do parachoques.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #5 em: 27 de Agosto, 2007, 01:26:10 »
Nao precisas de ajustes de gestao electronica ok a injecçao electronica é pra isso mesmo, ajusta a mistura em funçao do ar que entra por isso julgo q o carro se adapta.
...

É quase verdade. Não é verdade para todos os carros de injecção electrónica, mas é-o para o Fiesta. O Fiesta afina-se automáticamente a cada 12 mili-segundos, mas esta afinação é apenas para a mistura de ar/combustivel, pq para conseguires o desempenho melhor, tens que fazer reset e andar os 8 km. Caso contrário, tb podes andar 3 ciclos de programação (salvo erro), i.e. 3 x 8km (nao tenho a certeza de serem 3, mas mais que 6 não são de certeza) ele elimina todos os códigos de erro e todos os valores dos sensores e aí ele já vai conseguir gerir essas alterações. Antes disso, se se notarem diferenças no desempenho, é pura cuincidencia, pois os valores errados que estão gravados podem cuincidir com os que passa a ler com as novas alterações e nota-se logo o desempenho a aumentar.

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #6 em: 27 de Agosto, 2007, 12:53:49 »
Nao precisas de ajustes de gestao electronica ok a injecçao electronica é pra isso mesmo, ajusta a mistura em funçao do ar que entra por isso julgo q o carro se adapta.
...

É quase verdade. Não é verdade para todos os carros de injecção electrónica, mas é-o para o Fiesta. O Fiesta afina-se automáticamente a cada 12 mili-segundos, mas esta afinação é apenas para a mistura de ar/combustivel, pq para conseguires o desempenho melhor, tens que fazer reset e andar os 8 km. Caso contrário, tb podes andar 3 ciclos de programação (salvo erro), i.e. 3 x 8km (nao tenho a certeza de serem 3, mas mais que 6 não são de certeza) ele elimina todos os códigos de erro e todos os valores dos sensores e aí ele já vai conseguir gerir essas alterações. Antes disso, se se notarem diferenças no desempenho, é pura cuincidencia, pois os valores errados que estão gravados podem cuincidir com os que passa a ler com as novas alterações e nota-se logo o desempenho a aumentar.

pois tudo bem, mas é por isso que custumo dizer ke os filtros de admissao directa são sempre mais eficazes kdo o carro está "alterado"...pois por mais ajustes ke a centralina faça, sem kk alteração, nca te vai fazer um débito muito maior de combustível, mas sim um ajuste minimo...nada de significante ;)

fiesta ts
  • Visitante
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #7 em: 05 de Maio, 2008, 12:56:03 »
tira o tube de ar de origem mete um mais comprido ate a baixo ao parachoques e mete um filtre kn vais senter alguma diferenfia ;)

Offline pampilho
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 312
  • Feedback: +0/-0
  • 70 me ultrapassar, passe 100 atrapalhar!!
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #8 em: 05 de Maio, 2008, 14:31:43 »
só uma perguntinha..... se eu meter um filtro conico e um tubo por baixo a ir buscar ar (ram air)
em dias de chuva com a vaporizaçao do carro da frente nao vai encher o filtro de agua? n vai entrar "agua" para o carburador e assim prejudicar o rendimento do motor? eu tenho um em casa e tou na duvida de o montar.... até pk n sei como o ligar ao carb,a boca do filtro é maior k o carburador,e o filtro traz uma "capa/protecçao" cromada k da para tirar,funciona melhor sem ela??
existe alguma adaptaçao para o montar no carburador?? tubo de eskentador...? é um mk3 1.1 n electronico.

fiesta ts
  • Visitante
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #9 em: 05 de Maio, 2008, 20:53:55 »
nao pode entrar agua se reparares o meu ta a frente e nunca tive problemas o teu pos detrais do para choques O0

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #10 em: 06 de Maio, 2008, 11:46:54 »
boas
eu no meu caso meti um de caixa especifico (60€)
e tirei o tubo que vai da frende á caixa
ficas como se tivesses um conico
ronca muito fixe e notas diferenca... >:D

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #11 em: 06 de Maio, 2008, 19:28:11 »
Tb sempre ouvi dizer que admissão directa no fiesta faz perder em altas, a não ser que seja mto bem feita (garantindo ar fresco, e instalando uma FSE de maneira a garantir que haja gasolina em pressão suficiente, já que se aumentou a disponibilidade do ar... claro q a centralina ajusta a mistura automaticamente, mas se não tiver o suficiente, então nada feito, né...).
Por isso, pelo q tenho lido, o melhor é filtro k&n especifico de caixa, e alteração das tubagens todas. Ai tens duas maneiras:
ou retiras e instalas um tubo novo,
ou então só tiras tudo o q não itneressa (caixas  de ressonancia, etc), e removes a grelha q tem na entrada do tubo (há por ai um DIY sobre isso, do rui, é este: http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=11298.0), e ficas praticamente como se tivesses um tubo novo.

Já a solução do tiago, meter o conico dentro da caixa, eu tb já tinha pensado nisso, mas depois disseram-me que isso provavelmente tb não rende, já q os conicos precisam duma grande superficie de ar, e dentro da caixa a entrada é mto pequena...
o melhor, no caso da admissão directa, deve ser tirar a caixa do filtro, instalar o conico ali e fibrar a área toda, e instalar um tubo a buscar ar fresco á grelha, de maneira a q o ar quente do motor não chegue lá...

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Admissão Directa ou Filtro de Caixa??
« Responder #12 em: 07 de Maio, 2008, 12:53:04 »
no mk5 basta tirar 1 tubo.
esse tubo vem da caixa do filtro á grelha da frente.
esse mesmo tubo é ke faz de caixa de ressonancia.

15 minutos metes um filtro de comp de caixa e tiras o tubo.
15 minutos ficas com "outro ronco"...