Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Remover auto-rádio em mk6  (Lida 31676 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
DIY - Remover auto-rádio em mk6
« em: 15 de Julho, 2008, 20:45:49 »
     Finalmente troquei o rádio que vinha com o fiesta e para aqueles que também querem tirar e não sabem como, aqui vai uma breve explicação.
     As imagens que irei utilizar são de um site que encontrei na net e são do modelo que tem o volante do lado direito, isto porque não me lembrei de tirar fotos durante a instalação (sorry!! lol)

     Vamos começar por tirar o painel que está no lugar do condutor, debaixo do volante. No total são 5 parafusos (2 deles estão dentro da portinhola)



2 dos parafusos do painel principal que vamos retirar já estão visíveis, toca a tira-los.

debaixo dos controlos de climatização encontram-se mais 2 parafusos.

toca a tira-los.

abrimos o porta-luvas e encontramos mais 2 parafusos.

toca a tira-los.

     Com uma chave de fendas tira-se os botões de desembaciamento. são de encaixe, basta fazer um pouco de pressão para fora que eles saem. vê-se então mais 2 parafusos. toca a tira-los.

     Para remover a peça basta puxa-la um pouco, está agora apenas presa no topo, junto ao botão de 4 piscas, tipo clip de fixação.


     Agora é que vem a parte complicada. a peça está agora "segura" através do cabo de direccionamento do ar dos controlos de climatização e do cabo do ar quente/frio.
o cabo do direccionamento do ar dos controlos de climatização (roda da direita) deve desencaixar-se mal se puxe a dita peça. caso não aconteça, basta puxa-lo que deverá sair com facilidade.
     Para tirar o cabo do ar quente/frio (roda do meio) vamos tirar a parte lateral da consola junto aos pés do pendura. tem apenas um parafuso.
depois de desaparafusar basta puxar a peça que sai com facilidade. CUIDADO para não partir os encaixes na ponta oposta á do parafuso.
se partirem não há azar, nada que um bocado de supercola não resolva, eheheh.
mal ponham a cabeça debaixo do tablier vêm logo o dito cabo. basta tirar a ponta do cabo e desencaixar também uma pequena peça que o está a segurar á "consola".

     Agora já se consegue desencostar a peça de modo a conseguir tirar o rádio (como na imagem em baixo). está apenas fixo com 4 parafusos. basta desaparafusa-los e puxar o rádio que sai facilmente e assim que virem a ficha basta desconecta-la.




Partindo do pressuposto que o novo rádio é de 1DIN, terão que comprar o respectivo adaptador:



Se não quiserem cortar fios ou mais tarde venderem o carro e montarem o rádio de origem, podem também comprar o adaptador para a ficha:



Se quiserem o trabalho perfeito, poderão ir á ford comprar a peça para o tablier sem os aros que "fazem" a divisão do radio (imagem em baixo). preparem 50e tal€ + iva.

no meu caso, com uma serra de corte de ferro, cortei estes ditos "divisores" e com uma pequena lima aperfeiçoei as lateriais ate ficar liso.
metendo tudo no sítio o resultado final é isto:


(imagem tirada do google, visto que as que tinha colocado já tinham sido removidas)


Espero que isto ajude o pessoal que não sabe como remover o radio.

Peço desculpa por não tirar fotos "reais" conforme fui montando, foi mesmo esquecimento.
se tiverem alguma duvida aqui estarei para ajudar ;)
« Última modificação: 17 de Setembro, 2010, 18:27:39 por pauloalex »

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #1 em: 15 de Julho, 2008, 23:14:56 »
Tá fixe, mas não ficaria melhor com o radio por cima?

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #2 em: 16 de Julho, 2008, 20:10:50 »
eu tentei mas nao gostei. é claro que essa decisão ja depende de cada um. se me fartar rapidamente se troca o radio de posição :)

Griffkin
  • Visitante
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #3 em: 16 de Julho, 2008, 23:08:07 »
O meu do mk4 saiu a pé-de-cabra e mão de gatuno  :D :D :D

Offline ThunderFox

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Feedback: +2/-0
  • Diabos do Gradil
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #4 em: 19 de Julho, 2008, 01:26:22 »
O meu do mk4 saiu a pé-de-cabra e mão de gatuno  :D :D :D

Porra, subscrevo!

Hoje foi uma guerra e peras para tirar aquele CD6000 do sitio dele...

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #5 em: 16 de Agosto, 2008, 20:30:04 »
Isso deve ser mal desse radio.. Houve um mk5 que foi quase assim tambem (Nao foi Peter)  :D

Bom DIY ;)

Offline Pedro7

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5519
  • Feedback: +6/-0
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #6 em: 17 de Agosto, 2008, 13:23:37 »
Isso deve ser mal desse radio.. Houve um mk5 que foi quase assim tambem (Nao foi Peter)  :D

Bom DIY ;)

Sem dúvida!  >:D

Parecia que se estava a tirar um boi de dentro do tablier!  :D :D :D

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #7 em: 17 de Agosto, 2008, 15:09:59 »
Bom DIY ;)
obrigado!  O0

nao fazia ideia que o 6000CD fosse assim tao complicado de sair! inda bem que existem pés de cabra  :D

Griffkin
  • Visitante
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #8 em: 26 de Agosto, 2008, 00:07:49 »
O meu do mk4 saiu a pé-de-cabra e mão de gatuno  :D :D :D

Porra, subscrevo!

Hoje foi uma guerra e peras para tirar aquele CD6000 do sitio dele...

Isso eu não sei, porque quem me o tirou ficou com ele como paga pelo trabalho.
Em português: foi afanado  :-\

Offline ThunderFox

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Feedback: +2/-0
  • Diabos do Gradil
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #9 em: 29 de Agosto, 2008, 21:32:00 »
Má onda  :'(

Offline mluz
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 83
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #10 em: 01 de Março, 2009, 21:18:48 »
Vou reavivar este tópico, para colocar uma questão relativa à desmontagem do painel frontal onde está o auto-rádio.
Não existem problemas com os comandos da saufagem (é assim que se escreve?), quando se puxa o tablier ??? :idiot2: É que existem uns cabos de ligação atrás (inclusivé mecânicos...) para cada um dos 3 botões. (Coloco esta questão pq acho que já lix... a ligação do botão que direcciona a ventilação  :tickedoff:  :tickedoff:)

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #11 em: 01 de Março, 2009, 21:27:20 »
é preciso ter algum jeitinho nesse aspecto, porque consegues trabalhar relativamente bem sem desligares esse cabo por completo.
se abrires o porta luvas, no canto superior esquerdo, verás o cabo do botão do direccionamento da saufagem. se ao tirares o painel do autoradio vericares "problemas" no direccionamento, possivelmente desconectou-se daí ;)

Offline mluz
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 83
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #12 em: 01 de Março, 2009, 22:08:26 »
é preciso ter algum jeitinho nesse aspecto, porque consegues trabalhar relativamente bem sem desligares esse cabo por completo.
se abrires o porta luvas, no canto superior esquerdo, verás o cabo do botão do direccionamento da saufagem. se ao tirares o painel do autoradio vericares "problemas" no direccionamento, possivelmente desconectou-se daí ;)
Pois... o jeito não foi muito... :tickedoff:
A tentar alinhar o painel frontal (estava levantado de um dos lados) acho que se desconectou esse botão!  :tickedoff:
Já agora uma dica para quem tentar desmontar o painel frontal: na parte de cima do mesmo existem uns encaixes de metal, convem ter cuidado para não riscarem a frente do autorádio...

Offline wviegas
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 175
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI Ghia MK6
Re:DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #13 em: 27 de Março, 2010, 23:41:21 »
sera que em vez de se meter um radio normal da pra meter um daqueles de 7"?
algo tipo isto:

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re:DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #14 em: 28 de Março, 2010, 00:38:05 »
Dá pois. As televisões / leitores de DVD's 2DIN como isso se chama, têm precisamente o tamanho certo para encaixar no espaço que temos. Eu vou vender a minha Takara para comprar uma de 2 DIN, se estiveres interessado na compra diz ;)



Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re:DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #15 em: 17 de Setembro, 2010, 18:28:30 »
imagens no primeiro post actualizadas

Offline Raiden
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 67
  • Feedback: +1/-0
Re:DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #16 em: 17 de Setembro, 2010, 19:01:10 »
Á semanas que ando de oficina a oficina á procura dessa frontal... Nunca consegui arranjar nada... Na ford dizem-me que é muito caro... fogo, já mete raiva!

Mas agora este "tutorial" despertou-me o interesse... Seria possível fazer assim um -> http://www.fordpartsuk.com/shop/image.php?url=/images/1148612.jpg ?

É que eu queria encher com um LCD TouchScreen... Onde poderei fazer isso e/ou comprar?

Dicas, se faz favor... :s

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re:DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #17 em: 18 de Setembro, 2010, 12:43:19 »
sim, claro que é possivel! aproveitando a peça que tens no carro, basta cortares as tais "tiras" de plástico e ficas logo com area suficiente para pores o touch! porque essa peça na ford é estupidamente cara

Offline Raiden
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 67
  • Feedback: +1/-0
Re:DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #18 em: 18 de Setembro, 2010, 14:07:09 »
Boas amigo,

Pois, o problema é para o fazer.. Visto que ainda sou novato nisto, seria possivel encontrar-me contigo para me ajudares neste assunto? Claro que dar-te-ei algum valor pela ajuda!

Obrigado amigo ;)

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re:DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #19 em: 18 de Setembro, 2010, 15:07:11 »
LOL! pagas uma mini e tá feito!! =P este fim de semana não vou estar por cá mas se durante a semana tiveres possibilidade podes ir ter cmg ao meu trabalho e vemos isso!

Offline Raiden
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 67
  • Feedback: +1/-0
Re:DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #20 em: 18 de Setembro, 2010, 15:10:25 »
heheh... Ok combinado.. E um beirão também vai correcto? :P
Amigo, és de onde?

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re:DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #21 em: 20 de Setembro, 2010, 10:36:25 »
tens pm! ;)

Offline Raiden
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 67
  • Feedback: +1/-0
Re:DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #22 em: 20 de Setembro, 2010, 10:51:03 »
Respondida amigo!

Offline FJSilva
  • 45cv
  • Mensagens: 17
  • Feedback: +0/-0
  • Gasolina mais barata! Please!!!!!
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #23 em: 25 de Novembro, 2013, 17:45:00 »
O rádio do meu MK6, já deixou de apanhar qualquer posto de rádio e agora é o cd, que quer deixar de tocar... Já fiz contacto com um membro deste club e vou comprar um rádio em 2ª mão. Este tópico vai-me ajudar muito na montagem. Vamos ver!!!! ;)

Acho 50€, demasiado dinheiro para uma peça de plástico. Mas as marcas(concessionários) fazem o que querem, é por isso que muitos concessionários fecham portas...

Gostei do visual do tablier do Frederico Silva.



« Última modificação: 25 de Novembro, 2013, 17:50:32 por FJSilva »

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: DIY - Remover auto-rádio em mk6
« Responder #24 em: 25 de Novembro, 2013, 19:52:32 »
Por isso é que o pessoal serra aquilo e não vai comprar, eu por acaso tenho um original 2 din na garagem a anos, porque apanhei um gajo a vender por 20€. Infelizmente uma porcaria de plástico custa um balúrdio, aquilo sinceramente não tem nada demais. Uma fábrica chinesa deve fabricar aquilo por uma bagatela.