Por acaso muitos fords nao tem indicaçao de red line... o que nao é preciso porque na verdade que puxou alguma vez por um carro, no é pelo que o ponteiro marca que troca de velocidades, antes pela sensação de perda de andamento ou seja:
no meu bolide.. que tem um meros 55cv de potencia, em conduçao sport troco de velocidade de maneira a que a proxima entre na casa das 2000-2500 rpm e a partir das 3800 rpm ja nao ta a fazer nada...sobem as rotaçoes mas mais lentamente nesse ponto é altura ideal para trocar.
outro exemplo é na A4 tdi, que ainda se nota mais isso. o chamado "coice" é as 2500, as 3500 é a altura certa para mudar, porque a partir daí ja nao vais a fazer nada, a nao ser...estragar.
curioso:
conduzi um focus(1.6 100cv)...daqueles alugados em que o corte era as 7000, sem marcaçao a vermelho do red line, e tinha o corte mais louco que vi, em vez de começar aos soluços como a mauir parte dos carros, quando atinge o maximo, baixa as rotaçoes até +/- 5000 e dá corrente outra vez ao motor. nao faz aquela tremideira tipo os R Clio.