aCid

• Visitante
Corte de Rpm
23 de Novembro, 2003, 18:44:09
Como alguns sabem tenho um Fiesta mk3.5...o 1.3Si de 60cv e o que se passa é o seguinte... O meu carro vem anunciado de fabrica que alcanca o regime maximo as 5250rpm e realmente a partir dai é so barulho... O que eu keria saber era se é possivel por um corte de rpm tipo as 6000rpm, em vez de as 7000rpm como ele faz agora e vem de origem, se bem que nem é 1 corte como por exemplo um Vti ou G40 (lembrando-me destes por serem carros de amigos meus) onde xega ao reline e faz akele barulhu (lindo) a cortar... o meu xega as 7000rpm, onde acaba o conta rotacoes, e mantem-se no mesmo registo como se "nao houvesse mais"... Desde q comprei o carro sempre axei estranho nao ter sequer red line... Mas o que kero realmente com isto é saber se metendo 1 corte + cedo me vai dar mais rendimento e se as alteracoes que isso acarreta sao muito dispendiosas... Sabem me dar 1 "orcamento" ?

Abracos

ZetecS

• 130CV
  • 1763
    +0/-0
Corte de Rpm
23 de Novembro, 2003, 21:29:30
Amigo, quanto mais tarde cortar melhor :wink:

Normalmente o pessoal mexe na centralina para o carro cortar mais tarde.

Anonymous

• Visitante
Corte de Rpm
23 de Novembro, 2003, 21:44:45
pa o teu carro tem  um carburador electronico,dai a nao ouvires aquele som lindo da mudança a cortar,e da graças a deus de ainda nao te ter saido um piston pelo escape,se andas a esmifralo assim!!!! o teu carro nao corta,o que aconteceu é que começa a ficar preso apartir de uma certa rotaçao... é imposivel pores corte nisso...
abraço

aCid

• Visitante
Corte de Rpm
23 de Novembro, 2003, 23:35:09
Que mer**... Se ha coisa que adoro é ouvir um carro a cortar... é musica  :D  mas ter charutos da nisto... Eu é raro passar das 5500rpm (quando vou a puxar mm) so vi isto quando comprei o carro e dava.lhe umjas gazadas pa ouvir a cortar... O meu é 1.3Si mas ja tenho visto ai Si's com red line o que quer dizer que corta... um deles ate é akele que tem o interior bue lindo "mk3 todo pipi" se nao me engano

Abracos

aCid

• Visitante
Corte de Rpm
24 de Novembro, 2003, 14:16:47
Epah e assim era so 1 deducao... uma vez que o carro alcanca o regime maximo as 5250rpm e a partir dai se torna obsoleto o esforço do motor, deduzi, agr vejo q erradamente, que se a rotacao tivesse mais "concentrada" tendo passagens mais curtas de caixa devido ao menor numero de rotacoes disponiveis ele desenvolvesse mais rapido... Por o que voces dizem estou errado mas pronto ninguem nasce ensinado era so 1 deducao que ate tinha certa logica ( a meu ver ) senao vejam:

tenho os 60cv pra 7000rpm q sao isto |_________________|
se os tivesse so para 6000rpm (por ex.) ia ser neste "espaço" |___________| logo n ia desenvolver + rapido?

Quanto ao cortar, como ja foi dito o meu carro nao corta realmente e mesmo assim so a descer predios é que vou conseguir alguma vez esgotar 5ª  :?

Abracos

P.S-Podem achar completamente absurdo mas como ja disse ninguem nasce ensinado e so posto isto aki na expectativa de esclarecer mais uma das minhas duvidas

*

G_Buster

• 115CV
  • 791
    +0/-0
Corte de Rpm
24 de Novembro, 2003, 15:30:16
Boas,

Podes efectivamente gastar guita num corte pra meteres o carro a fazer as rpms q kiseres... plo menos abaixo do corte de origem. Mas isso não tem vai trazer vantagens absolutamente nenhumas. Quanto a desenvolver mais rápido... epah, claro q se o carro corta às 5,5 em vez de cortar às 7, chegará ao corte mais rápido... mas isso n interessa pra nada no q toca à forma como o carro puxa. O q interessa é q independentemente de teres o corte às 5,5 ou às 7, o carro demora exactamente o mesmo tempo a ir, por exemplo, das 4 às 5,5... n sei se me fiz entender.

Resumindo, n t metas nisso... olha q é um fetiche q sai um bocado pró caro :lol:

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

BUTRE

• 115CV
  • 840
    +0/-0
Corte de Rpm
24 de Novembro, 2003, 20:23:07
nao entendi NADA! comeco a achar q vcs devem dizer o mesmo dos meus posts... eheheh e so batatadas... isto certeza com umas canecas de cerveja em cima q todos nos nos entendemos.

ora vamos la ver... glup.

o escalonamento de uma cx deve ser feita de acordo com o binario max e com o pico de potencia max, isto e, deve-se puxar a mudança ate a rpm de pico max de potencia e ao meter outra a rpm deve descer so ate a rpm de binario max. Isto raramente acontece nas cx de origem.

o pq do corte nao ser na rpm de pico max de potencia: facil. Imaginem q tem potencia max as 5500rpm e corte as 7000rpm. Apos as 5500rpm a potencia comeca a diminuir com o aumentar da rpm.
Podem estar a puxar uma 2ª numa curva em q nao convem fazer passagem de cx (pq podem perder o equilibrio do carro ou entao pq vao ter q reduzir e nao compensa a perda de tempo de passar para 3ª e depois reduzir novamente). ok q o pico max e as 5500rpm, mas a potencia q tem depois (mesmo esta ja estando em declinio) ainda e suficiente para o carro estar a puxar com força.

E facil testar isto. Façam um arranque sempre a fundo ate a 5ª. Olhem para o conta rpm e vejam a partir de q rpm e q acham q o carro deixa de puxar com força em todas as mudanças. Registem esse valor e comecem a fazer passagens de cx nessas rpm's de acordo com a mudança em q vao.

para meteres um carro a fazer mais de 7000rpm e coisa dificil. Fazer mais de 7000rpm fiavelmente... geralmente tem q se abrir motor e aligeirar e calibrar tudo: pistoes, bielas, combota e volante de motor. Isto para diminuir ao max a excessiva vibraçao destes componentes a estas rpm's diminuindo assim o desgaste quando se abusa.

Nao interessa injectar mais gasolina quando o ar aspirado para os cilindros e insuficiente. Gasolina a mais tb tira potencia.
Isto e um assunto para outro mega-post.

ZetecS

• 130CV
  • 1763
    +0/-0
Corte de Rpm
24 de Novembro, 2003, 20:38:36
Se gostas de ouvir cortar anda sempre em 2ª a fundo! :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

BUTRE

• 115CV
  • 840
    +0/-0
Corte de Rpm
24 de Novembro, 2003, 21:07:30
tentem o seguinte: nunca deixem cortar! vao ver q ganham tempo e ate sao capazes de poupar motor. (ainda nao ta comprovado q deixar o carro ir ao corte q aumenta o desgaste... acho eu).

se ao menos sacassem rateres nas passagens de cx.... eheh :P

aCid

• Visitante
Corte de Rpm
24 de Novembro, 2003, 23:02:19
Ja tou a ver que uma simples curiosidade deu pano para mangas...  :shock: Realmente nunca pensei que meter 1 corte envolvesse tanta coisa e tanto dele! (€)
Eu é raro meter mudanças a cortar, alias o meu carro segundo o CARLOS_XR2 nem corta xega as 7000 e acabou e se o fiz foi quando comprei o carro que ai ninguem parava o xaval  :D mas agora mudo sempre p volta das 5250,5500rpm porque depois ja nao puxa kuase nada e atao depois das 6000rpm parece que akela M**** vai saltar toda fora!  :lol:
Obrigado mais uma vez por a vossa colaboracao  :wink:
Voces tao la... cada vez mais tenho pena de nao poder ir dia 30 pa vos conhecer pessoalmente  :( fica pa proxima...

Abracos

Fredyx

• 130CV
  • 2622
    +0/-0
Corte de Rpm
25 de Novembro, 2003, 10:57:37
Pela 1ª vez no sabado que passou no Monsanto levei o carro ao corte em 2ª epá não gostei....... para já foi so para gozar de um corsa1.4 o resto é desnecessário aqui....
Mas como o Butre disse, e´ver em que regime de rpm o vosso carro é melhor e em que regime se deve mudar de mudança e pronto.. uns é melhor as 5.6 outros as 6.0 epá varia de carro para carro, até porque um motor nunca é igual ao outro.....

*

Dr_x2

• 75CV
  • **
  • 283
    +0/-0
Corte de Rpm
29 de Novembro, 2003, 00:05:09
tenho estado a seguir este topico e tenho a dizer o seguinte:
O motor corta apartir de certas rotações, e para eviatr k danifique o motor, isto e, os pistons, bielas, arvores de cames aquentam um x de rpms, se este valor for ultrapassado, vai danificar e desgastar mais depressa as peças. em relação ao cortar mais cedo, não vais ganhar nada em performance, apenas ele te avisa mais depressa qd estas a abusar ;)
O fiesta mk3, nao convem msm abusar, ate porque penso k tenhas ou cfi, ou um weber electronico (nao tenho a certeza), porque esses motores hcs teem o inconveniente que apartir das 4500 rpms nao puxam grande coisa, e se passares muito das 6000 rpms arriscas-te a dobrares os push-rods (aqueles ferros k são acionados pela arvore d ecames e que acionam as valvulas).
A melhor solução msm e nao puxares mais das 5000 rpms, k ele vai durar
:)

ccarlos

• Visitante
Re: Corte de Rpm
03 de Dezembro, 2003, 11:39:00
pois ei caro acid, se kiseres arranjo-te 1 limitador de rpm digital reprogramavel, que podes programar para as 6000 ou p qq uma outra rotaçao q keiras.

preço:- 136 + iva

hasta...