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AceleraDemais

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Uma série de dúvidas...
29 de Maio, 2004, 11:39:02
Boas...

Eu gostava de ver resposta a algumas questões que eu tenho pendentes. Para começar gostava de saber se depois das 5000rpm o motor ainda rende, é que geralmente quando ando a esticar não costumo passar das 5000rpm.
Outra é relativa ao corte de rpm em 5ª, se é possível em plano atingir e se faz muito mal ao motor.
Queria tambem saber se o meu mk4 1.25 em comparação com o mk6 1.25 em termos de prestações é melhor...ou seja conduzindo um e outro se se nota diferença.
Para acabar queria saber se mudando os pneus do carro que tenho que são 165/70 r13 para os 185/55 r14 noto diferenças quanto ao desempenho do carro...e já agora se por acaso se arranjar 185/50 r14 encorro em multa? e visto ser mais "pequeno" o pneu pode trazer algum tipo de consequências?

Peço desculpa se algumas das perguntas forem repetidas e pela maçada que causa ler iito tudo.

Obrigado e Cumps

fiestapower

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Uma série de dúvidas...
29 de Maio, 2004, 13:48:37
Vou tentar ajudar-te!tenho um carro igualzinho ao teu, MK4 1.25, por isso podes acreditar no que te vou dizer.  :D  Vamos lá começar pelo inicio!Passar das 5000rpm "anima" quem gosta de ouvir o motor a trabalhar a alta rotação (como eu!  :twisted: ) mas render não sei bem...quer dizer!até às 5500 acho que sim. Como deves saber o nosso carro tem a potencia maxima ás 5200 ou 5250 por isso quando chegas perto das 6000 ou quando passas sentes-o a perder força.Em ultrapassagens em terceira se for preciso deixo-o ir até aos 110 km/h ou um pouco mais porque acho que perdes se meteres quarta. Devo tar a ser confuso!  :D  O melhor é experimentares!  :twisted:

Atingir o corte, em quinta, em plano na minha opiniao é impossivel. Se tiveres o carro de série claro!Sem mods malucas.O meu corta ás 6600 rpm e o maximo que deu em quinta (de ponteiro) foram 190km/h muito perto das 6000. Foi na A1 em direcção a LX depois da estação de Aveiras. Embalou na descida e marcou os 190 ja na recta. Como tal acho impossivel dar mais 600rpm...só mesmo a descer.

next question! :D O nosso MK4 tem duas vantagens em relação ao MK6. A primeira é que é prai 200kgs mais leve. A segunda é que o motor 1.25 foi revisto de modo a gastar menos e de modo a cumprir as normas anti-poluição Euro - 4. Por exemplo a pot maxima so chega ás 6000rpm. COmo tal acho que tem uma diferença consideravel em termos de acelarações. Mas nunca andei num dos outros, apenas me guio pelo que li.

Para acabar aa questao dos pneus. Eu tenho pneus 185/50 ( ou 55) r14. Vinha de série (julgo eu) nos modelos Ghia, como é o caso do meu. De qualquer forma é uma medida homologada e que consta do livrete, sendo perfeitamente legal. Com estes penus tens mais aderencia em curva e como contrapartida tens consumos de cerca mais um litro (pelo menos é o que tá no manual do carro!lol) o que é normal porque faz mais atrito com a estrada. A parte do ser mais pequeno não percebi...

Mais duvidas é só dizeres! Espero não ter sido chato!  :D

ZetecS

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Re: Uma série de dúvidas...
29 de Maio, 2004, 16:44:47
Citação de: "AceleraDemais"
Para começar gostava de saber se depois das 5000rpm o motor ainda rende, é que geralmente quando ando a esticar não costumo passar das 5000rpm.


Quando tinha o meu fiesta estivava-o até ao regime máximo do motor, segundo o manual 6250 RPM. O motor a seguir as 5 mil ainda tem alguma coisa pra dar :wink:

Citação de: "AceleraDemais"
Outra é relativa ao corte de rpm em 5ª, se é possível em plano atingir e se faz muito mal ao motor.


Com uma boa preparação de motor és capaz mas, acho dificil... Já a 4ª o é em recta... pelo menos falo por experiência que tive com o meu mk5.

Citação de: "AceleraDemais"
Queria tambem saber se o meu mk4 1.25 em comparação com o mk6 1.25 em termos de prestações é melhor...ou seja conduzindo um e outro se se nota diferença.


Devido ao cumprimento das normas anti-poluição o 1.25 do Mk6 é um pouco amorfo em relação aos mk4 e mk5 e isso nota-se principalmente nas acelerações e recuperações.

Citação de: "AceleraDemais"
Para acabar queria saber se mudando os pneus do carro que tenho que são 165/70 r13 para os 185/55 r14 noto diferenças quanto ao desempenho do carro...e já agora se por acaso se arranjar 185/50 r14 encorro em multa? e visto ser mais "pequeno" o pneu pode trazer algum tipo de consequências?


Para mim é a medida ideal no mk4/5 é um bom compromisso para conciliar acelerações e velocidade de ponta. O Marco Cipriano fez essa modificação legalmente sem problemas.

Fredyx

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Uma série de dúvidas...
30 de Maio, 2004, 12:12:53
Já foi quase tudo dito, acho que há pouco a acrescentar...
O MK6 é mais lento, não puxa da mesma forma.
se trocares de jantes/pneus vais notar um melhor comportamento em curva e talvez nos consumos (esta 2ª não tenho a certeza).
Em termos de RPM epá isso quer é andar lá em cima.. 6000 para cima.

fiestapower

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Uma série de dúvidas...
30 de Maio, 2004, 20:35:24
Fredyx andar acima das 6000 pode dar gozo mas pras performances não adianta nada...é a minha humilde mas experimentada opiniao... entre as 4000 e as 6000 sim.  :twisted:

ZetecS

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Uma série de dúvidas...
30 de Maio, 2004, 21:45:06
Citação de: "fiestapower"
Fredyx andar acima das 6000 pode dar gozo mas pras performances não adianta nada...é a minha humilde mas experimentada opiniao... entre as 4000 e as 6000 sim.  :twisted:


Se o motor tem o regime máximo às 6250 rpm até às 6200 até rende.... Falo por experiência própria... Em estrada e 1 volta de autódromo a fundo nos limites.

Quanto à medida dos pneus, testei com o fredyx 2 vezes em arranque no autódromo (eu com 14" e o fredyx com 15") e ele ganhava-me smp nos 1º's 300m quando punha a 4ª passava-o.

Zefiesta

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  • RED MACHINE:)
Uma série de dúvidas...
31 de Maio, 2004, 21:23:54
Zetecs os Fiestas mk4 e mk5 têm o regime maximo as 6750+/-.pelo menos o meu so corta a essa rotação.mas nota-se k ele a partir das 6000 pouco + rende.mas sempre um pokito.

ZetecS

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Uma série de dúvidas...
31 de Maio, 2004, 21:50:01
Regime máximo não quer dizer que seja onde o motor vai cortar...

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Plastic

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Uma série de dúvidas...
31 de Maio, 2004, 22:49:46
Variando consoante a passagem (se de 1ª pra 2ª ; se de 4ª pra 5ª etc) regra geral o 1.25 "vive" muito bem mesmo acima das 6000rpm's ; sendo a média de passagem a puxar a sério ah volta das 6250 (mais uma vez, variando consoante a passagem)..  8)

entre as 5000 e as 6000 está mais q vivo, é ai q está a acção toda.... :D

Abraço!

fiestapower

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Uma série de dúvidas...
31 de Maio, 2004, 23:15:23
Concordo contigo Plastic!Acho que a essa rotação é onde é melhor!Eu sei que o motor só corta às 6000 e muitas mas todos vos devem saber que a curva de binario e potencia a essas rotações é relativamente baixo,logo não sei se rende esticar tanto. Só se for pra mudança seguinte engatar a uma rotação melhor...

Bug Killer 03

  • Visitante
Uma série de dúvidas...
31 de Maio, 2004, 23:43:55
Mas ainda assim vais perder uam beca. No meu carro, convem esticar até ter força, e nao passar dai, porque depois perco muito tempo na outra, apesar da rotaçao ser melhor. Nao esquecer que só tem 8 valvulas, e tem menos 25 cavalos que os vossos, mas s aplicarem as cenas num carro fraco, vai render mais num carro forte :D

Abraço