*

alvoeiro

  • 45cv
  • 17
    +0/-0
Trocar colunas
19 de Junho, 2019, 09:13:36
Bom dia Malta,

Comprei um rádio android para o meu sportvan e agora queria trocar as 4 colunas por umas melhores.
Nunca tirei as quartelas do carro pelo que precisava de ajuda para saber que colunas vou encontrar.

Alguém já trocou? Que me possa dizer o tamanho das mesmas?

Obrigado malta


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

*

koiratu

  • 150CV
  • ******
  • 7015
    +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
20 de Junho, 2019, 13:11:40
Qual o modelo do carro? Para o pessoal poder ajudar mais facilmente ;)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


*

alvoeiro

  • 45cv
  • 17
    +0/-0
Re: Trocar colunas
20 de Junho, 2019, 14:00:15
É um Fiesta sportvan 1.4 tdci de 2007 mk6.

Não mencionei porque este post está no grupo dos fiestas mk6


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

*

koiratu

  • 150CV
  • ******
  • 7015
    +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
20 de Junho, 2019, 14:06:11
É um Fiesta sportvan 1.4 tdci de 2007 mk6.

Não mencionei porque este post está no grupo dos fiestas mk6


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Estou no tapatalk, não me aparece xD logo já te digo, vejo em casa, à frente são ovais, há adaptadores para 165mm,etc (eu tenho os adaptadores, porque vou mudar as minhas), atrás vou ver e digo—te :)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


*

alvoeiro

  • 45cv
  • 17
    +0/-0
Re: Trocar colunas
20 de Junho, 2019, 14:07:51
Mas eu gostava de manter as ovais!
Dá para trocar ou os apoios são mesmo nas colunas? Tem que se usar sempre o adaptador?

Fico a aguardar isso, posta umas fotos também sff

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

*

koiratu

  • 150CV
  • ******
  • 7015
    +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
20 de Junho, 2019, 14:23:10
Mas eu gostava de manter as ovais!
Dá para trocar ou os apoios são mesmo nas colunas? Tem que se usar sempre o adaptador?

Fico a aguardar isso, posta umas fotos também sff

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Se queres manter as ovais não tens problema e não precisas de adaptadores :) têm é de ser do tamanho certo claro... atrás tenho de procurar que não sei :) o meu é comercial mas vou passar para 5 lugares e vou meter,mas tenho isso nuns manuais de oficina em casa creio :)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


*

alvoeiro

  • 45cv
  • 17
    +0/-0
Re: Trocar colunas
20 de Junho, 2019, 14:26:06
Mas eu gostava de manter as ovais!
Dá para trocar ou os apoios são mesmo nas colunas? Tem que se usar sempre o adaptador?

Fico a aguardar isso, posta umas fotos também sff

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Se queres manter as ovais não tens problema e não precisas de adaptadores :) têm é de ser do tamanho certo claro... atrás tenho de procurar que não sei :) o meu é comercial mas vou passar para 5 lugares e vou meter,mas tenho isso nuns manuais de oficina em casa creio :)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


O meu é comercial e tem colunas atrás, por mais estranho que possa parecer.

Eu queria montar médio-agudos à frente e graves atrás, daí eu querer saber tudo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

*

koiratu

  • 150CV
  • ******
  • 7015
    +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
20 de Junho, 2019, 16:45:45
Mas eu gostava de manter as ovais!
Dá para trocar ou os apoios são mesmo nas colunas? Tem que se usar sempre o adaptador?

Fico a aguardar isso, posta umas fotos também sff

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Se queres manter as ovais não tens problema e não precisas de adaptadores :) têm é de ser do tamanho certo claro... atrás tenho de procurar que não sei :) o meu é comercial mas vou passar para 5 lugares e vou meter,mas tenho isso nuns manuais de oficina em casa creio :)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


O meu é comercial e tem colunas atrás, por mais estranho que possa parecer.

Eu queria montar médio-agudos à frente e graves atrás, daí eu querer saber tudo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A parte de ter colunas atrás… é um SportVan? Se sim creio que seja natural uma vez que tem a traseira praticamente igual (em termos de plásticos e afins) aos de 5 lugares… Ou então já alguém as meteu lá!

Em relação a médios-agudos na frente e graves atrás… imagino que queiras as colunas traseiras a fazer a vez de subs, é isso?

Se é já existem subs de 6'' creio, e talvez fossem uma boa opção até, no entanto não sei da dificuldade para os adaptar lá, até por uma questão de precisarem de caixa e afins…

Por outro lado, e tendo um mk6 que vai sofrer algumas alterações, eu optaria por um bom par de woofers nas portas da frente, com tweeters (arranjas uns postiços - tinha uns para venda, mas devo aproveitar entretanto), e atrás metias umas ovais ou 16,5cm com bom espetro de frequências só para compor…

Ainda por outro lado, tudo isso de pouco vale se a fonte for fraca…

Salvo erro, as colunas da frente são iguais às traseiras e são ovais 5x7'', portanto qualquer outra medida que queiras por exige adaptações.

No meu tenho adaptadores para meter 16,5cm na frente c/ tweeters nos postiços, e atrás ainda não sei o que vou fazer, mas provavelmente manter 5x7 (o meu é um Van, não tem colunas apenas a cablagem), sejam umas de origem (que tocam mais do que se pensa - ligadas a uma fonte de qualidade claro), e atualmente tenho um sub na mala - ligado a um amplificador, mas vou deixar de ter isso na mala e, se não ficar satisfeito com o som, arranjo um daqueles pequenos já amplificados para meter debaixo de um dos bancos, apenas para compor um pouco mais em termos de grave (não é para dar música para a rua).

Quer as colunas frontais + tweeter e as traseiras serão alimentadas através do amplificador que tenho e que vai passar para as costas do banco traseiro para não perder muito espaço de mala.

De resto, tudo é possível de fazer, é tudo uma questão de t€mpo :D

BTW... o teu sendo de 2007 não é um MK6, mas sim um MK6,5 (fáceis de distinguir logo pelos faróis/farolins, parachoques etc :)

*

alvoeiro

  • 45cv
  • 17
    +0/-0
Re: Trocar colunas
20 de Junho, 2019, 16:52:24
Sim o meu é um mk6,5 e tem as colunas na mala a funcionar. Não quero ocupar espaço de mala com subs e afins.
Quanto aos twiters exteriores, não quero me interessa nada disso (é mais uma coisa para cair e fazer furos nas forras).
Umas boas colunas fazem o que quero, logo eu querer trocar as colunas traseiras por 2 em médio-grave e na frente ter umas ainda melhores com agudos bons.

Eu só preciso mesmo das medidas, porque o setup já o tenho todo mais ou menos alinhavado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

*

koiratu

  • 150CV
  • ******
  • 7015
    +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
20 de Junho, 2019, 17:12:36
Nisso concordo contigo, sub ocupa muito da mala (daí ir tirar o meu ao passar para 5 lugares) :p

De resto a melhor solução, e sem precisares de adaptações, ficando com bom espectro de frequências, é arranjares umas boas colunas de 2 ou 3 vias e pronto, ficas despachado.

Furar por causa de tweeters? Olha aí a solução… um bocado de bricolage e pronto… esses eram de um membro do fórum e acabei por ficar com eles…


Estão no OLX mas vão deixar de estar porque decidi montar :p


*

alvoeiro

  • 45cv
  • 17
    +0/-0
Re: Trocar colunas
20 de Junho, 2019, 17:15:50
Um bocado de bricolage, mais ou menos... isso para ficar bom tem de ser fibrado e levar primário e pintado. Nada que não se faça...

É isso assim que souber as medidas vou optar por uns bons altifalantes de 3 vias para a frente e 2 para a traseira...

Obrigado pelas opiniões


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

*

koiratu

  • 150CV
  • ******
  • 7015
    +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar colunas
20 de Junho, 2019, 17:24:11
Yap, este foi fibrado, mas não foi pintado, foi revestido a pele :) Mas pronto, é num sitio porreiro e a peça de base arranja-se na sucata baratíssima, o resto custa mas faz-se :)

Parece-me uma solução simples e eficaz para o que pretendes, e em conta :)