Garagem do Clube

Autor Tópico: Perda de Potência  (Lida 12840 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ...Flack
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 116
  • Feedback: +0/-0
  • On My Journey to The Stars
Perda de Potência
« em: 10 de Outubro, 2012, 13:32:35 »
De há uns tempos para cá que o meu fiesta tem andado meio parvo. Nas rotações mais baixas perde potência e engasga-se. Sempre que saio com o carro de casa tenho uma estrada com uns 100 metros em que ja vou com uma terceira e depois tenho uma curva à direita que é uma subida. Reduzo para 2ª e normalmente como a passagem é um tanto ou quanto apertada paro meto a primeira e acelero e o carro simplesmente fica a "pensar" entquanto faz uns barulhos estranhos tipo fuga descompressao ou algo do genero (tenho um escape com 1 ano e arranjei agora uma fuga de escape por isso nao será penso eu) depois de pensar um bocadinho, ter o acelerador quase a romper o chão e ouvir uns palavrões o carro começa a desenvolver rapido até. O melhor termo de comparação que tenho para o que acontece é como se estivessemos a conduzir um TDI. Temos uma potência miseravel até o que o turbo dispara e seguimos mais contentes. Será a bomba de gasolina que pode estar a dar mau contacto ? O que tambem é estranho porque ja experimentei puxar pelo carro e ele nao perde em altas e até se porta bem, mas como nem todos os dias são dias de WRC...  :D Se alguem me poder dar uma ajudita agradecia.
Abraços

Offline ...Flack
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 116
  • Feedback: +0/-0
  • On My Journey to The Stars
Re: Perda de Potência
« Responder #1 em: 10 de Outubro, 2012, 13:35:54 »
E tambem já pus o carro parado ao relanti e comecei a acelerar devagar e nota-se um "aspiro" ou "sopro" quando carrego no acelerador. As rotações descem ligeiramente e sobem em seguida. Mas apenas no inicio é que se ouve esse som  ???
abraços

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Perda de Potência
« Responder #2 em: 10 de Outubro, 2012, 23:05:04 »
o carro faz isso a frio ou é indiferente?

pode sr velas e filtro de ar/ gasolina sujo , massa de ar sujo , ele acende-te a luz do motor?

Offline ...Flack
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 116
  • Feedback: +0/-0
  • On My Journey to The Stars
Re: Perda de Potência
« Responder #3 em: 11 de Outubro, 2012, 00:17:29 »
A frio é mais evidente sim senhor!  :-\ depois passa mais.
Velas acho pouco provavel porque as troquei se tanto à 2000km, O filtro de ar esta miseravel e o de gasolina tambem porque nunca os troquei... Maf esta limpa tambem no entanto experimentei por o carro a trabalhar sem a maf ligada (para ver se nao era do filtro de ar que estaria a obstruir ou algo do genero, como ficava com alimentação de ar "directa" xD ) mas continuou na mesma. Quanto a luzes no painel esta tudo nos trincos.
 Não sei se poderá influênciar, mas ja pensei no tubos de vacuo que estao um tanto ou quanto ressequidos mas como nao sei como é que essa parte do circuito funciona é apenas um tiro ao ar  :-X
 Tambem o cabo que faz abrir a borboleta, na sua posição normal, tem uma certa folga mas o conjunto parece mexer-se bem  ;)
Não me ocorre mais nada mesmo

Offline rsousa
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 667
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI
Re: Perda de Potência
« Responder #4 em: 11 de Outubro, 2012, 00:24:39 »
A frio é mais evidente sim senhor!  :-\ depois passa mais.
Velas acho pouco provavel porque as troquei se tanto à 2000km, O filtro de ar esta miseravel e o de gasolina tambem porque nunca os troquei... Maf esta limpa tambem no entanto experimentei por o carro a trabalhar sem a maf ligada (para ver se nao era do filtro de ar que estaria a obstruir ou algo do genero, como ficava com alimentação de ar "directa" xD ) mas continuou na mesma. Quanto a luzes no painel esta tudo nos trincos.
 Não sei se poderá influênciar, mas ja pensei no tubos de vacuo que estao um tanto ou quanto ressequidos mas como nao sei como é que essa parte do circuito funciona é apenas um tiro ao ar  :-X
 Tambem o cabo que faz abrir a borboleta, na sua posição normal, tem uma certa folga mas o conjunto parece mexer-se bem  ;)
Não me ocorre mais nada mesmo


Experimenta mudar o filtro de gasolina e o de ar..


P.S.: Modifiquei este post porque fiz uma pergunta parva LOOL
« Última modificação: 11 de Outubro, 2012, 00:25:42 por rsousa »

Offline rsousa
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 667
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI
Re: Perda de Potência
« Responder #5 em: 11 de Outubro, 2012, 00:27:21 »
Se não resultar experimenta, no caso de souberes faze-lo, uma limpeza aos injectores.

Não mexas se nao souberes o que tas a fazer. Ainda matas o motor! O0

E afina o cabo da borboleta. Nao custa nada ter as coisas como deve de ser. As vezes com  10 euros poupas 100
« Última modificação: 11 de Outubro, 2012, 00:29:19 por rsousa »

Offline ...Flack
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 116
  • Feedback: +0/-0
  • On My Journey to The Stars
Re: Perda de Potência
« Responder #6 em: 11 de Outubro, 2012, 00:34:27 »
Mas sendo injectores sujos, filtros marados e coisas do genero nao deveria o motor perder potência nos regimes mais altos?  ???

Offline rsousa
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 667
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI
Re: Perda de Potência
« Responder #7 em: 11 de Outubro, 2012, 00:41:37 »
o C3 de uma amiga minha tinhas os injectores na sucata e o carro so andava se ela tivesse com o pe no fundo

Offline ...Flack
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 116
  • Feedback: +0/-0
  • On My Journey to The Stars
Re: Perda de Potência
« Responder #8 em: 11 de Outubro, 2012, 01:02:48 »
Mas quando digo regimes baixos falo até ás 2000rpm's no maximo a partir daí ele porta se normalmente. Será que estão a começar a entupir?? ???

Offline rsousa
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 667
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI
Re: Perda de Potência
« Responder #9 em: 11 de Outubro, 2012, 01:07:33 »
Nao faco ideia. O meu conselho e mudares primeiro os filtros. Depois se continuar na mesma vais a bosch e explicas o que se esta a passar e dizes que achas que pode ser injectores.

Offline ...Flack
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 116
  • Feedback: +0/-0
  • On My Journey to The Stars
Re: Perda de Potência
« Responder #10 em: 11 de Outubro, 2012, 01:19:36 »
Ok  ;) tenho de ver como está o tempo para estes dias €€€ e ver se resolvo o problema  O0
Obrigado, abraço

Offline rsousa
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 667
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI
Re: Perda de Potência
« Responder #11 em: 11 de Outubro, 2012, 01:19:42 »
ja agora, onde e que metes combustivel?

Offline ...Flack
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 116
  • Feedback: +0/-0
  • On My Journey to The Stars
Re: Perda de Potência
« Responder #12 em: 11 de Outubro, 2012, 01:27:36 »
Normalmente costumo meter na Total, sei que nao é das melhores mas é perto de casa e normalmente costuma ser mais barato

Offline rsousa
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 667
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI
Re: Perda de Potência
« Responder #13 em: 11 de Outubro, 2012, 08:53:37 »
Por momentos pensei que me dissesses Jumbo ou Intermarche ou Prio... Eu pus uma vez gasoleo ( no meu caso e zagoil) no jumbo. Foi apenas 20 euros e foi suficiente para o meu carro comecar a engasgar-se todo. Desenvolvia mal e solucava. Voltei a por Respol suave que nem um rabinho de uma gaja.

O combustivel da Cepsa/Total podes por a vontade.

Offline ...Flack
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 116
  • Feedback: +0/-0
  • On My Journey to The Stars
Re: Perda de Potência
« Responder #14 em: 11 de Outubro, 2012, 12:39:50 »
Só pus uma vez no jumbo e foi 15€ mas nao notei diferenças, mas pronto como o meu é a gasolina a mistura pode ser melhor e nao dar tanto nas vistas xD Tenho usado o da Total desde que comprei o carro (aproximadamente 2 anos) de quando em vez lá ponho na repsol mas é só quando ando por outros lados e que tenho de por mesmo gota porque geralmente ponho quando saio de casa e é sempre Total. Mas tambem me disseram que o combustivel não é lá grande coisa, mas até agora não noto muita diferença para alem do facto que o da repsol parecer que "dura mais" mas pode ser so impressao minha

"Suave que num um rabinho de uma gaja" :cool: tiveste mesmo bem agora!  ahahaha  :P

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Perda de Potência
« Responder #15 em: 11 de Outubro, 2012, 13:11:18 »
ora

eu começava pelo mais barato e simples e que nao deixa de ser importante......
filtro de ar e combustivel   
limpar maf  valvula de relenti e  borboleta

e via se existia melhorias   se nao entao ira para injectores......

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re: Perda de Potência
« Responder #16 em: 11 de Outubro, 2012, 19:25:19 »
Sim, deves começar pelos filtros, e ver a cor das velas, para ver se andas com mistura rica ou pobre. Experimenta tb um bom líquido de limpeza de injectores, pessoalmente gosto de utilizar o da bardahl, e com um deposito cheio de sc98, e deve passar.

Offline rsousa
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 667
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI
Re: Perda de Potência
« Responder #17 em: 11 de Outubro, 2012, 20:27:41 »
Sim, deves começar pelos filtros, e ver a cor das velas, para ver se andas com mistura rica ou pobre. Experimenta tb um bom líquido de limpeza de injectores, pessoalmente gosto de utilizar o da bardahl, e com um deposito cheio de sc98, e deve passar.

Epa esses aditivos e que não tao com nada. Eu não uso disso. Esse altera as propiedades da gasolina/gasoleo.

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re: Perda de Potência
« Responder #18 em: 12 de Outubro, 2012, 13:24:58 »
Eu uso, mas só de algumas marcas, e se forem de marca boa, não alteram as propriedades do combustível, e digo desde já, por exemplo os de limpeza de injectores, não limpam tudo como muita gente pensa, mas sempre ajuda, e dá para se fazer um diagnóstico do problema, e saber realmente se necessita de uma limpeza profissional.

Offline rsousa
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 667
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI
Re: Perda de Potência
« Responder #19 em: 12 de Outubro, 2012, 14:54:29 »
Epa nao sei. Eu sou sincero eu nao confio muito nessa cenas. Verdade que muita malta usa e nao tiveram problemas. Mas epa mesmo assim.

Um gajo vai a seccao auto do continente so ve e disso. ATP Redex e por ai fora. Epa eu torco um pouco o nariz em relacao a meter algo po coracao do meu bolinhas excepto aquilo que ele tem supostamente de levar

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2


Offline ...Flack
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 116
  • Feedback: +0/-0
  • On My Journey to The Stars
Re: Perda de Potência
« Responder #20 em: 12 de Outubro, 2012, 15:46:53 »
Eu nunca usei aditivos de gasolina por isso nao posso dizer se fazem bem ou mal mas na verdade acho que muito bem nao devem fazer, tal como o rsousa disse: "meter algo po coracao do meu bolinhas excepto aquilo que ele tem supostamente de levar" é complicado estar a meter coisas estranhas dentro do motor.. acho que se precisa de limpeza desmonta-se e limpa-se apesar do trabalho, ou se precisa-se de mais potência "mexe-se uns cordelinhos"  :D

mas volto a dizer como nunca usei isto é apenas uma opinião à priori

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re: Perda de Potência
« Responder #21 em: 12 de Outubro, 2012, 21:52:15 »
Eu tb nao tou a dizer que todos são bons, a marca que utilizo é da minha confiança, e ja obtive bons resultados em vários carros.
Simplesmente apresentei uma possível solução, que pode ajudar no diagnóstico, e até fazer poupar alguns euros, mas cada um sabe de si, respeito a opinião de cada um.

Offline ...Flack
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 116
  • Feedback: +0/-0
  • On My Journey to The Stars
Re: Perda de Potência
« Responder #22 em: 12 de Outubro, 2012, 23:30:34 »
Sim claro! Isto tudo são apenas trocas de impressões e acredita que agradeço imenso por cada coisa que me vão dizendo  ;) Sempre se aprende qualquer coisa  O0

Offline rsousa
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 667
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta 1.4 TDCI
Re: Re: Perda de Potência
« Responder #23 em: 13 de Outubro, 2012, 01:31:10 »
Eu tb nao tou a dizer que todos são bons, a marca que utilizo é da minha confiança, e ja obtive bons resultados em vários carros.
Simplesmente apresentei uma possível solução, que pode ajudar no diagnóstico, e até fazer poupar alguns euros, mas cada um sabe de si, respeito a opinião de cada um.

Acredito que sim. E digo te ja mesmo tendo confiaca na marca iria hesitar bastante. Epa nao e por mal. E como os combustiveis. Agora a prio tem bio diesel. Quem me garante que aquilo nao e oleo de fritar batatas? Os nossos carros e a maiori dos carros nao tao preparados para bio diesel,  supondo que o e verdadeiramente. Alias no manual do carro diz isso. Quem me garante que aquilo cumpre as normas da RCEE?

A mesma coisa se passa com os aditivos. Ta bem que sao coisas diferentes e em escalas difeeente mas o principio. Ninguem tem 100% certeza que aquilo nao faz mal e que pelo contrario realmente faz o que dizem. Ate porque cada carro responde a sua maneira consoante os km,  fadiga do motor,  injectores,  velas e etc.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2


Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re: Re: Perda de Potência
« Responder #24 em: 13 de Outubro, 2012, 02:21:34 »
Eu tb nao tou a dizer que todos são bons, a marca que utilizo é da minha confiança, e ja obtive bons resultados em vários carros.
Simplesmente apresentei uma possível solução, que pode ajudar no diagnóstico, e até fazer poupar alguns euros, mas cada um sabe de si, respeito a opinião de cada um.

Acredito que sim. E digo te ja mesmo tendo confiaca na marca iria hesitar bastante. Epa nao e por mal. E como os combustiveis. Agora a prio tem bio diesel. Quem me garante que aquilo nao e oleo de fritar batatas? Os nossos carros e a maiori dos carros nao tao preparados para bio diesel,  supondo que o e verdadeiramente. Alias no manual do carro diz isso. Quem me garante que aquilo cumpre as normas da RCEE?

A mesma coisa se passa com os aditivos. Ta bem que sao coisas diferentes e em escalas difeeente mas o principio. Ninguem tem 100% certeza que aquilo nao faz mal e que pelo contrario realmente faz o que dizem. Ate porque cada carro responde a sua maneira consoante os km,  fadiga do motor,  injectores,  velas e etc.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Não vale a pena pensares assim acerca do bio-diesel. Primeiro, o gasoleo comercial que pões em qualquer posto em território portugues, ja tem bio-diesel, se não me engano 5%.
O Bio-diesel B15 que o pingo doce vende, é 15% de bio-diesel e o restante gasoleo.
Se formos a pensar que as inovações nos estão a enganar, não evoluimos, e se está à venda, tanto pode ser o biodiesel com com óleo de fritar batatas, como o gasoleo normal ou a gasolina.
Acho que antes de se tirarem conclusões, se devem testar as coisas, e aí tirar conclusões. E posso-te dizer que não conheço nenhum carro até ao momento que tenha dado problemas com bio-diesel, apenas os PD's VAG é que não se aconselha, de resto common-rail, etc, etc... é na boa.