Tópico das Avarias mais frequentes do Ford Fiesta-->
Perda na performance do Fiesta em geral (mk4/5 Zetec, mk6/7 Duratec).
Sintomas:Puxa muito menos ou irregularmente, tem dificuldade de passar das 4 mil rpm (ou mesmo impossível), "lag" (atraso) acentuado ao premir repentinamente o acelerador.
Causa:MAF suja.
Solução:Limpeza. Aqui está descrito como:
http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=6092.0Caso não resolva, é possível que a MAF tenha dado o berro de vez, ai só trocando...
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Falha total ou parcial da escova do vidro traseiro e/ou filamento de aquecimento desse vidro (todos).
Sintomas: a escova não arranca, ou só ás vezes, ou fica parada a meio depois de desligar. Ou: o aquecimento não trabalha.
Causa:Humidade causou oxidação dos contactos de mola na mala.
Solução:limpar esses contactos (abrindo a mala estão localizados ao lado direito da tranca da mala) ou com spray limpa-contactos, ou então passando por cima com qualquer pano ou material abrasivo até retirar toda a oxidação e sujidade.
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Fugas de gasolina perto do bocal de enchimento do carro e forte cheiro a gasolina (mk4/5)
Sintomas:
Em dias de calor, com o carro estacionado, começa a criar pressão no circuito da gasolina, causando primeiro só o cheiro, mas depois mesmo a própria gasolina sair pela tampa do depósito. E se abrirmos essa tampa, começa a sair gasolina em quantidades grandes, até deixar de haver pressão.
Causa:Defeito na própria tampa.
Solução:Ir á ford, e comprar uma nova. Depois terás que tirar o canhão de chave da velha (atenção que vai ter que ser com força, aquilo não sai muito facilmente), e voltar a colocá-lo na nova tampa.
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Aquecimento exagerado do motor (todos?)
Sintomas (1ª hipótese):Ponteiro da temperatura atinge áreas críticas, especialmente quando em esforço ou temperatura exterior elevada.
Causa:Termóstato não abre correctamente ou nem sempre.
Para termos a certeza que é disso:
põe a mão nos tubos que vem e vão para o radiador, isso com o motor quente já. Se houver algum tubo totalmente frio, então o termostato não abriu.
Solução:Substituir termóstato.
Sintomas (2ª hipótese):Ponteiro da temperatura atinge áreas críticas, até mesmo com temperatura exterior fria, e se pusermos a sofagem no quente, a temperatura do motor desce.
Causa:Torneira da sofagem deu o berro.
Solução: Substituir torneira.
Sintomas (3ª hipótese):Ponteiro da temperatura atinge áreas críticas, especialmente em andamento a baixas rotações, sendo que a temperatura começa a baixar se puxarmos pelo carro.
Causa:Bomba de água em fim de vida: só se tiver maior rotação, ainda consegue mexer a água mais ou menos...
Solução:Substituir bomba de água.
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Motor tem ralentim instável ou até vai abaixo (mk4/5, todos?)
Sintomas:Em baixa rotação ou ralentim, fica instável e tende a ir abaixo.
Causa:Tubos de vácuo rotos (são aqueles tubos em borracha preta á frente dos colectores da admissão, e que fazem uma forma em "T").
Solução:Trocar tubos de vácuo.
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Motor acelera quando pisamos a embraiagem, pode ser intermitente (mk4/5 Zetec, outros?)
Sintomas:Em passagens de caixa, ao pisarmos a embraiagem, ele em vez da rotação cair logo, ou fica lá mais algum tempo, ou até sobe (desde pouco até muito). Isso pode nem sempre acontecer. Também é possível que em ponto morto/ralentim, o motor acelere sozinho.
Causa:Potenciómetro da borboleta nas couves (aquilo é controlado directamente pelo pedal do acelerador), ou sensor do pedal da embraiagem com defeito (fica por cima do pedal, é um especie de interruptor de pressão).
Solução:Substituir os componentes referidos.
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Sofagem apenas deita ar quente para dentro do habitaculo (mk4 (nao sei se tambem acontece noutras versões))
Sintomas:Quer se regule a temperatura para quente ou frio, vai sempre calor para dentro do habitaculo pela sofagem.
Causa:Humidade entra na bobine da "torneira" da sofagem e faz com que esta esteja sempre aberta. Vá-se lá saber porquê, a tampa metálica que envolve a bobine tem um pequeno furo, por onde entra água quando chove.
O controlo da torneira é feito por um potenciometro comandado pela roda dentro do habitaculo.Se houver humidade nos contactos a torneira não recebe corrente e por isso fica aberta.(Se tiver no frio, é enviada para a torneira 12V, quando está no quente não recebe corrente), por isso não recebe corrente manda quente
Solução:Tirar a dita "torneira", remover a tampa que envolve a bobine, e limpar a bobine com spray limpa contactos. Em caso da bobine já estar irrecuperável, ou se as borrachas ja estiverem deterioradas ou deformadas, substituir o conjunto.
PS: Para quem não perceber a que peça me refiro, basta abrir o capot e observar junto ao filtro de habitáculo, está la uma peça aonde vao ligar dois tubos de refrigeração vindos do motor, e outros dois que vão para o habitáculo.
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Falhas, soluços ou percas de potênciaSintomasCarro falha ao acelerar.
Falta força, e por vezes sente-se a trabalhar a 3 cilindros. Acende a luz do motor, ou às vezes
Causavelas em fim de vida. Em alguns casos a própria bobine se danifica se as velas velhas estiverem lá muito tempo.
verificar sondas no caso de o problema não ser resultante do sistema de ignição
Soluçãomudar velas e verificar.
testar cabos novos, ou testar uma bobine nova. ligar o carro à máquina no caso da luz acesa ajuda a um diagnóstico mais rápido.
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Fumo Branco proveniente do motor a sair pela parte perto do para-brisasSintomas:Observação quando parado de um pequeno fumo branco proveniente da parte mais chegada ao vidro. Perda de água e por vezes aquecimento do motor.
Causas:
Torneira da sofagem partida.
Solução:Trocar torneira de sofagem e nao andar com o carro, pois o meu queimou a junta á pala disso mas nao porque andei mas sim porque só se viu o fumo quando parei o carro... Porque vinha de uma viagem pequena Sad
(A continuar)
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Pessoal, peço então a colaboração de todos: se souberem dum avaria típica e sua solução, ou já tiverem passado vocês por isso, respondem a este tópico com um pequeno relato. Desde que descreva sintomas, as causas e as soluções do problema, não precisa conter mais nada, depois alguém do staff tratará de editar e inserir o vosso contributo aqui nesta lista para ficar td bem organizado e de fácil consulta.