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Autor Tópico: "Partida" do meu Mk4  (Lida 6442 vezes)

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Offline Crepes

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"Partida" do meu Mk4
« em: 05 de Setembro, 2009, 14:00:07 »

Hoje foi dia do meu carro do dia-a-dia me pregar uma partida...venho a chegar ao pé de minha casa e tenho uma subida com inclinação para ai de 10-15% e venho atrás de um autocarro em 3ª...o autocarro acelera e eu acelero também mas o meu carro hesitou :o Fiquei a olhar para o painel para ver se aparecia alguma luz e nada. "Estranho!" penso eu...meto 2ª e acelerador a meio gás e o carro faz a mesma coisa....parecia que estava a 3 cilindros, não desenvolvia nada.
"Bem....até casa chegas!"....e foram só mais 500m se tanto, e paro atrás de minha casa onde costumo estacionar o carro e dou umas aceleradelas para tentar perceber o que se passava, e quando olho pelo retrovisor para ver se vinha algum carro (estava parado no meio da estrada) vejo uma fumarada branca ??? Desligo o motor e estaciono o carro. Quando tento dar à chave novamente, o carro não pegava sequer...pensei no pior, MOTOR AGARRADO! Com calma abri o capô e abri o vaso expansor (o carro nem tinha aquecido) e não vi óleo nenhum na água; tirei a vareta e molhava a ponta da vareta :o :o coisa que não podia mesmo pois o carro levou 4L de óleo no dia em que me registei no fórum....pensei que era impossível tal situação.

Com isto em mente, pensei que o óleo estava lá so que todo espalhado pelo cárter...deixei então o carro ficar um pouco e vim a casa buscar ferramentas. Tirei a tampa das velas e saquei os cachimbos e velas (entretanto chegou um amigo meu) e quando tirei a vela do 4º cilindro reparei que estava húmida (vela isolada...pensei eu) e talvez a causa para a sensação do trabalhar a 3 cilindros. Escovei as velas todas e baixei um pouco a patilha medindo a distância e metendo a mesma distância em todas as velas. voltei a meter as velas no lugar trocando a do 4º cilindro com uma de outro cilindro e vi o óleo e marcava pouco mais do minimo :idiot2: Meti mais meio litro de 10W40 e ficou a meio da marcação na vareta. Meti o carro a trabalhar e estava tudo bem....não havia fumaça nenhuma, o ralentim estava certinho que nem um relógio e o carro puxava bem. Sem explicação.

Vou para o trabalhar e reparo a temperatura a subir muito depressa ali do "N" do "Normal", até ao "R" mas depois ouvi a ventoinha a disparar e a temperatura a baixar....menos mal. Quando venho a sair do trabalho (eram 23h e tal) e estava frio...pego no carro e nem 500m tinha andado e já tinha o carro com o ponteiro no "N" :o Muito estranho mesmo....vim devagarinho para casa e abri os vidros todos e meti a sofagem no quente e no máximo...e a temperatura do motor não baixava....mais preocupado fiquei. Chego à porta de casa e desligo o carro e deixo um pouco a repousar....abri o vaso expansor e meti de novo a trabalhar e esperei até o termostato abrir....quando abriu (passado uns 15min de estar sempre ao ralentim) cuspiu a àgua toda do vaso....vi logo qual era o mal dele, junta queimada.

Agora queria era mesmo que me explicassem como isto aconteceu já que andei pouco com o carro?

P.S: Desculpem o testamento mas queria ser preciso na história....

Offline Johnyfiesta
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Re: "Partida" do meu Mk4
« Responder #1 em: 05 de Setembro, 2009, 17:16:14 »
Nao sei mesmo, mas o meu carro queimou a junta a pouco tempo e foi por ter perdido a água toda pela torneira de sofagem que partiu. MAs olha o meu carro tmb vai rápido ao meio. É normal nos fiestas a gasolina digo eu :o

Offline profiesta
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Re: "Partida" do meu Mk4
« Responder #2 em: 05 de Setembro, 2009, 22:47:15 »
isso da temperatura, sim é rápido até ao meio.
em relação ao carro, digo, com quase certeza que tens a junta queimada. se deitava fumo branco, só pode.

Offline Crepes

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Re: "Partida" do meu Mk4
« Responder #3 em: 06 de Setembro, 2009, 00:38:11 »

Pois....eu penso mesmo é que tem uma passagem na junta porque o carro neste momento já fez mais 100km desde do episódio aqui descrito e a temperatura não passa além da barra branca e fica muito antes da palavra "Normal" e nunca mais foi ao meio e andei ainda hoje no para-arranca. Desconfio mesmo que a junta tenha uma pequena passagem....mas o que não percebo foi o sintoma do trabalhar a 3 cilindros e o fumo branco...quando tinha óleo e as velas nem 5mil km têm.... ::)

Offline Johnyfiesta
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Re: "Partida" do meu Mk4
« Responder #4 em: 06 de Setembro, 2009, 13:01:24 »
É assim o meu carro queimou a junta, nao passava oleo nem agua. A única situação que teve foi uma passagem pequena que fazia com que os gases que se davam na camara de combustao em vez de sairem pelo escape andavam pelo circuito de agua e a agua nem sequer saía do sítio, simplesmente nao circulava. E nao deitava fumo branco nem nada. Trabalhava normal e andava normal e muito bem até. Só tinha o problema... Se andasse normal em baixas e sem acelerar muito ... A ventoinha chegava para o manter a temperatura no meio... Se acelerasse ás altas, e com reduções mais agressivas, disparava para o vermelho :s Isso de trabalhar a tres cilindros, ás vezes com a esquentadela que pode ter levado pode ter pifado :oO meu mecanico disse-me que se andasse mais tempo ou se a junta do motor do nosso carro nao fosse de uma chapa mais resistente que o norma o motor tinha pifado :o


Mas olha que também podem ser as velas a dar o pifo :O
« Última modificação: 06 de Setembro, 2009, 13:08:27 por Johnyfiesta »

Offline tiago blanquet
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Re: "Partida" do meu Mk4
« Responder #5 em: 10 de Setembro, 2009, 01:43:12 »
Bem... nada a acrescentar. Junta queimada, fumo branco, o papa foi eleito pelo concelho. É daquelas que teem que acontecer mais tarde ou mais cedo. O meu vai com 170K ainda sem qualquer drama mas não me espantava que mais tarde ou mais cedo vacilasse. Já é muito ano em cima da junta.

Offline Crepes

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Re: "Partida" do meu Mk4
« Responder #6 em: 10 de Setembro, 2009, 14:28:14 »

O carro está de perfeita saúde hehe passo a explicar. O carro antes de o comprar esteve bastante tempo parado e como resultado os cabos de vela e a bobine não ficaram muito bons e mal começei a andar com o carro notei o engasgar do mesmo e por falta de gasolina não seria pois a esse nível estaria tudo bem. Arranjei então uns cabos de velas e uma bobine em melhores condições que as que tinha e meti no carro...ora, com os cabos antigos havia um cilindro (o quarto precisamente....) que não tinha faísca nenhuma praticamente.

Com o óleo no minimo e com um cilindro com pouco uso, o que suponho que aconteceu (e esta teoria foi concebida com a ajuda de um mecânico experiente da Ford...) foi que terá havido uma falta de lubrificação a nível de segmentos e poderá um segmento ter encravado nalgum ponto e desiquilibrado o motor, fazendo-o funcionar a 3 cilindros (aqui também ajudou a vela isolada) e como o pouco óleo que havia estava todo num lado do carter, este ao subir à cabeça do motor, os vedantes das válvulas devem estar em mau estado e permitiram a passagem de algum óleo (=fumo branco). O carro não aqueceu de forma alarmante em altura alguma.....por isso não há junta queimada por isso considero-me um gajo sortudo ;) E já estou a pensar em mudar os vedantes das válvulas pois deve ser por ai que se encontra a minha perda de óleo obviamente.

Offline matavelhos
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Re: "Partida" do meu Mk4
« Responder #7 em: 10 de Setembro, 2009, 17:09:07 »
É pá mas o gajo vomitar a àgua cá pra fora e falhar em acelerações é típico de perda de compressão através de uma fuga na junta...

Offline Crepes

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Re: "Partida" do meu Mk4
« Responder #8 em: 10 de Setembro, 2009, 17:34:56 »

Pois...também questionei o mecânico acerca disso e ele disse que pode haver ar no circuito de refrigeração e que tenha feito aquele "cuspir" de àgua...diz que tenho que sangrar o sistema. Eu disse então na minha ingenuidade "Ah...é só então dizer-me onde encontro o botão para purgar o sistema e faço isso facilmente!" e ele informou-me então que os Fiesta mk4 não têm maneira de purgar a não ser pela velha maneira de andar, parar, abrir vaso expansor, repor nível....andar, parar, abrir vaso expansor, repor nível....isto até o nível da àgua ficar certinho e não mexer durante mais tempo, coisa que já fiz e ficou impecável. Aliás, até meti um produto para não permitir a acumulação de calcário e é assim de cor avermelhada, e se o carro tivesse passagem na junta o liquído estaria de outra cor....coisa que não está ;)

Offline matavelhos
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Re:"Partida" do meu Mk4
« Responder #9 em: 10 de Setembro, 2009, 21:17:23 »
Atenção que muitas vezes a passagem é da água para o óleo, por isso vai verificando o óleo também. Se encontrares vestígios esbranquiçados no óleo (assim tipo maionese, resultante da entrada de líquido refrigerante no óleo) então é o diagnóstico correcto, junta prestes a dar o peido. Eu andei 5meses  :o  num Citro AX assim e não tinha manómetro de leitura de temperatura... só acendia o vermelho quando já estava tudo a ferver  :D  :D  :D
Como tens manómetro de temperatura isso só te acontece se deixares por isso tás na boa, é só controlar  O0

Offline trevas
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Re:"Partida" do meu Mk4
« Responder #10 em: 11 de Setembro, 2009, 22:10:05 »
epa isso como tem a junta queimada e deixa passar o óleo pro cilindro, dai o fumo branco  e o oleo desaparecer, digo eu assim por alto...

Offline tiago blanquet
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Re:"Partida" do meu Mk4
« Responder #11 em: 12 de Setembro, 2009, 23:46:09 »
Essa do segmento encravado está boa? Como é que um segmento encrava? É impossivel, aquilo está preso ao pistão se por algum motivo se desprendesse do pistão desfazia-se logo dentro cilindro alem de causar dano nesse cilindro. E claro nunca mais tinhas compressão nem vedagem de oleo nesse cilindro. O carro ate pode estar a trabalhar mas essa explicação que o "mecanico" deu tem aí umas bacoradas.

Offline Crepes

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Re:"Partida" do meu Mk4
« Responder #12 em: 14 de Setembro, 2009, 11:18:32 »

Tiago eu penso (e foi logo o que deduzi na altura) que o segmento tenha passado numa irregularidade qualquer que tenha havido no cilindo e que tenha "prendido" o piston por momento....isto foi o que pensei. Claro que também tenho noção que se o segmento salta-se, neste momento estava a andar a pé ;)