Hoje foi dia do meu carro do dia-a-dia me pregar uma partida...venho a chegar ao pé de minha casa e tenho uma subida com inclinação para ai de 10-15% e venho atrás de um autocarro em 3ª...o autocarro acelera e eu acelero também mas o meu carro hesitou
Fiquei a olhar para o painel para ver se aparecia alguma luz e nada. "Estranho!" penso eu...meto 2ª e acelerador a meio gás e o carro faz a mesma coisa....parecia que estava a 3 cilindros, não desenvolvia nada.
"Bem....até casa chegas!"....e foram só mais 500m se tanto, e paro atrás de minha casa onde costumo estacionar o carro e dou umas aceleradelas para tentar perceber o que se passava, e quando olho pelo retrovisor para ver se vinha algum carro (estava parado no meio da estrada) vejo uma fumarada branca
Desligo o motor e estaciono o carro. Quando tento dar à chave novamente, o carro não pegava sequer...pensei no pior, MOTOR AGARRADO! Com calma abri o capô e abri o vaso expansor (o carro nem tinha aquecido) e não vi óleo nenhum na água; tirei a vareta e molhava a ponta da vareta
coisa que não podia mesmo pois o carro levou 4L de óleo no dia em que me registei no fórum....pensei que era impossível tal situação.
Com isto em mente, pensei que o óleo estava lá so que todo espalhado pelo cárter...deixei então o carro ficar um pouco e vim a casa buscar ferramentas. Tirei a tampa das velas e saquei os cachimbos e velas (entretanto chegou um amigo meu) e quando tirei a vela do 4º cilindro reparei que estava húmida (vela isolada...pensei eu) e talvez a causa para a sensação do trabalhar a 3 cilindros. Escovei as velas todas e baixei um pouco a patilha medindo a distância e metendo a mesma distância em todas as velas. voltei a meter as velas no lugar trocando a do 4º cilindro com uma de outro cilindro e vi o óleo e marcava pouco mais do minimo :idiot2: Meti mais meio litro de 10W40 e ficou a meio da marcação na vareta. Meti o carro a trabalhar e estava tudo bem....não havia fumaça nenhuma, o ralentim estava certinho que nem um relógio e o carro puxava bem. Sem explicação.
Vou para o trabalhar e reparo a temperatura a subir muito depressa ali do "N" do "Normal", até ao "R" mas depois ouvi a ventoinha a disparar e a temperatura a baixar....menos mal. Quando venho a sair do trabalho (eram 23h e tal) e estava frio...pego no carro e nem 500m tinha andado e já tinha o carro com o ponteiro no "N"
Muito estranho mesmo....vim devagarinho para casa e abri os vidros todos e meti a sofagem no quente e no máximo...e a temperatura do motor não baixava....mais preocupado fiquei. Chego à porta de casa e desligo o carro e deixo um pouco a repousar....abri o vaso expansor e meti de novo a trabalhar e esperei até o termostato abrir....quando abriu (passado uns 15min de estar sempre ao ralentim) cuspiu a àgua toda do vaso....vi logo qual era o mal dele, junta queimada.
Agora queria era mesmo que me explicassem como isto aconteceu já que andei pouco com o carro?
P.S: Desculpem o testamento mas queria ser preciso na história....