Garagem do Clube

Autor Tópico: explicações por favor, turbo, torneira?! e mais  (Lida 14176 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

manhattan
  • Visitante
explicações por favor, turbo, torneira?! e mais
« em: 04 de Janeiro, 2009, 15:05:34 »
saudações camaradas
a ler os posts por aqui, li certos assuntos sobre os quais gostaria e se possivel de explicações
adquiri um fiesta mk5 de 2001 a gasoleo, não é que esteja insatisfeito com o carro, parece-me fiável se bem que um pouco gastador por experiências com ooutros mas tambem me parece que anda pouco para 1.8, esperava que 75 cavalos fossem mais e mais eficientes, o carro tem uma caixa curta, quase parece um carro a gasolina.
ora bem!
tenho lido aqui no forum acerca de torneirinhas e por o turbo a funcionar mais cedo, aumentar pressões turbo e mais, julgo que estas modificações sirvam para aumentar rendimento e tornar o carro mais ligeiro de andamento mas estas coisas são possiveis de fazer "em casa"???
o que é a torneira? e onde é aplicada??? para que serve????
como se poe o turbo a funcionar antes????
o que é a wastegate???? para que serve????
obrigado amigos
jmh :)

Offline Monteiro
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 207
  • Feedback: +0/-0
Re: explicações por favor, turbo, torneira?! e mais
« Responder #1 em: 04 de Janeiro, 2009, 15:31:52 »
Sei te responder para que serve a wastegate.

A wastegate e uma valvula que serve para regular a pressao que e enviada para o colector de admissao e depois para o motor.O turbo faz mais pressao que a que e enviada para o motor,por exemplo 2 bares as 4000rpm e consegue 1.2 as 1800.
A wastegate "liberta" a pressao para que fiquem 0.8bares permanentes.Por vezes quando a wastegate avaria pode arrebentar uma tubagem ou assim porque ela nao  esta  a libertar a pressao em excesso e por isso a pressao que entra para o motor e a que o turbo consegue fazer.

Em relaçao para aumentar a potencia é aumentar a pressao e o debito de gasoleo nao em demasia senao em ves de teres um carro tens um comboio aos solavancos...

Como e um mk5 penso que a pressao e o debito é tudo controlado electricamente logo nao podes fazer isto em casa

Espero ter ajudado

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0

manhattan
  • Visitante
Re: explicações por favor, turbo, torneira?! e mais
« Responder #3 em: 06 de Janeiro, 2009, 13:57:20 »
até aqui compreendo tudo mas de que forma pelo que dizem aqui se poe o turbo a funcionar antes?? ou aumentam a pressão, falam duma "torneirnha", serve para quê????
obrigado
jmh :) ;)

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Re: explicações por favor, turbo, torneira?! e mais
« Responder #4 em: 06 de Janeiro, 2009, 22:53:59 »
serve para bloquear o ar que vai da wastgate ao "actuador" do turbo para fazer mais ou menos pressao. A torneira é usada para poder ajustar-se a pressao do mesmo. À medida que fechas a torneira, o turbo faz mais pressao à mesma rotaçao.

Turbo a funcionar antes, mais gasoleo la pa dentro mas nao é tao linear quanto isso.

Offline Turbo Boss
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 64
  • Feedback: +1/-0
Re: explicações por favor, turbo, torneira?! e mais
« Responder #5 em: 11 de Janeiro, 2009, 01:47:18 »
Boas,
não quero ser arrogante, mas do conhecimento que tenho, não é assim que a wastegate funciona, e quanto à torneira, a explicação não é exactamente essa.

Vou começar por dar o exemplo do que se passa no meu pontente boss (agora turbo)  :)
Às 2000rpm, o turbo começa a fazer 0.2bar de pressão, as 2500 faz 0.4, as 3000 faz 0.6, as 3500 faz 0.8. Seria de esperar que às 4000 fizesse 1.0, nao é?
Pois é, aqui é que entra a wastegate.
Como já perceberam, a rotação do turbo aumenta com a rotação do motor, pois o motor larga cada vez mais gases de escape com o aumento de rotação, e quanto mais gases passam pela turbina do turbo, mais depressa ele gira.
A partir de uma certa rotação, não queremos que a pressão do turbo suba mais, então a wastegate começa a abrir e em vez de todos os gases que saem do motor passarem pela turbina, parte deles vão directamente para a linha de escape, afim de estabilizar a rotação do turbo mesmo que se aumente a rotação do motor.

Deixo-vos aqui o link de uma imagem que ajuda a perceber o que acabei de explicar
http://s2central.net/images/boost_control.jpg

Quanto à torneira...
Bem, então isto é assim: Como é que a wastegate sabe quando abrir?
É simples. O que faz actuar a wastegate é um diafragma que tem uma tomada de pressão vinda do turbo. Quando a pressão do turbo atinge um certo valor, faz actuar o diafragma que por sua vez faz abrir a wastegate.
O que a torneira faz é limitar a pressão que chega ao dito diafragma. Ela é ligada entre o turbo e o diafragma. Resumidamente, se a torneira tiver completamente aberta, o turbo faz a sua pressão normal. Se a torneira tiver totalmente fechada, a wastegate nunca abre e a pressão do turbo aumenta desmesuradamente (risco de rebentar com o turbo e/ou motor).

Exemplificando: Quando o turbo tiver a fazer 0.8 (no meu caso), é suposto chegar ao diafragma esse 0.8 que vão fazer actuar a wastegate. Mas se eu tiver uma torneira parcialmente fechada, quando o turbo tiver a fazer os 0.8, so chegam ao diafragma 0.6 (valor inventado), logo ele não vai fazer actuar a wastegate aos 0.8, mas sim a 1.0 (valor inventado).

Moral da história: a torneira não faz com que o turbo entre em carga mais cedo.

Espero ter sido esclarecedor  ;)
Qualquer dúvida, estejam à vontade pa perguntar :)

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Re: explicações por favor, turbo, torneira?! e mais
« Responder #6 em: 11 de Janeiro, 2009, 16:16:43 »
Entao para não pareceres arrogante, para começar uma apresentação não te fazia nada mal.

Mesmo assim nao consegui perceber com as tuas palavras o que contrariam as restantes aqui escritas..

A não ser o topico do Monteiro que pensava que o TDdi tinha controlo de pressao por vacuo, coisa que não verdade mas tambem nas referiste isso.. ???
« Última modificação: 11 de Janeiro, 2009, 16:17:00 por CarpoPT »

Offline Turbo Boss
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 64
  • Feedback: +1/-0
Re: explicações por favor, turbo, torneira?! e mais
« Responder #7 em: 12 de Janeiro, 2009, 18:22:12 »
Tens razão. Peço desculpa.

Chamo-me Carlos, sou de Oeiras, tenho 24 anos e sou finalista do curso de engenharia mecanica automovel.

O que as minha palavras contrariam foi a explicação do Monteiro, em que ele diz que o turbo faz mais pressão do que aquela que é enviada para o colector de admissão. O que eu entendo das palavras dele, é que o turbo está a fazer 1bar (por exemplo), mas que a wastegate só permite que cheguem 0.6 ao colector.
Quando na verdade a wastegate impede o turbo de fazer mais pressão, ou seja, se ele está a fazer 1 bar, é 1 bar que chega ao colector. A wastegate simplesmente impede que ele cada vez faça mais pressão com o aumento de rotação do motor.

E a outra afirmação que não concordo, é que a torneirinha faz com que o turbo entre em carga mais cedo. Isso não acontece.

Segundo sei (isto já não tenho a certeza absoluta), os unicos turbos que tem controlo por vácuo, são os de geometria variável.

Offline Monteiro
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 207
  • Feedback: +0/-0
Re: explicações por favor, turbo, torneira?! e mais
« Responder #8 em: 12 de Janeiro, 2009, 19:39:40 »
Tens razão. Peço desculpa.

Chamo-me Carlos, sou de Oeiras, tenho 24 anos e sou finalista do curso de engenharia mecanica automovel.

O que as minha palavras contrariam foi a explicação do Monteiro, em que ele diz que o turbo faz mais pressão do que aquela que é enviada para o colector de admissão. O que eu entendo das palavras dele, é que o turbo está a fazer 1bar (por exemplo), mas que a wastegate só permite que cheguem 0.6 ao colector.
Quando na verdade a wastegate impede o turbo de fazer mais pressão, ou seja, se ele está a fazer 1 bar, é 1 bar que chega ao colector. A wastegate simplesmente impede que ele cada vez faça mais pressão com o aumento de rotação do motor.

E a outra afirmação que não concordo, é que a torneirinha faz com que o turbo entre em carga mais cedo. Isso não acontece.

Segundo sei (isto já não tenho a certeza absoluta), os unicos turbos que tem controlo por vácuo, são os de geometria variável.


Peço desculpa mas realmente nao sabia...agora ja sei O0

Em relação a tua apresentaçao devias faze la no topico das apresentações e nao aqui O0

manhattan
  • Visitante
Re: explicações por favor, turbo, torneira?! e mais
« Responder #9 em: 12 de Janeiro, 2009, 20:55:12 »
saudações
antes de mais obrigado pelas explicações, acho que estou a compreender.
a função então da dita torneirinha é a de fazer alterar o equilibrio de pressão existente entre a turbina do colector de escape e a turbina de entrada de ar, ou seja se tivermos 0,6 no escape temos 0,6 na admissão (grosso modo, acho que deve haver forte desmultiplicação da turbina do escape relativamente à admissão pois dizem que aquilo anda nas horas).
pelo que tambem me parece na wastegate deve haver uma qq fuga da pressão exercida nela pois afinal de contas se não existir a pressão no diafragma aumentará sempre e cortará a passagem dos gases do lado do escape pela turbina.
é isto correcto?????
então se diminuirmos o caudal de passagem de ar para a wastegate o turbo gerará mais pressão, será??????
mais uma vez obrigado pelas explicações
jmh :)

Offline Turbo Boss
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 64
  • Feedback: +1/-0
Re: explicações por favor, turbo, torneira?! e mais
« Responder #10 em: 12 de Janeiro, 2009, 23:41:23 »
Monteiro, inda sou novo aqui, não sabia que havia que havia um tópico de apresentações  :P

manhattan, estás quase lá  :P
Mais uma vez vou inventar valores para explicar. Vamos dividir o turbo em duas partes, a zona da turbina (escape) e a zona do compressor (admissão).
Os gases de escape ao passarem pela turbina, passam por volta dos 800ºC com uma velocidade e pressão muito altas (a pressão ACHO que ascende mesmo a mais de 1000bar). Ora estes valores vao imprimir na turbina uma rotação de por exemplo 100.000rpm, e como o compressor e a turbina estão unidos por um veio, o compressor vai tambem rodar à mesma velocidade, e o compressor a rodar a essa velocidade, vai gerar 1.2bar (por exemplo) na admissão.

O que a wastegate acaba por fazer é: com o aumento de rotação do motor, aumenta a velocidade dos gases de escape, e consequentemente aumenta a velocidade de rotação do turbo. Quando a gente não quer que a velocidade da turbina continue a subir (ou seja, quando queremos estabilizar a pressão do turbo), a wastegate começa abrir e 90% dos gases de escape vão para a turbina e 10% "passam ao lado". Quanto mais aumentas de rotação no motor, mas a wastegate abre e as percentagens passam para 80 20, 70 30, e por aí fora até ela estar completamente aberta, que deve andar pelos 50 50.

E sim, ao diminuirmos o caudal para o diafragma da wastegate, mas pressão o turbo gera  :)

Não tens nada que agradecer, tenho muito gosto em ajudar  :)

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Re: explicações por favor, turbo, torneira?! e mais
« Responder #11 em: 13 de Janeiro, 2009, 03:31:56 »
Tens razão. Peço desculpa.

Chamo-me Carlos, sou de Oeiras, tenho 24 anos e sou finalista do curso de engenharia mecanica automovel.

O que as minha palavras contrariam foi a explicação do Monteiro, em que ele diz que o turbo faz mais pressão do que aquela que é enviada para o colector de admissão. O que eu entendo das palavras dele, é que o turbo está a fazer 1bar (por exemplo), mas que a wastegate só permite que cheguem 0.6 ao colector.
Quando na verdade a wastegate impede o turbo de fazer mais pressão, ou seja, se ele está a fazer 1 bar, é 1 bar que chega ao colector. A wastegate simplesmente impede que ele cada vez faça mais pressão com o aumento de rotação do motor.

E a outra afirmação que não concordo, é que a torneirinha faz com que o turbo entre em carga mais cedo. Isso não acontece.

Segundo sei (isto já não tenho a certeza absoluta), os unicos turbos que tem controlo por vácuo, são os de geometria variável.


Ora bem,

Daquilo que entendi, foi que o Monteiro quis dizer que o excesso de pressao era desviada.

Quanto à torneira fazer o turbo entrar mais cedo nisso concordo. Nao entra.

Quanto aos turbos de geometria variavel serem os unicos controlados por vacuo tambem nao é verdade. O Focus ou qualquer 1.6TDCI/HDI 90cv é controlado por vacuo com geometria fixa. O0
« Última modificação: 13 de Janeiro, 2009, 03:32:31 por CarpoPT »