Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Valvula de Soufagem _ Manutenção Preventiva  (Lida 9050 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline electrico28
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 177
  • Feedback: +0/-0
DIY - Valvula de Soufagem _ Manutenção Preventiva
« em: 26 de Maio, 2013, 14:09:04 »
Boas Caros

Decidir postar um trablho que poderá evitar muitas dores de cabeça.
Como sabem um dos problemas dos Fords está relacionado ou com aquecimento excessivo no habitaculo ou ausencia deste. Isto está relacionado com a valvula electrica da soufagem.

Esta valvula é mais conhecida como valvula de tres vias ou seja:

Quando a valvula está sob tensão, abre o bypass e permite que a agua saia do motor e retorne novamente a este sem passar pelo radiador da sofagem no interior do habitaculo.
Quando está sem tensão, fecha o bypass e permite que a agua saia do motor, passa pelo radiador da sofagem, e retorne novamente ao motor, fazendo o aquecimento do habitaculo.

A principal causa destas valvulas falharem tem haver com o excessivo aquecimento da bobine, que aliado á presença de agua proveniente de pequena fuga na junta do picleto detiora o isolamento da bobine queimandoa.
Outro problema ocorre com a corrosão do nucleo de ferro do picleto do bypass, proveniente dessa mesma agua, que agarra ás paredes do interior da bobine não permitindo o movimento de vaivem.

Então uma das forma de evitar é efetuar a limpeza desta periodicamente.
Eu faço anualmente, e acho o suficiente.

Então começo já com a valvula retirada.



Deseguida desapertar os quatro parafusos que prendem a bobine ao corpo da valvula.



Retirar o picleto da bobine.



Limpar e secar o interior da bobine e carcaça do alojamento da bobine.



Verificar se exite corrosão ou algum vestigio de prisão no nucleo de ferro do picleto.
Se tiver vestigios podem lixar com lixa de ferro, sempre no sentivo do deslocamento do picleto.
No fim limpar muito bem e podem colocar um pouco mas mesmo pouco um pouco de vaselina liquida.



Por fim é so colocar o conjunto todo e aperta novamente.Cuidado quando encaixarem para o varistor (azul) não ficar entalado , existe uma saliencia para este ser encaixado.

Podem testar a valvula se tiverem uma transformador de 12 V CC.
Aplicando nos seus terminais verificarão que o picleto desloca-se acompanhado de uma estalo.


« Última modificação: 28 de Junho, 2013, 17:09:21 por acm »

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: DIY - Valvula de Soufagem _ Manutenção Preventiva
« Responder #1 em: 02 de Julho, 2013, 21:57:59 »
Muito bom! Vou testar :D

Offline psyfinger
  • 45cv
  • Mensagens: 5
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Valvula de Soufagem _ Manutenção Preventiva
« Responder #2 em: 01 de Abril, 2014, 14:31:11 »
já deu jeito este tópico para ver como voltaria a montar :) As imagens ajudam. Não consegui foi tirar os tubos de entro porque nao tenho chave especifica para apertar os clips ou la como se chama aquilo que segura as mangueiras e com o alicate nao da ne. Entao retirei so a bobine e depois limpei a porcaria toda que la estava acumulada.
Só há um problema...a "soufagem" só dava quente e agora resolvi esse problema mas criei outro.
Agora não dá quente. Menos mal visto vir aí o tempo quente né.
Será que está estragada mesmo?

Offline aglc
  • 45cv
  • Mensagens: 5
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Valvula de Soufagem _ Manutenção Preventiva
« Responder #3 em: 13 de Junho, 2014, 10:39:26 »
Boas pessoal, eu comprei o meu carro á mês e meio, passado algum tempo notei que estava sempre a entrar ar quente para o abitaculo, substitui a dita valvula e parecia estar tudo bem mas ontem reparei que estava a fazer o mesmo e agora já não sei o que fazer, se algem tiver alguma ideia agradeço.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Valvula de Soufagem _ Manutenção Preventiva
« Responder #4 em: 13 de Junho, 2014, 18:54:03 »
mudaste e tudo bem durante algum tempo .....e voltou a entrar ar quente ?

a minha de origem durou 8 anos    partiu um veio plastico

comprei outra e tudo bem passado cerca de dois anos .........ar quente
desta vez foi o cilindro metalico que esta cravado no veio plastico que se soltou ou seja a magnetizaçao induzida no cilindro para controlar o veio que é que controla a abertura   nao acontecia ...

soluçao abrir  e cravar o cilindro no respetivo lugar   se for o caso
se tiver partida     tem que ser nova ........

mas como a peça tem um mes esta dentro da garantia ........ou já nao tens a fatura  :knuppel2: