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Spam

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Bem como os fiestas sofrem deste mal e a informação disponível não é muita decidi fazer um DIY,
porque há uns tempos atrás a porta do condutor deixou de abrir por fora, andei a pesquisar e o pessoal falava de uma mola outros de fechaduras novas, desmontei a porta, a fechadura e a única mola que vi parecia-me estar bem, pudera a que se tinha partido saltou para bem longe, logo para quem nunca tinha visto a fechadura não fazia a mais pequena ideia que ali faltava uma mola.

Andei a testar e a fazer experiências e parecia-me estar bem, mas com um problema, quando trancava o carro com a chave não podia puxar o puxador para ver se a porta estava bem trancada senão voltava a fazer o mesmo, acabei por montar assim porque realmente não estava a perceber porque raio aquilo acontecia (era a tal mola em falta que deveria colocar o trinco do puxador na posição inicial)

Ainda andei uns meses assim até que algum "Chico-experto" puxou o puxador e quando chego ao carro estava igual, andei mais uns tempos a abrir a porta pelo interior do lado do pendura, até que há uns dias atrás vou abrir a porta do pendura e népia, ou seja tive de entrar pela mala para abrir a porta, sai do estacionamento rumo a casa carrego na embraiagem marcha-atrás, tiro o pé da embraiagem e o pedal fica em baixo, bomba de embraiagem deu o berro, foi um dia para esquecer, fui em 3ª até há oficina para trocarem a bomba de embraiagem e finalmente desta vez à séria decidi meter as mãos há obra (fechaduras).


*Retirar as tampinhas de plástico assinaladas a vermelho com uma faca de ponta.
*Desenroscar os parafusos que estão por baixo dessas tampas.



*Retirar o "tweeter", depois de o parafuso estar retirado deve sair facilmente, só puxar para a frente e tirar a ficha.




*Começar a desencaixar a forra da porta por cima, depois de o frizo de cima estar desencaixado é ir puxando o resto, tem de se fazer alguma força porque o sistema é mesmo por encaixe, o ideal é ir desencaixando pouco a pouco.



Retirar as fichas do sistema dos vidros eléctricos, não esquecendo a posição original deles o azul fica mais escondido e o preto há vista.



* A forra da porta já retirada.



*Se saltar algum encaixe, raspem um bocado da cola velha e aconselho a colar com cola "Patex" é mais flexivel e ao montar não se corre o risco de descolar alguma parte e ficar a forra da porta com folga.
*Devem colar logo porque a cola Patex demora mais a secar e assim enquanto vão fazendo o resto vai logo secando, de vez enquanto conforme a cola vai secando convém dar um apertão, para ficar bem colado.
* Se ficar algum encaixe amarelo na porta convém tirar e meter logo no encaixe da forra, não vá ficar lá esquecido e depois fica a forra mal encaixada.



*Retirar a capa cinzenta, até meio basta com cuidado para não rasgar, a cola que aquilo tem é maleável por isso não se preocupem que depois é só pressionar que aquilo fica colado de novo.
* Eu coloquei o parafuso do espelho para evitar que aquele plástico preto fique preso entre a porta e o tablier e faça algum estrago se me descuidar. Não precisam voltar a meter, mas se o fizerem não se esqueçam de tirar novamente quando for para colocar a forra.



*Retirar os parafusos, os vermelhos são da fechadura e os azuis da calha do vidro e protecção do canhão, o outro a azul fica visível depois de tirar a forra da porta e a capa.
Devem usar uma chave boa, já que os parafusos devem ter algum aperto e com uma chave má "comem" o parafuso.




*Depois de tirarem os parafusos com uma faca ou chave de fendas "cortam" a cola que essa peça preta tem e depois de estar solto deve sair com alguma facilidade.
*Quando montarem podem usar aqueles tubos de cola de electricistas, se não tiverem pistola ou energia eléctrica no sitio onde estiverem podem usar um isqueiro ou fósforos, para ir aquecendo o tubo e deixando lá a cola, a cola vai servir basicamente para evitar ruídos parasitas entre essa peça e a porta. Eu na primeira vez não meti nada e não fazia barulho, mas pronto.
*Como podem ver na foto na parte superior da peça preta tem um bocado de chapa, esse bocado deverá ser encaixado num buraco da porta, podem ver onde está encaixado antes de desmontarem. Convém ficar certo para o vidro depois correr sem problemas.
*Atenção ao montar encaixar bem a borracha do vidro na peça preta, não vá isso ficar mal e riscarem o vidro.




*De seguida vamos tirar os encaixes do puxador e do trinco.
*O de baixo a branco é só desencaixar a "braçadeira" com a unha.
*O de cima a cinzento, puxam o arame com o dedo e com a outra mão usam uma chave de fendas para empurrar o plástico do encaixe.
*Cuidado para não partir as peças de plástico.




*Tirar a ficha do fecho centralizado.
*A fechadura já retirada.



*Retiram a capa da fechadura que é presa por 2 parafusos.



*Desmontam o fecho centralizado da fechadura que é preso por 2 parafusos.

Aqui começa a parte mais técnica:

*Devem colocar a fechadura da porta "boa" na posição aberto, ou seja ter o carro "aberto" por assim dizer.
*De seguida ligam o fecho centralizado que tiraram à ficha, a peça que move deverá ficar para cima como está na foto anterior.
*Retiram novamente o fecho centralizado da ficha.



*A responsável pelo problema, como se pode ver tem uma parte partida, só que desta vez não saltou e já pude perceber de onde vinha o problema.




*como não tinha nenhuma mola nova, com o alicate dei-lhe uma volta e ficou desenrascado, na outra porta como não tinha mola e era domingo levou uma mola de caneta, vamos lá ver o tempo que dura :)


Agora vem uma parte em que perdi algum tempo até dar com isto, mas a ideia é ficar tudo sincronizado, fecho centralizado, puxador interior, puxador exterior e trinco. Para isso vamos colocar tudo na posição de ABERTO. (o fecho centralizado já colocamos anteriormente)



*Com o dedo empurram o trinco da fechadura para dentro, irá ficar na posição de trancado.



*De seguida com o dedo fazem o trinco cinzento descer e temos o trinco da chave na posição aberto.



*Depois carregam no trinco branco e ao mesmo tempo metem o trinco do canhão novamente na posição aberto, ao carregarem no trinco branco do puxador ele vai destravar o trinco do canhão e com o dedo facilmente metem em aberto.
*Verifiquem se o puxador interior da porta está também na posição aberto, podem puxar o puxador.



*Montar o fecho centralizado, fazendo com que as partes marcadas a azul na foto, batam certo. Se tiver tudo na posição aberto deverão encaixar sem problemas.
*Colocar os parafusos do fecho centralizado.



*Colocar os parafusos da capa, não esquecer de encaixar a borracha da bicha do puxador interior, deverá ficar como na foto.
*Metem o canhão da fechadura no interior da porta e ligam o fecho centralizado antes de aparafusar o canhão, senão teem que andar á procura do "buraco"
*Apertam o canhão da fechadura, não precisa apertar muito, vamos testar o sistema e mais tarde se tiver tudo ok dá-se o aperto final.
*Encaixam os arames para o puxador
*Testam o sistema, se ficou tudo ok deverá funcionar como novo.
*Agora é o processo inverso, mas quem desmontou não deverá ter problemas a montar.
*Não se esqueçam de desencaixar novamente o plástico do espelho se o meteram no sitio.



*Começam por encaixar a parte de cima, depois tentam ver se os encaixes tão mais ou menos alinhados e é dar uns soquinhos de amor para ir encaixando



*E voilá.
















Última modificação: 29 de Julho, 2017, 15:06:48 por Spam

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Ruben_MK4

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Excelente DIY, sem dúvida.

Já demontei algumas vezes os forros das portas do meu MK4, e há sempre um encaixa que sai do sitio.  :tickedoff: Lá tenho de colar com Pattex, igual a essa que colocaste. Os forros das portas dos Mk4 tem uma qualidade deploravél mesmo. Cada vez que se tem de desmanchar, é uma treta...

ianchika

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Excelente DIY, sem dúvida.

Já demontei algumas vezes os forros das portas do meu MK4, e há sempre um encaixa que sai do sitio.  :tickedoff: Lá tenho de colar com Pattex, igual a essa que colocaste. Os forros das portas dos Mk4 tem uma qualidade deploravél mesmo. Cada vez que se tem de desmanchar, é uma treta...
É verdade.

tiago blanquet

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ta bom. esses encaixe com patex vai durar uns dias. Eu ja avancei para soluções mais arrojadas como parafusos que é a solução a tomar.

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Spam

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Eu por acaso não tenho tido problemas com os encaixes, desta vez tirei as forras das 2 portas e só descolou um, a zona onde se faz mais força é onde leva um parafuso por isso se ficar bem colado e encaixado não deverá sair assim tão facilmente, pelo menos da última vez que colei até agora já passou um ano. E tavan todos fixos.

ianchika

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Isto é o tipo de desenterranço que até um arqueólogo teria dificuldade em fazer, mas há alguém que me ajude a colocar em prática este DIY?

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O Imageshank comeu algumas fotos, mas se alguém precisar de ajuda é só dizer.

dodge2

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Epah eu não acredito. Eu ando à um ano EXATAMENTE com esse prob no carro. então no inverno ainda fica pior. até o promenor de não poder puxar o puxador é igual senão a chave já não abre por fora. Preciso de resolver isto ASAP e o meu mecanico quer-me levar um balurdio para fazer isto. Além de que o meu fecho centralizado já nem funciona---

Como procedo? Obrigado
Última modificação: 31 de Agosto, 2015, 11:46:38 por dodge2

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Spam

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Tens que proceder como está no guia :P Não é difícil, demora é um bocado, mas numa manhã tens isso feito.
Claro que depois de se fazer uma vez, torna-se mais fácil.
Se o fecho centralizado já não dá sinal é que é mais chato.
Mas fazes tudo como está no guia e depois tentas resolver o fecho centralizado, pelo menos já ficas com as fechaduras boas.

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Spam

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Recuperei as imagens, infelizmente faltam algumas que o imageshank "comeu", mas dá para ter uma ideia.

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Pedro7

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Obrigado por teres reposto as fotos! O0

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  Sem problema, é triste que quando vou à Ford e já vi em outras oficinas pessoal com MK4 com este problema e os gajos a dizerem que tem que levar uma fechadura nova e não sei quê, trocam a mola e levam um balurdio ás pessoas.

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orrap

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Boa Tarde,
Eu tenho um problema idêntico, a porta do pendura não abre com chave e se levantar o puxador com ele fechado fica a abrir e fechar, se calhar é o raio da mola, vou experimentar!
Obrigadp pelo DIY, está muito bom
Luis Parro (ORRAP)

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Spam

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Quase de certeza que é a mola, os sintomas são os mesmos, no inicio parece complicado desmontar tudo, mas faz-se bem.

O imageshank é que comeu algumas imagens que não consigo recuperar, mas acho que dá para perceber.

njay

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Ontem estive a fazer este trabalhinho na porta do condutor. Obrigado ao Spam pelas dicas, 5*

A parte mais difícil foi remover o ferrinho actuador do canhão do plástico cinzento, o sacana não queria mesmo sair, e não se consegue uma posição para a mão em que se consiga fazer grande força - lá consegui apenas apertando com os dedos, mas ficaram bem doridos.

Deixei a protecção da fechadura/calha do vidro dentro da porta, não é preciso tirá-la para fora. Ao voltar a meter tenham em atenção a "patilha" que entra num buraco da porta (como o Spam referiu) e a borracha da calha do vidro, que entra (assenta) dentro da calha metálica da calha do vidro que se removeu.

Não foi preciso remover o fecho centralizado, basta retirar a 1ª capa (2 parafusos). Eu diria até que convém não tirar, para não desacertar nada.

Também reutilizei a mola partida, estiquei-a ligeiramente para não ficar a fazer muita força e ter fio suficiente para refazer a argola que prende na peça de plástico (usei a última argola da própria mola na ponta partida, basta dobrar e dar um jeitinho). Depois de re-colocada a argola exercitem o mecanismo para terem a certeza que de nada prende em lado nenhum.

A parte final, de acertar tudo, foi simples. Acabei por ignorar as recomendações do tópico, estavam a parecer-me muito complexas :). Deixei tudo destrancado antes de começar a reparação. Depois de reposta a mola, ficou tudo a funcionar normalmente e então destranquei o fecho da porta avariada puxando o manipulo interior (com a ficha eléctrica do fecho ligada à fechadura). Portanto basta destrancar todas as portas e depois de reposta a mola então destrancar essa porta (que estava trancada por causa do problema).

Aproveitei para fazer uma limpeza e aplicar massa nova.

Colei os pinos de encaixe com epoxy de 2 componentes, era o que tinha à mão.

Uma boa indicação de que se trata mesmo deste problema da mola é que esporadicamente ficava boa. Com a inclinação do carro, ou travagens / acelerações às vezes a patilha ia para a posição normal e tudo ficava a funcionar bem. Mas na utilização seguinte voltava a ficar avariada.
Última modificação: 01 de Julho, 2018, 14:32:47 por njay