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eletricpenguin

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Tópico das Avarias mais frequentes do Ford Fiesta


--> Perda na performance do Fiesta em geral (mk4/5 Zetec, mk6/7 Duratec).

Sintomas:
Puxa muito menos ou irregularmente, tem dificuldade de passar das 4 mil rpm (ou mesmo impossível), "lag" (atraso) acentuado ao premir repentinamente o acelerador.

Causa:
MAF suja.

Solução:
Limpeza. Aqui está descrito como: http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=6092.0
Caso não resolva, é possível que a MAF tenha dado o berro de vez, ai só trocando...


--> Falha total ou parcial da escova do vidro traseiro e/ou filamento de aquecimento desse vidro (todos).

Sintomas:
a escova não arranca, ou só ás vezes, ou fica parada a meio depois de desligar. Ou: o aquecimento não trabalha.

Causa:
Humidade causou oxidação dos contactos de mola na mala.

Solução:
limpar esses contactos (abrindo a mala estão localizados ao lado direito da tranca da mala) ou com spray limpa-contactos, ou então passando por cima com qualquer pano ou material abrasivo até retirar toda a oxidação e sujidade.


--> Fugas de gasolina perto do bocal de enchimento do carro e forte cheiro a gasolina (mk4/5)

Sintomas:
Em dias de calor, com o carro estacionado, começa a criar pressão no circuito da gasolina, causando primeiro só o cheiro, mas depois mesmo a própria gasolina sair pela tampa do depósito. E se abrirmos essa tampa, começa a sair gasolina em quantidades grandes, até deixar de haver pressão.

Causa:
Defeito na própria tampa.

Solução:
Ir á ford, e comprar uma nova. Depois terás que tirar o canhão de chave da velha (atenção que vai ter que ser com força, aquilo não sai muito facilmente), e voltar a colocá-lo na nova tampa.


--> Aquecimento exagerado do motor (todos?)

Sintomas (1ª hipótese):
Ponteiro da temperatura atinge áreas críticas, especialmente quando em esforço ou temperatura exterior elevada.

Causa:
Termóstato não abre correctamente ou nem sempre.
Para termos a certeza que é disso:
põe a mão nos tubos que vem e vão para o radiador, isso com o motor quente já. Se houver algum tubo totalmente frio, então o termostato não abriu.

Solução:
Substituir termóstato.

Sintomas (2ª hipótese):
Ponteiro da temperatura atinge áreas críticas, até mesmo com temperatura exterior fria, e se pusermos a sofagem no quente, a temperatura do motor desce.

Causa:
Torneira da sofagem deu o berro.

Solução:
Substituir torneira.

Sintomas (3ª hipótese):
Ponteiro da temperatura atinge áreas críticas, especialmente em andamento a baixas rotações, sendo que a temperatura começa a baixar se puxarmos pelo carro.

Causa:
Bomba de água em fim de vida: só se tiver maior rotação, ainda consegue mexer a água mais ou menos...

Solução:
Substituir bomba de água.


--> Motor tem ralentim instável ou até vai abaixo (mk4/5, todos?)

Sintomas:
Em baixa rotação ou ralentim, fica instável e tende a ir abaixo.

Causa:
Tubos de vácuo rotos (são aqueles tubos em borracha preta á frente dos colectores da admissão, e que fazem uma forma em "T").

Solução:
Trocar tubos de vácuo.


--> Motor acelera quando pisamos a embraiagem, pode ser intermitente (mk4/5 Zetec, outros?)

Sintomas:
Em passagens de caixa, ao pisarmos a embraiagem, ele em vez da rotação cair logo, ou fica lá mais algum tempo, ou até sobe (desde pouco até muito). Isso pode nem sempre acontecer. Também é possível que em ponto morto/ralentim, o motor acelere sozinho.

Causa:
Potenciómetro da borboleta nas couves (aquilo é controlado directamente pelo pedal do acelerador), ou sensor do pedal da embraiagem com defeito (fica por cima do pedal, é um especie de interruptor de pressão).

Solução:
Substituir os componentes referidos.


--> Sofagem apenas deita ar quente para dentro do habitaculo (mk4 (nao sei se tambem acontece noutras versões))

Sintomas:
Quer se regule a temperatura para quente ou frio, vai sempre calor para dentro do habitaculo pela sofagem.

Causa:
Humidade entra na bobine da "torneira" da sofagem e faz com que esta esteja sempre aberta. Vá-se lá saber porquê, a tampa metálica que envolve a bobine tem um pequeno furo, por onde entra água quando chove.
O controlo da torneira é feito por um potenciometro comandado pela roda dentro do habitaculo.Se houver humidade nos contactos a torneira não recebe corrente e por isso fica aberta.(Se tiver no frio, é enviada para a torneira 12V, quando está no quente não recebe corrente), por isso não recebe corrente manda quente

Solução:
Tirar a dita "torneira", remover a tampa que envolve a bobine, e limpar a bobine com spray limpa contactos. Em caso da bobine já estar irrecuperável, ou se as borrachas ja estiverem deterioradas ou deformadas, substituir o conjunto.
PS: Para quem não perceber a que peça me refiro, basta abrir o capot e observar junto ao filtro de habitáculo, está la uma peça aonde vao ligar dois tubos de refrigeração vindos do motor, e outros dois que vão para o habitáculo.


--> Falhas, soluços ou percas de potência

Sintomas
Carro falha ao acelerar.
Falta força, e por vezes sente-se a trabalhar a 3 cilindros. Acende a luz do motor, ou às vezes

Causa
velas em fim de vida. Em alguns casos a própria bobine se danifica se as velas velhas estiverem lá muito tempo.
verificar sondas no caso de o problema não ser resultante do sistema de ignição

Solução
mudar velas e verificar.
testar cabos novos, ou testar uma bobine nova. ligar o carro à máquina no caso da luz acesa ajuda a um diagnóstico mais rápido.


--> Fumo Branco proveniente do motor a sair pela parte perto do para-brisas

Sintomas:

Observação quando parado de um pequeno fumo branco proveniente da parte mais chegada ao vidro. Perda de água e por vezes aquecimento do motor.

Causas:
Torneira da sofagem partida.

Solução:

Trocar torneira de sofagem e nao andar com o carro, pois o meu queimou a junta á pala disso mas nao porque andei mas sim porque só se viu o fumo quando parei o carro... Porque vinha de uma viagem pequena Sad

(A continuar)
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Pessoal, peço então a colaboração de todos: se souberem dum avaria típica e sua solução, ou já tiverem passado vocês por isso, respondem a este tópico com um pequeno relato. Desde que descreva sintomas, as causas e as soluções do problema, não precisa conter mais nada, depois alguém do staff tratará de editar e inserir o vosso contributo aqui nesta lista para ficar td bem organizado e de fácil consulta. :)
Última modificação: 22 de Fevereiro, 2015, 01:05:53 por Fiesta Club Portugal

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eletricpenguin

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Então, mais ninguém dá uma mãozinha aqui?! Será que tenho de me chatear?  :tickedoff: :D :D ;)

Turbo Boss

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--> Sofagem apenas deita ar quente para dentro do habitaculo (mk4 (nao sei se tambem acontece noutras versões))

Sintomas:
Quer se regule a temperatura para quente ou frio, vai sempre calor para dentro do habitaculo pela sofagem.

Causa:
Humidade entra na bobine da "torneira" da sofagem e faz com que esta esteja sempre aberta. Vá-se lá saber porquê, a tampa metálica que envolve a bobine tem um pequeno furo, por onde entra água quando chove.


Solução:
Tirar a dita "torneira", remover a tampa que envolve a bobine, e limpar a bobine com spray limpa contactos. Em caso da bobine já estar irrecuperável, ou se as borrachas ja estiverem deterioradas ou deformadas, substituir o conjunto.

PS: Para quem não perceber a que peça me refiro, basta abrir o capot e observar junto ao filtro de habitáculo, está la uma peça aonde vao ligar dois tubos de refrigeração vindos do motor, e outros dois que vão para o habitáculo.

Monteiro

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Em relação ao problema relatado pelo Turbo Boss:

Causa:O controlo da torneira é feito por um potenciometro comandado pela roda dentro do habitaculo.Se houver humidade nos contactos a torneira não recebe corrente e por isso fica aberta.(Se tiver no frio, é enviada para a torneira 12V, quando está no quente não recebe corrente), por isso não recebe corrente manda quente

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eletricpenguin

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É isso msm  O0
Já adicionei á lista.

Turbo Boss

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No meu caso não foi nos contactos, foi mesmo a bobine que estava cheia de verdete.

Mas para ter a certeza que era da torneira e não do potenciometro, meti o multimetro ligado aos terminais que ligam na torneira, e confirmei que quando está no frio, aparecem lá os 12V, e à medida que se vai virando para o quente, a tensão vai baixando até chegar a 0.

Se calhar deviamos referir isso para quem tiver esse problema, verificar primeiro o potenciometro, porque já li aqui alguem a dizer que o problema estava no potenciometro.

Já agora lembrei-me de outro. O botão para abrir a mala às vezes não funca. Já me disseram que pode ser daqueles 4 contactos na mala, mas não pode ser, porque o botão funciona mesmo com a mala aberta.

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SandStorm

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Falhas, soluços ou percas de potência

sintoma
Carro falha ao acelerar.
Falta força, e por vezes sente-se a trabalhar a 3 cilindros. Acende a luz do motor, ou às vezes

Causa
velas em fim de vida. Em alguns casos a própria bobine se danifica se as velas velhas estiverem lá muito tempo.
verificar sondas no caso de o problema não ser resultante do sistema de ignição

solução
mudar velas e verificar.
testar cabos novos, ou testar uma bobine nova. ligar o carro à máquina no caso da luz acesa ajuda a um diagnóstico mais rápido.


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eletricpenguin

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Mt boa contribuição, Sand  O0

Para a próxima, mete mas é logo na lista no 1º post deste tópico, para me poupares trabalho :P

Johnyfiesta

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  • Ford Escort Mk4 do Calor
Fumo Branco proveniente do motor a sair pela parte perto do para-brisas

Sintomas:

Observação quando parado de um pequeno fumo branco proveniente da parte mais chegada ao vidro. Perda de água e por vezes aquecimento do motor.

Causas:
Torneira da sofagem partida.

Solução:
Trocar torneira de sofagem e nao andar com o carro, pois o meu queimou a junta á pala disso mas nao porque andei mas sim porque só se viu o fumo quando parei o carro... Porque vinha de uma viagem pequena :(

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eletricpenguin

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Boa contribuição, Johnny, já adicionei á lista  O0

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ruitome

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--> Falhas, soluços ou percas de potência

O catalizador também pode gerar erro e acender a luz do motor... O MK4 não deve ser diferente... digo eu...
Última modificação: 06 de Setembro, 2009, 21:54:13 por ruitome

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FilipeP

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--> Falhas, soluços ou percas de potência

O catalizador também pode gerar erro e acender a luz do motor... O MK4 não deve ser diferente... digo eu...

e eu que o diga... tive ha bem pouco tempo esse problema no meu MK6. Os sintomas eram esses + luz do motor acesa. Diagnóstico Ford: Catalizador Obstruído. Achei um pouco estranho num carro com 5 anos, mas enfim...

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Frederico Silva

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Granda tópico sim senhor! 

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casper

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--> Falhas, soluços ou percas de potência

Sintomas
Carro falha ao acelerar.
Falta força, e por vezes sente-se a trabalhar a 3 cilindros. Acende a luz do motor, ou às vezes

Causa
velas em fim de vida. Em alguns casos a própria bobine se danifica se as velas velhas estiverem lá muito tempo.
verificar sondas no caso de o problema não ser resultante do sistema de ignição

Solução
mudar velas e verificar.
testar cabos novos, ou testar uma bobine nova. ligar o carro à máquina no caso da luz acesa ajuda a um diagnóstico mais rápido.


Estou a deparar-me actualmente com este problema no MK4, e ando à volta destas possíveis soluções. Vamos lá a ver o que deu o berro! :tickedoff:

Excelente tópico, parabéns. O0

lcfmendes

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alguem pode postar uma foto de onde encontrar os tubos de vacuo num mk6,5 1.4TDCI? dava-me muito jeito uma ajuda...

Filroan

  • 45cv
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Pois é, hoje comecei o dia com problemas. Desde ralentim com soluços e com grandes falhas a andar. E tb os ditos rateres no motor provenientes da entrada de ar. Apesar de trabalhar numa casa de peças auto, a origem pode variar, mas quando descobrir e resolver colocarei aqui a solução. Abraços

Rafael1993

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Grande tópico sim senhor, parabéns :)

joilaroi

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««Sintomas (2ª hipótese):
Ponteiro da temperatura atinge áreas críticas, até mesmo com temperatura exterior fria, e se pusermos a sofagem no quente, a temperatura do motor desce.

Causa:
Torneira da sofagem deu o berro.

Solução:
Substuir torneira.»»

Bom dia.

Tenho uma dúvida em relação a este problema.
Se a sofagem trabalha bem porque razão o carro aquece com a sofagem no frio e no quente volta ao normal? se a sofagem estiver no frio o liquido não entra no circuito de sofagem mas deveria continuar para o motor e fazer a refrigeração. Sera que vale a pena remover a torneira e limpar por dentro?

Cumprimentos.

Pepe_Lopes

  • 45cv
  • 14
Este sim é um tópico bastante útil, consegui identificar uns quantos problemas que já tive. Pelo menos assim, já sabemos detetar antecipadamente um possível problema. Muito bem. O0

nightsilence

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  • 2
Boas!

No meu Fiesta Mk7 de 2009 tenho um problema recorrente desde que comprei o carro. A cada 6 meses +- funde-se um médio, ora o direito, ora o esquerdo! Nunca é o mesmo duas vezes!
É triste mas é verdade!

Cumps!

David Soares

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boas, tenho um problema no meu carro mk6.5 e quem me puder ejudar fico muito grato. aqui vai...

Sintomas

no painel de instrumentos aparece a luz que indica que alguma das portas está mal fechada, já verifiquei as 5 portas algumas vezes e não resolve nada. Isto impossibilita de trancar as portas, uma vez que elas destrancam imediatamente a seguir.

agradeço quem me indicar causas e soluções.

cumprimentos

Mrboss

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  • Não t rias do meu carro,a tua namorada pode lá tar
é um dos trincos de porta mesmo (ferrolho vá) isolou o contacto, e nao deixa acusar electronicamente que esta fechado. 205 euros ja com iva.

(PS. Ando farto de responder a isto em vários tópicos)

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orrap

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Boa Noite,
o Meu MKIV de 97 tem andado afinadinho, mas agora tenho aqui um problema grave, se alguém puder ajudar agradeço:
O capô não abre a partir do fecho debaixo do volante. Alguém conhece uma maneira de abrir o capô?
Obrigado
Luis Parro

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Ruben_MK4

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Boa Noite,
o Meu MKIV de 97 tem andado afinadinho, mas agora tenho aqui um problema grave, se alguém puder ajudar agradeço:
O capô não abre a partir do fecho debaixo do volante. Alguém conhece uma maneira de abrir o capô?
Obrigado
Luis Parro

Procura o cabo que provavelmente soltou-se da peça laranja, e puxa-o com um alicate!  O0

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orrap

  • 45cv
  • 19
Obrigado,

mas esse cabo já tenho na mão, ele soltou-se foi no fecho do capô...sabem alguma maneira de abrir o capô sem destruir a grelha...
Agradeço ajuda

Luís Parro