Anda tudo doido.
A estagnação deve-se a uma coisa muito simples, cavalinhos, sem moedinha não ah cavalinho, além de que são carros citadinos.
E os Fiestas 1.6 são de geometria fixa, o Focus 1.6 é que tem turbos de geometria variável.
A estagnaçao acontece em todos os turbos em todos os motores, sejam turbo, bi turbo ou tri turbo, nao tem nada a ver com potencia... mas sim com as pressoes a que estao sujeitos...
Vou dar-te um exemplo, o meu corsa 1.5TD tem como pico máximo de pressao às 3100rpm, a partir daqui vai aliviando o pico máximo consoante a rotaçao... Seja em turbos de geometria variavel ou fixa... Neste momento, já existem bi-turbos e twin turbos para que esta estabilizaçao do mesmo seja ocorrida a uma rotaçao mais elevada, existindo uma perca de potencia, ou um lag menor...
Neste momento a BMW tem motores tri-turbo em que sao os diesel mais potentes comercializados no momento, tem um turbo pequeno para baixa rotaçao, um grande a media rotaçao e um mais pequeno para alta rotaçao, o 3º turbo tem uma margem de estabilizaçao mais pequena, podendo atingir avelocidade máxima sem que se perca potencia...
A unica diferença é que nos de geometria fixa, a potencia é atingida de "repente", existindoum lag a baixa rotaçao,os de Geometria variavel disponibilizam mais potencia a baixa rotaçao